Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • organizar eventos e viagens;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • elaborar documentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerir suprimentos;
  • gerenciar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);

  • Atividades

    • receber correspondência;
    • redigir documentos;
    • dar suporte a expatriados;
    • pesquisar informações e dados;
    • demonstrar proatividade;
    • traduzir documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • encaminhar pessoas;
    • escolher cardápio;
    • formatar documentos;
    • trabalhar em equipe;
    • anotar recados;
    • cadastrar documentos;
    • direcionar informações;
    • transmitir fax;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • enviar correspondência;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • administrar pendências;
    • requisitar material;
    • atender ligações telefônicas;
    • demonstrar iniciativa;
    • contornar situações adversas;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • recepcionar pessoas;
    • controlar cronogramas;
    • fornecer informações;
    • registrar correspondência;
    • prestar serviço de intérprete;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • transcrever textos;
    • dar suporte em reuniões;
    • enviar convite ou convocação;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • programar as atividades da equipe;
    • administrar arquivos;
    • dar suporte durante o evento;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • revisar traduções;
    • elaborar lista de presença;
    • avaliar a equipe;
    • ciceronear visitas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • fazer ligações telefônicas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • pesquisar local;
    • cancelar compromissos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • formular pedidos de compra;
    • datilografar documentos;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • encaminhar documentos;
    • controlar malote;
    • demonstrar paciência;
    • levantar necessidades de material;
    • elaborar documentação escolar;
    • confirmar presença;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • demonstrar sensibilidade;
    • reservar sala/local;
    • adaptar-se a mudanças;
    • cobrar relatórios;
    • selecionar pessoal;
    • definir horários;
    • trabalhar sob pressão;
    • administrar estresse;
    • conferir material;
    • arquivar correspondência;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • elaborar atas;
    • preparar sala/local;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • administrar conflitos;
    • atualizar arquivos;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • cobrar ações;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar dinamismo;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • elaborar prestação de contas;
    • encaminhar certificados;
    • marcar compromissos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • solicitar verbas;
    • reproduzir documentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • divulgar informações;
    • identificar o assunto;
    • ordenar documentos;
    • transmitir recados;
    • demonstrar discrição;
    • atender pedidos e solicitações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • tomar ditados;
    • acompanhar processos;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • triar correspondência;
    • controlar prazos;
    • orientar pessoas;
    • elaborar convites e convocações;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • protocolar correspondência;
    • digitar documentos;
    • confeccionar clippings;
    • anotar informações;
    • secretariar reuniões;
    • fazer checklist;
    • cotar preços;
    • capacitar equipe;
    • classificar documentos;
    • cobrar respostas;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • colher assinatura;
    • preparar apresentações;
    • elaborar base de dados;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • ler documentos;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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