Salário para o cargo de Professor de língua italiana
CBO 2346-08 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua italiana - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua italiana

Um Professor de língua italiana trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.046,47 e R$ 12.477,11, com a média salarial de R$ 5.797,11 e o salário mediana em R$ 4.541,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua italiana

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.797,11 69.565,37 1.449,28 40,80
1º Quartil 3.046,47 36.557,60 761,62 21,44
Salário Mediana 4.541,26 54.495,06 1.135,31 31,96
3º Quartil 9.515,57 114.186,88 2.378,89 66,97
Teto Salarial 12.477,11 149.725,26 3.119,28 87,82


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua italiana

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • avaliar exame nacional de cursos;
    • relacionar teoria e prática;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • indicar bibliografia;
    • distribuir disciplinas;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • promover o estudo de textos;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • selecionar textos para estudo;
    • elaborar projetos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • planejar orçamento;
    • organizar edições diplomáticas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • programar atividades de pesquisa;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • organizar antologias;
    • traduzir textos;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • participar da correção de exames;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • organizar concursos literários;
    • escrever verbetes;
    • discutir resultados da produção discente;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • supervisionar estágios;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • avaliar grade curricular;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar glossários;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • realizar atividades de editoração;
    • participar de colegiados;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar críticas literárias;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • divulgar a produção discente;
    • discutir propostas curriculares;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • preparar programas de cursos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • orientar teses de doutorado;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • organizar edições críticas;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • publicar traduções de textos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • organizar atlas linguísticos;
    • publicar trabalhos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • elaborar dicionários;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar tese de doutorado;
    • realizar autoavaliação;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • montar equipe de pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;


    Setores que mais contratam Professor de língua italiana no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino de idiomas
    • Ensino médio
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista