Salário para o cargo de Professor de língua italiana
CBO 2346-08 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua italiana - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua italiana

Um Professor de língua italiana trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.929,31 e R$ 21.675,07, com a média salarial de R$ 8.049,10 e o salário mediana em R$ 5.275,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua italiana

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.049,10 96.589,20 2.012,28 47,27
1º Quartil 2.929,31 35.151,73 732,33 17,20
Salário Mediana 5.275,50 63.306,00 1.318,88 30,98
3º Quartil 16.530,33 198.364,00 4.132,58 97,08
Teto Salarial 21.675,07 260.100,83 5.418,77 127,29


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua italiana

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;

  • Atividades

    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • planejar orçamento;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar dicionários;
    • organizar concursos literários;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • realizar autoavaliação;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • publicar trabalhos;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • orientar teses de doutorado;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • participar de colegiados;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • organizar antologias;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • divulgar a produção discente;
    • distribuir disciplinas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar glossários;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • avaliar grade curricular;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • relacionar teoria e prática;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • discutir propostas curriculares;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • realizar atividades de editoração;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • promover o estudo de textos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • programar atividades de pesquisa;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • escrever verbetes;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar críticas literárias;
    • organizar edições críticas;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • elaborar tese de doutorado;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar projetos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • discutir resultados da produção discente;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • preparar programas de cursos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • montar equipe de pesquisa;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • traduzir textos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • indicar bibliografia;
    • publicar traduções de textos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • supervisionar estágios;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • participar da correção de exames;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • estimular senso crítico dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de língua italiana no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Outras atividades de ensino
    • Construção de edifícios
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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