Salário para o cargo de Coordenador de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Coordenador de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Coordenador de recepção

Um Coordenador de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coordenador de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;

  • Atividades

    • promover reuniões;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • agir com desenvoltura;
    • orçar custos;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • tabular dados;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com flexibilidade;
    • controlar movimentação de questionários;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • rever rotinas de trabalho;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • promover rodízio de funções;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • controlar as emoções;
    • confrontar dados coletados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • conferir faturas;
    • criticar questionários preenchidos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • recolher numerário dos guichês;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • elaborar programação de férias;
    • agir com criatividade;
    • identificar prioridades;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • propor fechamento de contratos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • liderar equipe;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • propor admissões de funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • manter-se atualizado;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • treinar novos funcionários;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • justificar diferenças de caixa;
    • controlar ligações telefônicas;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • negociar pagamentos com devedores;
    • analisar relatórios;
    • agir com empatia;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • selecionar pessoal;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • definir perfil para cargos;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • definir recursos de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor promoções de funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • avaliar desempenho dos funcionários;


    Setores que mais contratam Coordenador de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua