Salário para o cargo de Coordenador de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Coordenador de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Coordenador de recepção

Um Coordenador de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coordenador de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • agir com empatia;
    • atuar com dinamismo;
    • rever rotinas de trabalho;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • definir recursos de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • identificar prioridades;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • selecionar pessoal;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • estimar volume de trabalho;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • treinar novos funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • elaborar programação de férias;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • orçar custos;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • recolher numerário dos guichês;
    • agir com criatividade;
    • propor admissões de funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • propor promoções de funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • promover reuniões;
    • controlar as emoções;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • criticar questionários preenchidos;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • promover rodízio de funções;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • analisar relatórios;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com flexibilidade;
    • tabular dados;
    • agir com desenvoltura;
    • controlar movimentação de questionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • confrontar dados coletados;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • demonstrar atitude proativa;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir rotinas de trabalho;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • liderar equipe;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • manter-se atualizado;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • conferir faturas;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;


    Setores que mais contratam Coordenador de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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