Salário para o cargo de Professor de matemática (no ensino superior)
CBO 2341-10 > Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Professor de matemática (no ensino superior) - Descrição, atividades e funções do cargo

Lecionam matemática, estatística e computação, realizam pesquisas, produzem trabalhos acadêmicos em sua área de competência, orientam alunos, planejam e implementam cursos e disciplinas, avaliam desempenho do aluno, de programas e instituições. Coordenam atividades acadêmicas e científicas. Podem prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de matemática (no ensino superior)

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas;
  • coordenar atividades acadêmico-científicas;
  • colaborar em atividades institucionais;
  • produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos);
  • orientar alunos;
  • avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições;
  • prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • lecionar matemática, estatística, computação;
  • planejar e implementar cursos e disciplinas;

Atividades

  • organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório);
  • escrever resenhas;
  • orientar alunos em atividade de iniciação científica;
  • coordenar eventos científicos;
  • participar de comissões;
  • dominar sua área de conhecimento;
  • coordenar cursos de extensão;
  • elaborar projetos;
  • dar concretude aos conceitos abstratos;
  • participar de eventos científicos;
  • participar da administração de órgãos de classe;
  • implementar laboratórios de ensino;
  • coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas;
  • orientar estágios de pós-doutorado;
  • empreender projetos em negócios;
  • avaliar o desempenho do aluno;
  • utilizar correio eletrônico (e-mail);
  • participar da administração de associações científicas;
  • dirigir unidades acadêmicas;
  • participar da organização de processos de seleção;
  • assessorar profissionais de diversas áreas;
  • orientar estudantes para competições acadêmicas;
  • expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito;
  • realizar visitas científicas;
  • definir o perfil do corpo docente e discente;
  • avaliar o desempenho funcional de seus pares;
  • motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa;
  • orientar doutorandos;
  • orientar mestrandos;
  • produzir relatórios técnicos e de pesquisa;
  • demonstrar criatividade;
  • atender extraclasse para esclarecimentos complementares;
  • emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação;
  • chefiar departamentos;
  • disseminar resultados de pesquisa;
  • traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos;
  • diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação;
  • dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade;
  • coordenar cursos de graduação;
  • coordenar a política científica de laboratórios;
  • coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;
  • avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais;
  • detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa;
  • revisar periodicamente a grade curricular;
  • editar livros e revistas;
  • gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão;
  • participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos;
  • ministrar aulas presencialmente ou à distância;
  • exarar pareceres técnicos para fins legais e outros;
  • orientar alunos monitores (graduandos);
  • elaborar cursos de especialização;
  • preparar apresentações, demonstrações e exposições;
  • proferir palestras;
  • escrever artigos de opinião na imprensa;
  • orientar estágios docentes (ped-capes);
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação;
  • idealizar planejamentos estatísticos de experimentos;
  • manter-se atualizado;
  • elaborar cursos de extensão;
  • assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos;
  • assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec;
  • escrever livros técnicos, científicos e didáticos;
  • preparar aulas e avaliações;
  • coordenar cursos de pós-graduação;
  • desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros;
  • divulgar trabalhos em revistas e periódicos;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • implantar laboratórios;
  • integrar o corpo editorial de publicações científicas;
  • raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir;
  • coordenar grupos de trabalho em associações científicas;
  • propor novos métodos de ensino;
  • orientar monografias de conclusão de curso;
  • interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa;
  • disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software;
  • interpretar resultados;
  • reformular suas ideias;
  • levantar questões a serem investigadas;
  • produzir textos didáticos;
  • emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas;
  • desenvolver teorias;
  • criar lista de discussão;
  • elaborar critérios para admissão de alunos;
  • relacionar teoria à prática;
  • orientar a vida acadêmica dos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • projetar laboratórios de ensino;
  • disponibilizar material didático ´on line´;
  • escrever artigos técnicos científicos;
  • estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil;
  • buscar e assimilar teorias e novas tecnologias;
  • indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais;
  • co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação;
  • investigar o estado da arte do tema proposto;
  • representar a categoria em órgãos colegiados;
  • preparar material suporte: didático, laboratório e outros;
  • elaborar projetos pedagógicos;
  • avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas;
  • realizar intercâmbios técnico-científicos;
  • coordenar a política científica de bibliotecas;
  • recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento;
  • elaborar cursos de aperfeiçoamento;
  • participar de comissões de organização de eventos;
  • demonstrar objetividade;
  • assessorar, cientificamente, a organização de eventos;
  • manifestar empatia;
  • buscar fontes de financiamento;
  • produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais;
  • orientar auxiliares de ensino (graduados);
  • elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa;


Setores que mais contratam Professor de matemática (no ensino superior) no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação




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