Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.509,93 e R$ 6.955,59, com a média salarial de R$ 2.842,56 e o salário mediana em R$ 1.758,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.842,56 34.110,68 710,64 13,35
1º Quartil 1.509,93 18.119,21 377,48 7,09
Salário Mediana 1.758,00 21.096,00 439,50 8,26
3º Quartil 5.304,63 63.655,53 1.326,16 24,91
Teto Salarial 6.955,59 83.467,04 1.738,90 32,66


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.823 - 15.996 5.947,38 1.823,48 4.006,50 13.206,26 15.995,82
Brasília - DF 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Belo Horizonte - MG 1.657 - 12.184 4.421,34 1.657,13 2.909,00 10.059,40 12.184,25
Goiânia - GO 1.425 - 6.331 2.531,25 1.424,70 1.700,00 5.227,12 6.331,24
Rio de Janeiro - RJ 1.565 - 17.897 5.926,75 1.564,65 3.500,00 14.775,83 17.896,93
Manaus - AM 1.488 - 7.210 2.858,31 1.488,16 2.000,00 5.952,58 7.209,94
Florianópolis - SC 1.726 - 9.776 4.770,45 1.726,06 4.603,00 8.071,38 9.776,29
Curitiba - PR 1.597 - 8.799 3.396,53 1.597,25 2.200,00 7.264,47 8.798,94
Cuiabá - MT 1.421 - 4.704 2.154,40 1.421,20 1.606,00 3.883,39 4.703,67
Porto Alegre - RS 1.583 - 11.360 4.130,26 1.583,31 2.574,00 9.378,56 11.359,59
Fortaleza - CE 1.436 - 8.151 3.165,07 1.436,30 2.136,00 6.729,19 8.150,59
Campo Grande - MS 1.429 - 4.181 2.057,17 1.428,92 1.625,00 3.451,95 4.181,11
Salvador - BA 1.500 - 9.565 3.877,54 1.500,04 2.769,50 7.896,74 9.564,77
Teresina - PI 1.437 - 5.836 2.975,72 1.436,51 2.853,24 4.818,25 5.836,01
Palmas - TO 1.412 - 3.639 1.865,78 1.412,00 1.500,00 3.004,58 3.639,23
São Luís - MA 1.463 - 8.449 3.667,51 1.462,51 2.810,00 6.975,40 8.448,81
Recife - PE 1.485 - 9.109 3.315,95 1.485,29 2.000,00 7.520,41 9.108,95
Uberlândia - MG 1.438 - 4.097 2.018,06 1.438,31 1.600,00 3.382,45 4.096,93
Belém - PA 1.416 - 6.982 2.836,99 1.416,30 2.100,00 5.764,47 6.982,09
Londrina - PR 1.544 - 4.716 2.264,71 1.544,07 1.800,00 3.893,42 4.715,83


