Salário para o cargo de Professor de língua italiana
CBO 2346-08 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua italiana - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua italiana

Um Professor de língua italiana trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.046,47 e R$ 12.477,11, com a média salarial de R$ 5.797,11 e o salário mediana em R$ 4.541,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua italiana

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.797,11 69.565,37 1.449,28 40,80
1º Quartil 3.046,47 36.557,60 761,62 21,44
Salário Mediana 4.541,26 54.495,06 1.135,31 31,96
3º Quartil 9.515,57 114.186,88 2.378,89 66,97
Teto Salarial 12.477,11 149.725,26 3.119,28 87,82


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua italiana

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de avaliação;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;

  • Atividades

    • estimular senso crítico dos alunos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • supervisionar estágios;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • promover o estudo de textos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • escrever verbetes;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar tese de doutorado;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • trabalhar em equipe;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • selecionar textos para estudo;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • elaborar críticas literárias;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • publicar trabalhos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • organizar edições críticas;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • organizar concursos literários;
    • planejar orçamento;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • orientar teses de doutorado;
    • participar da correção de exames;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar dicionários;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • participar de colegiados;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • organizar edições diplomáticas;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar glossários;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • discutir resultados da produção discente;
    • distribuir disciplinas;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • divulgar a produção discente;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • programar atividades de pesquisa;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar atividades de editoração;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • avaliar grade curricular;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • organizar atlas linguísticos;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • realizar autoavaliação;
    • definir conteúdos programáticos;
    • indicar bibliografia;
    • elaborar projetos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • montar equipe de pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar antologias;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • relacionar teoria e prática;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • discutir propostas curriculares;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • traduzir textos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • preparar programas de cursos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;


    Setores que mais contratam Professor de língua italiana no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: