Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • organizar eventos e viagens;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir suprimentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • demonstrar senso de organização;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • identificar o assunto;
    • receber correspondência;
    • adaptar-se a mudanças;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • elaborar prestação de contas;
    • demonstrar proatividade;
    • dar suporte a expatriados;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • pesquisar informações e dados;
    • elaborar documentação escolar;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • orientar pessoas;
    • solicitar verbas;
    • administrar pendências;
    • datilografar documentos;
    • ciceronear visitas;
    • triar correspondência;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • pesquisar local;
    • encaminhar certificados;
    • acompanhar processos;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • recepcionar pessoas;
    • trabalhar em equipe;
    • protocolar correspondência;
    • administrar conflitos;
    • anotar informações;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • preparar sala/local;
    • identificar a natureza do documento;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • demonstrar paciência;
    • confirmar presença;
    • cadastrar documentos;
    • colher assinatura;
    • elaborar relatórios;
    • programar as atividades da equipe;
    • enviar correspondência;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • tomar ditados;
    • cotar preços;
    • registrar correspondência;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • atender ligações telefônicas;
    • preparar apresentações;
    • elaborar lista de presença;
    • transmitir recados;
    • controlar malote;
    • atender pedidos e solicitações;
    • cobrar respostas;
    • administrar arquivos;
    • controlar cronogramas;
    • transcrever textos;
    • dar suporte durante o evento;
    • reservar sala/local;
    • ordenar documentos;
    • cobrar ações;
    • encaminhar pessoas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • controlar prazos;
    • formatar documentos;
    • traduzir documentos;
    • contornar situações adversas;
    • transmitir fax;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • enviar convite ou convocação;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • cobrar relatórios;
    • classificar documentos;
    • reproduzir documentos;
    • ler documentos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • divulgar informações;
    • demonstrar discrição;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • confeccionar clippings;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • capacitar equipe;
    • redigir documentos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • prestar serviço de intérprete;
    • demonstrar sensibilidade;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • fornecer informações;
    • elaborar base de dados;
    • revisar traduções;
    • levantar necessidades de material;
    • anotar recados;
    • demonstrar iniciativa;
    • cancelar compromissos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • assinar documentação escolar;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • administrar estresse;
    • arquivar correspondência;
    • demonstrar dinamismo;
    • definir horários;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • encaminhar documentos;
    • digitar documentos;
    • escolher cardápio;
    • conferir material;
    • requisitar material;
    • avaliar a equipe;
    • dar suporte em reuniões;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar atas;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • fazer checklist;
    • direcionar informações;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • secretariar reuniões;
    • marcar compromissos;
    • trabalhar sob pressão;
    • selecionar pessoal;
    • fazer ligações telefônicas;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • formular pedidos de compra;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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