Quanto ganha um Professor de língua italiana
Um Professor de língua italiana trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.929,31 e R$ 21.675,07, com a média salarial de R$ 8.049,10 e o salário mediana em R$ 5.275,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.049,10 | 96.589,20 | 2.012,28 | 47,27 |
1º Quartil | 2.929,31 | 35.151,73 | 732,33 | 17,20 |
Salário Mediana | 5.275,50 | 63.306,00 | 1.318,88 | 30,98 |
3º Quartil | 16.530,33 | 198.364,00 | 4.132,58 | 97,08 |
Teto Salarial | 21.675,07 | 260.100,83 | 5.418,77 | 127,29 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de língua espanhola
- Professor de crítica textual
- Professor de português
- Professor de lingüística aplicada
- Professor de literatura brasileira
- Professor de língua inglesa
- Professor de lingüística
- Professor de lingüística românica
- Professor de filologia portuguesa
- Professor de teoria da literatura
- Professor de inglês
- Professor de literatura comparada
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Principais locais de trabalho
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Funções e atividades do Professor de língua italiana
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:
Atividades
- elaborar exames de proficiência em línguas;
- planejar orçamento;
- atualizar conteúdos programáticos;
- elaborar dicionários;
- organizar concursos literários;
- prever recursos financeiros para pesquisa;
- realizar autoavaliação;
- participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- elaborar e implementar projetos de extensão;
- publicar trabalhos;
- avaliar as necessidades dos alunos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- definir conteúdos programáticos;
- organizar eventos científicos e culturais;
- estabelecer critérios de avaliação;
- pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
- realizar estudos interdisciplinares;
- disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- elaborar relatórios e monografias;
- participar de júri de premiação cultural;
- orientar teses de doutorado;
- participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
- promover intercâmbios científicos e culturais;
- participar de colegiados;
- promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
- escrever textos relacionados à pesquisa;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- organizar antologias;
- organizar horários, cronogramas, etc;
- realizar atualização bibliográfica;
- divulgar a produção discente;
- distribuir disciplinas;
- demonstrar capacidade de liderança;
- participar da elaboração de propostas curriculares;
- apresentar trabalhos em congressos científicos;
- realizar revisão de textos e traduções;
- analisar processos de comunicação em instituições;
- elaborar glossários;
- participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
- promover estudos inter e transdisciplinares;
- orientar dissertações de mestrado;
- realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
- avaliar a produção escrita de alunos;
- avaliar grade curricular;
- participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
- orientar trabalhos de especialização;
- relacionar teoria e prática;
- organizar edições didáticas de obras literárias;
- disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- trabalhar em equipe;
- analisar princípios metodológicos da área;
- discutir propostas curriculares;
- desenvolver metodologias científicas de trabalho;
- realizar atividades de editoração;
- prestar assessoria a instituições de ensino;
- participar da organização de bancas examinadoras;
- promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
- participar de discussões sobre a área, pela internet;
- elaborar dissertação de mestrado;
- promover o estudo de textos;
- avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
- participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- avaliar o projeto pedagógico do curso;
- promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
- prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
- dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
- sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
- sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
- realizar discussões teórico-metodológicas;
- discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
- elaborar material didático e paradidático;
- articular conhecimento de diferentes áreas;
- elaborar pareceres para publicações científicas;
- programar atividades de pesquisa;
- realizar palestras, conferências, etc;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- organizar e editar publicações científicas;
- organizar atlas linguísticos;
- elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
- escrever verbetes;
- estruturar projetos pedagógicos na área;
- elaborar críticas literárias;
- organizar edições críticas;
- programar o uso de equipamentos de apoio;
- elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
- frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- selecionar textos para estudo;
- estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
- elaborar tese de doutorado;
- programar atividades de laboratório de língua e informática;
- planejar e implementar grades curriculares;
- atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
- discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
- ministrar cursos de ensino à distância;
- exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
- elaborar projetos;
- realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
- desenvolver atividades de pós-doutorado;
- analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
- discutir resultados da produção discente;
- orientar trabalhos de iniciação científica;
- discutir questões sociais e culturais, em classe;
- demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
- realizar levantamento bibliográfico;
- orientar alunos na apresentação de trabalhos;
- organizar edições diplomáticas;
- dar atendimento individual aos alunos;
- elaborar pareceres para editoras;
- demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
- escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
- avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
- elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
- orientar trabalhos de monitoria;
- elaborar notas e resenhas sobre livros;
- participar de júri de premiação acadêmica e científica;
- preparar programas de cursos;
- elaborar livros didáticos de língua e literatura;
- estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
- montar equipe de pesquisa;
- avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
- traduzir textos;
- relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
- indicar bibliografia;
- publicar traduções de textos;
- selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
- demonstrar capacidade de reflexão;
- avaliar exame nacional de cursos;
- supervisionar estágios;
- proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
- participar da correção de exames;
- organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
- preparar instrumentos de avaliação;
- atualizar-se na carreira acadêmica;
- orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
- representar os pares em comissões externas à instituição;
- estimular senso crítico dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de língua italiana no mercado de trabalho
- Ensino de idiomas
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Outras atividades de ensino
- Construção de edifícios
- Administração pública em geral
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br