Salário para o cargo de Coordenador de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Coordenador de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Coordenador de recepção

Um Coordenador de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coordenador de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • agir com criatividade;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • tabular dados;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • controlar movimentação de questionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • agir com empatia;
    • propor admissões de funcionários;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • confrontar dados coletados;
    • controlar as emoções;
    • agir com flexibilidade;
    • conferir faturas;
    • identificar prioridades;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • demonstrar atitude proativa;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • agir com desenvoltura;
    • analisar relatórios;
    • treinar novos funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • promover rodízio de funções;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • elaborar programação de férias;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • promover reuniões;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • propor fechamento de contratos;
    • recolher numerário dos guichês;
    • selecionar pessoal;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • propor promoções de funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • criticar questionários preenchidos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • atuar com dinamismo;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • liderar equipe;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • definir recursos de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • rever rotinas de trabalho;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • controlar ligações telefônicas;
    • definir rotinas de trabalho;
    • definir perfil para cargos;
    • orçar custos;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;

    Setores que mais contratam Coordenador de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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