Salário para o cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento
CBO 4201-35 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de telemarketing e atendimento

Um Supervisor de telemarketing e atendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.361,35 e R$ 6.393,02, com a média salarial de R$ 2.595,93 e o salário mediana em R$ 2.039,18 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.595,93 31.151,11 648,98 12,26
1º Quartil 1.361,35 16.336,16 340,34 6,43
Salário Mediana 2.039,18 24.470,16 509,80 9,63
3º Quartil 4.875,59 58.507,04 1.218,90 23,03
Teto Salarial 6.393,02 76.716,19 1.598,25 30,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.543 - 7.148 3.066,90 1.543,33 2.300,00 5.901,62 7.148,22
Rio de Janeiro - RJ 1.402 - 6.471 2.763,75 1.402,39 2.000,00 5.342,52 6.471,02
Curitiba - PR 1.433 - 5.168 2.375,50 1.433,32 1.994,20 4.267,06 5.168,40
Barueri - SP 1.807 - 6.800 3.099,99 1.807,32 2.500,00 5.614,17 6.800,05
Belo Horizonte - MG 1.346 - 5.326 2.468,74 1.345,57 2.089,68 4.397,13 5.325,94
Fortaleza - CE 1.212 - 3.420 1.811,07 1.212,16 1.542,76 2.823,45 3.419,85
Osasco - SP 1.716 - 10.942 4.822,08 1.715,95 4.899,00 9.033,90 10.942,14
Salvador - BA 1.325 - 4.009 2.050,17 1.324,79 1.725,00 3.309,77 4.008,89
Brasília - DF 1.414 - 5.485 2.532,14 1.414,48 2.063,95 4.528,27 5.484,77
Goiânia - GO 1.340 - 3.642 1.998,28 1.340,40 1.785,94 3.007,12 3.642,32
São Bernardo do Campo - SP 1.450 - 5.223 2.393,81 1.449,63 1.855,78 4.312,51 5.223,44
Porto Alegre - RS 1.382 - 5.754 2.565,35 1.382,11 2.000,00 4.750,68 5.754,16
Guarulhos - SP 1.388 - 3.697 2.016,14 1.387,72 1.725,00 3.052,09 3.696,79
Recife - PE 1.335 - 3.898 1.999,50 1.335,29 1.632,60 3.218,52 3.898,36
Uberlândia - MG 1.397 - 5.461 2.573,23 1.397,46 2.045,65 4.508,32 5.460,61
Sorocaba - SP 1.632 - 3.250 1.934,97 1.632,06 1.700,00 2.683,64 3.250,50
Florianópolis - SC 1.540 - 6.456 2.924,10 1.540,15 2.254,45 5.330,35 6.456,28
Ribeirão Preto - SP 1.335 - 4.352 2.116,42 1.335,45 1.717,02 3.593,14 4.352,12
Teresina - PI 1.415 - 4.019 2.064,33 1.415,36 1.786,11 3.318,29 4.019,22
Campinas - SP 1.528 - 5.935 2.700,85 1.528,06 2.024,11 4.900,37 5.935,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.490 - 6.858 2.951,34 1.489,98 2.272,00 5.662,03 6.858,02
Minas Gerais 1.250 - 4.936 2.287,09 1.250,48 1.976,14 4.075,16 4.935,96
Rio de Janeiro 1.377 - 6.017 2.584,40 1.377,14 1.878,65 4.967,98 6.017,37
Paraná 1.340 - 4.841 2.250,91 1.339,92 1.802,80 3.996,85 4.841,10
Santa Catarina 1.388 - 5.219 2.434,75 1.388,19 2.000,00 4.308,95 5.219,13
Rio Grande do Sul 1.374 - 5.423 2.536,62 1.374,34 2.000,00 4.477,33 5.423,08
Bahia 1.256 - 3.664 1.915,44 1.256,47 1.670,38 3.024,83 3.663,76
Ceará 1.191 - 3.531 1.819,99 1.191,03 1.542,76 2.915,09 3.530,85
Goiás 1.280 - 4.078 2.063,40 1.279,86 1.756,58 3.366,42 4.077,51
Pernambuco 1.278 - 3.517 1.837,03 1.278,39 1.514,39 2.903,47 3.516,77
Distrito Federal 1.414 - 5.485 2.532,14 1.414,48 2.063,95 4.528,27 5.484,77
Espírito Santo 1.368 - 4.703 2.462,02 1.367,69 2.415,40 3.882,51 4.702,61
Rio Grande do Norte 1.326 - 3.792 2.043,95 1.326,43 1.904,75 3.130,98 3.792,34
Piauí 1.410 - 3.996 2.061,79 1.410,23 1.786,11 3.298,81 3.995,62
Alagoas 1.262 - 2.586 1.683,83 1.261,68 1.696,62 2.134,89 2.585,84
Mato Grosso 1.093 - 3.438 1.717,23 1.092,99 1.453,00 2.838,79 3.438,43
Maranhão 1.089 - 3.356 1.696,33 1.089,19 1.361,04 2.770,47 3.355,68
Paraíba 1.268 - 3.064 1.803,40 1.267,68 1.663,91 2.529,28 3.063,54
Mato Grosso do Sul 1.160 - 3.005 1.716,09 1.160,26 1.536,77 2.480,65 3.004,64
Tocantins 1.141 - 2.495 1.526,53 1.141,47 1.437,94 2.059,76 2.494,84
Pará 1.147 - 3.637 1.912,51 1.147,12 1.868,75 3.002,42 3.636,62
Amazonas 1.230 - 3.838 2.022,65 1.229,84 1.782,93 3.168,50 3.837,79
Sergipe 1.273 - 2.635 1.733,48 1.273,05 1.769,93 2.175,65 2.635,22
Rondônia 1.125 - 3.595 1.700,31 1.125,43 1.349,66 2.968,47 3.595,50
Acre 1.091 - 3.927 2.054,29 1.091,33 1.850,00 3.242,00 3.926,81
Roraima 1.973 - 2.615 2.112,54 1.973,00 2.159,05 2.159,05 2.615,11
Amapá 1.045 - 4.696 1.932,86 1.045,00 1.770,00 3.877,14 4.696,11


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de telemarketing e atendimento

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;
  • qualificar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • analisar relatórios;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • agir com criatividade;
    • identificar prioridades;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • definir perfil para cargos;
    • propor admissões de funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • atuar com dinamismo;
    • rever rotinas de trabalho;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • treinar novos funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor promoções de funcionários;
    • confrontar dados coletados;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • controlar ligações telefônicas;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir recursos de trabalho;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • agir com flexibilidade;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • liderar equipe;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • manter-se atualizado;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • agir com desenvoltura;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • definir rotinas de trabalho;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • promover reuniões;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • conferir faturas;
    • justificar diferenças de caixa;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • controlar as emoções;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • criticar questionários preenchidos;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • tabular dados;
    • selecionar pessoal;
    • controlar movimentação de questionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • agir com empatia;
    • elaborar programação de férias;
    • propor fechamento de contratos;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • orçar custos;
    • recolher numerário dos guichês;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • promover rodízio de funções;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;


    Setores que mais contratam Supervisor de telemarketing e atendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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