Salário para o cargo de Encarregado de telemarketing
CBO 4201-35 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de telemarketing

Um Encarregado de telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.583,60 e R$ 5.647,19, com a média salarial de R$ 2.595,93 e o salário mediana em R$ 2.039,18 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.595,93 31.151,11 648,98 12,26
1º Quartil 1.583,60 19.003,22 395,90 7,48
Salário Mediana 2.039,18 24.470,16 509,80 9,63
3º Quartil 4.306,79 51.681,44 1.076,70 20,35
Teto Salarial 5.647,19 67.766,26 1.411,80 26,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.543 - 7.148 3.066,90 1.543,33 2.300,00 5.901,62 7.148,22
Rio de Janeiro - RJ 1.402 - 6.471 2.763,75 1.402,39 2.000,00 5.342,52 6.471,02
Curitiba - PR 1.433 - 5.168 2.375,50 1.433,32 1.994,20 4.267,06 5.168,40
Barueri - SP 1.807 - 6.800 3.099,99 1.807,32 2.500,00 5.614,17 6.800,05
Belo Horizonte - MG 1.346 - 5.326 2.468,74 1.345,57 2.089,68 4.397,13 5.325,94
Fortaleza - CE 1.212 - 3.420 1.811,07 1.212,16 1.542,76 2.823,45 3.419,85
Osasco - SP 1.716 - 10.942 4.822,08 1.715,95 4.899,00 9.033,90 10.942,14
Salvador - BA 1.325 - 4.009 2.050,17 1.324,79 1.725,00 3.309,77 4.008,89
Brasília - DF 1.414 - 5.485 2.532,14 1.414,48 2.063,95 4.528,27 5.484,77
Goiânia - GO 1.340 - 3.642 1.998,28 1.340,40 1.785,94 3.007,12 3.642,32
São Bernardo do Campo - SP 1.450 - 5.223 2.393,81 1.449,63 1.855,78 4.312,51 5.223,44
Porto Alegre - RS 1.382 - 5.754 2.565,35 1.382,11 2.000,00 4.750,68 5.754,16
Guarulhos - SP 1.388 - 3.697 2.016,14 1.387,72 1.725,00 3.052,09 3.696,79
Recife - PE 1.335 - 3.898 1.999,50 1.335,29 1.632,60 3.218,52 3.898,36
Uberlândia - MG 1.397 - 5.461 2.573,23 1.397,46 2.045,65 4.508,32 5.460,61
Sorocaba - SP 1.632 - 3.250 1.934,97 1.632,06 1.700,00 2.683,64 3.250,50
Florianópolis - SC 1.540 - 6.456 2.924,10 1.540,15 2.254,45 5.330,35 6.456,28
Teresina - PI 1.415 - 4.019 2.064,33 1.415,36 1.786,11 3.318,29 4.019,22
Ribeirão Preto - SP 1.335 - 4.352 2.116,42 1.335,45 1.717,02 3.593,14 4.352,12
Campinas - SP 1.528 - 5.935 2.700,85 1.528,06 2.024,11 4.900,37 5.935,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.490 - 6.858 2.951,34 1.489,98 2.272,00 5.662,03 6.858,02
Minas Gerais 1.250 - 4.936 2.287,09 1.250,48 1.976,14 4.075,16 4.935,96
Rio de Janeiro 1.377 - 6.017 2.584,40 1.377,14 1.878,65 4.967,98 6.017,37
Paraná 1.340 - 4.841 2.250,91 1.339,92 1.802,80 3.996,85 4.841,10
Santa Catarina 1.388 - 5.219 2.434,75 1.388,19 2.000,00 4.308,95 5.219,13
Rio Grande do Sul 1.374 - 5.423 2.536,62 1.374,34 2.000,00 4.477,33 5.423,08
Bahia 1.256 - 3.664 1.915,44 1.256,47 1.670,38 3.024,83 3.663,76
Ceará 1.191 - 3.531 1.819,99 1.191,03 1.542,76 2.915,09 3.530,85
Goiás 1.280 - 4.078 2.063,40 1.279,86 1.756,58 3.366,42 4.077,51
Pernambuco 1.278 - 3.517 1.837,03 1.278,39 1.514,39 2.903,47 3.516,77
Distrito Federal 1.414 - 5.485 2.532,14 1.414,48 2.063,95 4.528,27 5.484,77
Espírito Santo 1.368 - 4.703 2.462,02 1.367,69 2.415,40 3.882,51 4.702,61
Rio Grande do Norte 1.326 - 3.792 2.043,95 1.326,43 1.904,75 3.130,98 3.792,34
Piauí 1.410 - 3.996 2.061,79 1.410,23 1.786,11 3.298,81 3.995,62
Alagoas 1.262 - 2.586 1.683,83 1.261,68 1.696,62 2.134,89 2.585,84
Mato Grosso 1.093 - 3.438 1.717,23 1.092,99 1.453,00 2.838,79 3.438,43
Maranhão 1.089 - 3.356 1.696,33 1.089,19 1.361,04 2.770,47 3.355,68
Paraíba 1.268 - 3.064 1.803,40 1.267,68 1.663,91 2.529,28 3.063,54
Mato Grosso do Sul 1.160 - 3.005 1.716,09 1.160,26 1.536,77 2.480,65 3.004,64
Tocantins 1.141 - 2.495 1.526,53 1.141,47 1.437,94 2.059,76 2.494,84
Pará 1.147 - 3.637 1.912,51 1.147,12 1.868,75 3.002,42 3.636,62
Amazonas 1.230 - 3.838 2.022,65 1.229,84 1.782,93 3.168,50 3.837,79
Sergipe 1.273 - 2.635 1.733,48 1.273,05 1.769,93 2.175,65 2.635,22
Rondônia 1.125 - 3.595 1.700,31 1.125,43 1.349,66 2.968,47 3.595,50
Acre 1.091 - 3.927 2.054,29 1.091,33 1.850,00 3.242,00 3.926,81
Roraima 1.973 - 2.615 2.112,54 1.973,00 2.159,05 2.159,05 2.615,11
Amapá 1.045 - 4.696 1.932,86 1.045,00 1.770,00 3.877,14 4.696,11


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de telemarketing

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • atender público e informantes;

  • Atividades

    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • definir perfil para cargos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • liderar equipe;
    • identificar prioridades;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • promover rodízio de funções;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor promoções de funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • agir com flexibilidade;
    • propor fechamento de contratos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • atuar com dinamismo;
    • definir recursos de trabalho;
    • treinar novos funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • agir com criatividade;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;
    • agir com empatia;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • criticar questionários preenchidos;
    • controlar ligações telefônicas;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • analisar relatórios;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • controlar as emoções;
    • conferir faturas;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • tabular dados;
    • agir com desenvoltura;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • controlar movimentação de questionários;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • promover reuniões;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • manter-se atualizado;
    • orçar custos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • estimar volume de trabalho;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • confrontar dados coletados;
    • definir rotinas de trabalho;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • selecionar pessoal;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;


    Setores que mais contratam Encarregado de telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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