Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerir suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e viagens;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;

  • Atividades

    • transcrever textos;
    • elaborar relatórios;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • controlar malote;
    • traduzir documentos;
    • elaborar lista de presença;
    • reservar sala/local;
    • anotar informações;
    • fornecer informações;
    • capacitar equipe;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • controlar prazos;
    • fazer checklist;
    • enviar correspondência;
    • administrar arquivos;
    • encaminhar certificados;
    • levantar necessidades de material;
    • escolher cardápio;
    • cobrar respostas;
    • preparar apresentações;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • tomar ditados;
    • dar suporte em reuniões;
    • solicitar verbas;
    • administrar conflitos;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • triar correspondência;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • datilografar documentos;
    • cancelar compromissos;
    • demonstrar paciência;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • demonstrar sensibilidade;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • registrar correspondência;
    • trabalhar em equipe;
    • ler documentos;
    • conferir material;
    • confeccionar clippings;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • avaliar a equipe;
    • cotar preços;
    • transmitir recados;
    • dar suporte a expatriados;
    • cobrar ações;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • pesquisar informações e dados;
    • selecionar pessoal;
    • confirmar presença;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • administrar estresse;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • definir horários;
    • formatar documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • formular pedidos de compra;
    • adaptar-se a mudanças;
    • digitar documentos;
    • ordenar documentos;
    • encaminhar documentos;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • demonstrar discrição;
    • anotar recados;
    • receber correspondência;
    • preparar sala/local;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • cadastrar documentos;
    • encaminhar pessoas;
    • prestar serviço de intérprete;
    • cobrar relatórios;
    • contornar situações adversas;
    • elaborar documentação escolar;
    • pesquisar local;
    • colher assinatura;
    • atender pedidos e solicitações;
    • assinar documentação escolar;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • reproduzir documentos;
    • controlar cronogramas;
    • recepcionar pessoas;
    • identificar o assunto;
    • elaborar convites e convocações;
    • redigir documentos;
    • elaborar atas;
    • trabalhar sob pressão;
    • classificar documentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • secretariar reuniões;
    • atender ligações telefônicas;
    • demonstrar senso de organização;
    • demonstrar proatividade;
    • revisar traduções;
    • identificar a natureza do documento;
    • marcar compromissos;
    • ciceronear visitas;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • enviar convite ou convocação;
    • orientar pessoas;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • manter atualizado o banco de dados;
    • requisitar material;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • contratar serviços de terceiros;
    • dar suporte durante o evento;
    • demonstrar dinamismo;
    • fazer ligações telefônicas;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • transmitir fax;
    • programar as atividades da equipe;
    • acompanhar processos;
    • divulgar informações;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • protocolar correspondência;
    • administrar pendências;
    • direcionar informações;
    • arquivar correspondência;
    • elaborar prestação de contas;
    • elaborar base de dados;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • monitorar o trabalho da equipe;

    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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