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.557 - 11.496 4.002,01 1.556,55 2.200,00 9.491,55 11.496,45
Minas Gerais 1.412 - 5.762 2.343,49 1.412,00 1.550,00 4.757,10 5.761,94
Goiás 1.412 - 4.374 2.037,00 1.412,00 1.500,00 3.611,39 4.374,23
Rio Grande do Sul 1.481 - 5.125 2.302,85 1.481,32 1.713,00 4.231,04 5.124,76
Paraná 1.445 - 5.049 2.316,93 1.444,90 1.808,00 4.168,53 5.049,05
Santa Catarina 1.605 - 6.641 2.781,05 1.604,89 1.922,00 5.483,05 6.641,23
Mato Grosso 1.412 - 3.439 1.862,34 1.412,00 1.565,00 2.839,36 3.439,11
Rio de Janeiro 1.469 - 14.496 4.662,38 1.468,59 2.200,00 11.968,00 14.496,00
Distrito Federal 1.558 - 15.736 5.348,75 1.558,04 3.087,78 12.991,39 15.735,56
Mato Grosso do Sul 1.423 - 3.283 1.837,82 1.423,10 1.600,00 2.710,51 3.283,05
Bahia 1.412 - 6.224 2.466,07 1.412,00 1.520,00 5.138,22 6.223,57
Pará 1.412 - 4.128 1.993,92 1.412,00 1.519,00 3.408,47 4.128,44
Amazonas 1.461 - 7.113 2.829,69 1.460,62 2.000,00 5.872,31 7.112,71
Rondônia 1.412 - 3.165 1.775,41 1.412,00 1.506,00 2.612,70 3.164,58
Pernambuco 1.424 - 6.518 2.644,71 1.423,96 1.738,00 5.381,64 6.518,41
Maranhão 1.412 - 6.214 2.473,06 1.412,00 1.500,00 5.130,12 6.213,75
Ceará 1.412 - 7.555 2.911,26 1.412,04 1.802,00 6.237,72 7.555,32
Tocantins 1.412 - 3.232 1.760,61 1.412,00 1.440,00 2.668,18 3.231,79
Espírito Santo 1.423 - 4.923 2.185,19 1.423,49 1.549,50 4.064,16 4.922,63
Piauí 1.413 - 5.579 2.560,92 1.413,29 2.097,00 4.606,44 5.579,46
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.422 3.157,84 1.412,00 1.956,50 6.953,30 8.422,04
Paraíba 1.413 - 5.295 2.234,75 1.412,57 1.510,00 4.371,24 5.294,58
Alagoas 1.412 - 6.491 2.486,09 1.412,00 1.500,00 5.359,10 6.491,10
Acre 1.412 - 3.945 1.998,23 1.412,00 1.524,00 3.257,05 3.945,04
Sergipe 1.412 - 5.524 2.251,72 1.412,00 1.500,00 4.560,60 5.523,93
Roraima 1.412 - 5.486 2.250,71 1.412,00 1.500,00 4.529,25 5.485,96
Amapá 1.412 - 4.773 2.191,46 1.412,00 1.706,00 3.940,30 4.772,61


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerir suprimentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerenciar informações;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • contratar expositores e palestrantes;
    • capacitar equipe;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • cobrar relatórios;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • ler documentos;
    • conferir material;
    • enviar convite ou convocação;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • transmitir fax;
    • colher assinatura;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • preparar sala/local;
    • prestar serviço de intérprete;
    • fornecer informações;
    • cotar preços;
    • dar suporte durante o evento;
    • levantar necessidades de material;
    • divulgar informações;
    • definir horários;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • arquivar correspondência;
    • elaborar atas;
    • encaminhar pessoas;
    • demonstrar discrição;
    • avaliar a equipe;
    • registrar correspondência;
    • demonstrar proatividade;
    • orientar pessoas;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • revisar traduções;
    • datilografar documentos;
    • solicitar verbas;
    • demonstrar iniciativa;
    • elaborar prestação de contas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • tomar ditados;
    • encaminhar documentos;
    • dar suporte a expatriados;
    • elaborar convites e convocações;
    • formatar documentos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • atualizar arquivos;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • trabalhar sob pressão;
    • controlar malote;
    • protocolar correspondência;
    • classificar documentos;
    • acompanhar processos;
    • pesquisar local;
    • selecionar pessoal;
    • redigir documentos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • demonstrar paciência;
    • secretariar reuniões;
    • cadastrar documentos;
    • controlar prazos;
    • preparar apresentações;
    • controlar cronogramas;
    • administrar arquivos;
    • ordenar documentos;
    • cancelar compromissos;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • anotar recados;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • recepcionar pessoas;
    • digitar documentos;
    • direcionar informações;
    • atender ligações telefônicas;
    • enviar correspondência;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • elaborar base de dados;
    • formular pedidos de compra;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • administrar estresse;
    • transmitir recados;
    • cobrar respostas;
    • elaborar lista de presença;
    • marcar compromissos;
    • assinar documentação escolar;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • trabalhar em equipe;
    • escolher cardápio;
    • identificar a natureza do documento;
    • confirmar presença;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • ciceronear visitas;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • reproduzir documentos;
    • receber correspondência;
    • demonstrar dinamismo;
    • administrar pendências;
    • fazer checklist;
    • anotar informações;
    • dar suporte em reuniões;
    • elaborar documentação escolar;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • traduzir documentos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • administrar conflitos;
    • programar as atividades da equipe;
    • requisitar material;
    • pesquisar informações e dados;
    • encaminhar certificados;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • cobrar ações;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • confeccionar clippings;
    • transcrever textos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • contornar situações adversas;
    • reservar sala/local;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar relatórios;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • fazer ligações telefônicas;
    • triar correspondência;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • adaptar-se a mudanças;
    • identificar o assunto;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: