Salário para o cargo de Professor de álgebra linear (no ensino superior)
CBO 2341-10 > Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Professor de álgebra linear (no ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Quanto ganha um Professor de álgebra linear (no ensino superior)

Um Professor de álgebra linear (no ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.595,67 e R$ 11.892,55, com a média salarial de R$ 5.548,91 e o salário mediana em R$ 4.165,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de álgebra linear (no ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.548,91 66.586,92 1.387,23 48,25
1º Quartil 2.595,67 31.148,04 648,92 22,57
Salário Mediana 4.165,00 49.980,00 1.041,25 36,22
3º Quartil 9.818,57 117.822,84 2.454,64 85,38
Teto Salarial 11.892,55 142.710,60 2.973,14 103,41


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de álgebra linear (no ensino superior)

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • colaborar em atividades institucionais;
  • comunicar-se;
  • orientar alunos;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;

Atividades

  • levantar questões a serem investigadas;
  • escrever artigos de opinião na imprensa;
  • dominar sua área de conhecimento;
  • orientar estudantes para competições acadêmicas;
  • revisar periodicamente a grade curricular;
  • editar livros e revistas;
  • orientar estágios docentes (ped-capes);
  • coordenar a política científica de bibliotecas;
  • orientar alunos monitores (graduandos);
  • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
  • disponibilizar material didático ´on line´;
  • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
  • participar da organização de processos de seleção;
  • utilizar correio eletrônico (e-mail);
  • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
  • investigar o estado da arte do tema proposto;
  • elaborar cursos de extensão;
  • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
  • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
  • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
  • participar de comissões de organização de eventos;
  • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
  • orientar monografias de conclusão de curso;
  • orientar a vida acadêmica dos alunos;
  • reformular suas ideias;
  • demonstrar criatividade;
  • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
  • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
  • relacionar teoria à prática;
  • manter-se atualizado;
  • dar concretude aos conceitos abstratos;
  • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
  • escrever resenhas;
  • dirigir unidades acadêmicas;
  • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
  • trabalhar em equipe;
  • assessorar profissionais de diversas áreas;
  • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
  • implementar laboratórios de ensino;
  • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
  • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
  • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
  • preparar aulas e avaliações;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • interpretar resultados;
  • propor novos métodos de ensino;
  • demonstrar objetividade;
  • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
  • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
  • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
  • coordenar cursos de pós-graduação;
  • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
  • orientar estágios de pós-doutorado;
  • implantar laboratórios;
  • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
  • participar de eventos científicos;
  • avaliar o desempenho do aluno;
  • orientar auxiliares de ensino (graduados);
  • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
  • disseminar resultados de pesquisa;
  • realizar visitas científicas;
  • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
  • proferir palestras;
  • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
  • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
  • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
  • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
  • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
  • manifestar empatia;
  • coordenar eventos científicos;
  • participar de comissões;
  • participar da administração de associações científicas;
  • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
  • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
  • empreender projetos em negócios;
  • orientar doutorandos;
  • elaborar projetos;
  • criar lista de discussão;
  • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
  • buscar fontes de financiamento;
  • participar da administração de órgãos de classe;
  • representar a categoria em órgãos colegiados;
  • produzir textos didáticos;
  • desenvolver teorias;
  • elaborar cursos de especialização;
  • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
  • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
  • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
  • elaborar critérios para admissão de alunos;
  • coordenar a política científica de laboratórios;
  • projetar laboratórios de ensino;
  • orientar mestrandos;
  • coordenar cursos de graduação;
  • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
  • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
  • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
  • coordenar cursos de extensão;
  • chefiar departamentos;
  • escrever artigos técnicos científicos;
  • definir o perfil do corpo docente e discente;
  • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
  • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
  • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
  • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • realizar intercâmbios técnico-científicos;
  • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;
  • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;


Setores que mais contratam Professor de álgebra linear (no ensino superior) no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação




Profissões em Destaque: