Salário para o cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento
CBO 4201-35 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de telemarketing e atendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de telemarketing e atendimento

Um Supervisor de telemarketing e atendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.583,60 e R$ 5.647,19, com a média salarial de R$ 2.595,93 e o salário mediana em R$ 2.039,18 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de telemarketing e atendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.595,93 31.151,11 648,98 12,26
1º Quartil 1.583,60 19.003,22 395,90 7,48
Salário Mediana 2.039,18 24.470,16 509,80 9,63
3º Quartil 4.306,79 51.681,44 1.076,70 20,35
Teto Salarial 5.647,19 67.766,26 1.411,80 26,68


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.543 - 7.148 3.066,90 1.543,33 2.300,00 5.901,62 7.148,22
Rio de Janeiro - RJ 1.402 - 6.471 2.763,75 1.402,39 2.000,00 5.342,52 6.471,02
Curitiba - PR 1.433 - 5.168 2.375,50 1.433,32 1.994,20 4.267,06 5.168,40
Barueri - SP 1.807 - 6.800 3.099,99 1.807,32 2.500,00 5.614,17 6.800,05
Belo Horizonte - MG 1.346 - 5.326 2.468,74 1.345,57 2.089,68 4.397,13 5.325,94
Fortaleza - CE 1.212 - 3.420 1.811,07 1.212,16 1.542,76 2.823,45 3.419,85
Osasco - SP 1.716 - 10.942 4.822,08 1.715,95 4.899,00 9.033,90 10.942,14
Salvador - BA 1.325 - 4.009 2.050,17 1.324,79 1.725,00 3.309,77 4.008,89
Brasília - DF 1.414 - 5.485 2.532,14 1.414,48 2.063,95 4.528,27 5.484,77
Goiânia - GO 1.340 - 3.642 1.998,28 1.340,40 1.785,94 3.007,12 3.642,32
São Bernardo do Campo - SP 1.450 - 5.223 2.393,81 1.449,63 1.855,78 4.312,51 5.223,44
Porto Alegre - RS 1.382 - 5.754 2.565,35 1.382,11 2.000,00 4.750,68 5.754,16
Guarulhos - SP 1.388 - 3.697 2.016,14 1.387,72 1.725,00 3.052,09 3.696,79
Recife - PE 1.335 - 3.898 1.999,50 1.335,29 1.632,60 3.218,52 3.898,36
Uberlândia - MG 1.397 - 5.461 2.573,23 1.397,46 2.045,65 4.508,32 5.460,61
Sorocaba - SP 1.632 - 3.250 1.934,97 1.632,06 1.700,00 2.683,64 3.250,50
Florianópolis - SC 1.540 - 6.456 2.924,10 1.540,15 2.254,45 5.330,35 6.456,28
Ribeirão Preto - SP 1.335 - 4.352 2.116,42 1.335,45 1.717,02 3.593,14 4.352,12
Teresina - PI 1.415 - 4.019 2.064,33 1.415,36 1.786,11 3.318,29 4.019,22
Campinas - SP 1.528 - 5.935 2.700,85 1.528,06 2.024,11 4.900,37 5.935,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.490 - 6.858 2.951,34 1.489,98 2.272,00 5.662,03 6.858,02
Minas Gerais 1.250 - 4.936 2.287,09 1.250,48 1.976,14 4.075,16 4.935,96
Rio de Janeiro 1.377 - 6.017 2.584,40 1.377,14 1.878,65 4.967,98 6.017,37
Paraná 1.340 - 4.841 2.250,91 1.339,92 1.802,80 3.996,85 4.841,10
Santa Catarina 1.388 - 5.219 2.434,75 1.388,19 2.000,00 4.308,95 5.219,13
Rio Grande do Sul 1.374 - 5.423 2.536,62 1.374,34 2.000,00 4.477,33 5.423,08
Bahia 1.256 - 3.664 1.915,44 1.256,47 1.670,38 3.024,83 3.663,76
Ceará 1.191 - 3.531 1.819,99 1.191,03 1.542,76 2.915,09 3.530,85
Goiás 1.280 - 4.078 2.063,40 1.279,86 1.756,58 3.366,42 4.077,51
Pernambuco 1.278 - 3.517 1.837,03 1.278,39 1.514,39 2.903,47 3.516,77
Distrito Federal 1.414 - 5.485 2.532,14 1.414,48 2.063,95 4.528,27 5.484,77
Espírito Santo 1.368 - 4.703 2.462,02 1.367,69 2.415,40 3.882,51 4.702,61
Rio Grande do Norte 1.326 - 3.792 2.043,95 1.326,43 1.904,75 3.130,98 3.792,34
Piauí 1.410 - 3.996 2.061,79 1.410,23 1.786,11 3.298,81 3.995,62
Alagoas 1.262 - 2.586 1.683,83 1.261,68 1.696,62 2.134,89 2.585,84
Mato Grosso 1.093 - 3.438 1.717,23 1.092,99 1.453,00 2.838,79 3.438,43
Maranhão 1.089 - 3.356 1.696,33 1.089,19 1.361,04 2.770,47 3.355,68
Paraíba 1.268 - 3.064 1.803,40 1.267,68 1.663,91 2.529,28 3.063,54
Mato Grosso do Sul 1.160 - 3.005 1.716,09 1.160,26 1.536,77 2.480,65 3.004,64
Pará 1.147 - 3.637 1.912,51 1.147,12 1.868,75 3.002,42 3.636,62
Tocantins 1.141 - 2.495 1.526,53 1.141,47 1.437,94 2.059,76 2.494,84
Amazonas 1.230 - 3.838 2.022,65 1.229,84 1.782,93 3.168,50 3.837,79
Sergipe 1.273 - 2.635 1.733,48 1.273,05 1.769,93 2.175,65 2.635,22
Rondônia 1.125 - 3.595 1.700,31 1.125,43 1.349,66 2.968,47 3.595,50
Acre 1.091 - 3.927 2.054,29 1.091,33 1.850,00 3.242,00 3.926,81
Roraima 1.973 - 2.615 2.112,54 1.973,00 2.159,05 2.159,05 2.615,11
Amapá 1.045 - 4.696 1.932,86 1.045,00 1.770,00 3.877,14 4.696,11


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de telemarketing e atendimento

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • supervisionar execução dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • avaliar qualidade dos serviços;

  • Atividades

    • reconhecer diferenças pessoais;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • controlar movimentação de questionários;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com criatividade;
    • controlar ligações telefônicas;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • conferir faturas;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • agir com desenvoltura;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • confrontar dados coletados;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor fechamento de contratos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • controlar as emoções;
    • agir com flexibilidade;
    • tabular dados;
    • criticar questionários preenchidos;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • atuar com dinamismo;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • orçar custos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • demonstrar atitude proativa;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • definir rotinas de trabalho;
    • rever rotinas de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • definir perfil para cargos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • promover reuniões;
    • treinar novos funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • liderar equipe;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • definir recursos de trabalho;
    • justificar diferenças de caixa;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • analisar relatórios;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • recolher numerário dos guichês;
    • identificar prioridades;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • agir com empatia;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;


    Setores que mais contratam Supervisor de telemarketing e atendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Planos de saúde
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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