Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.076,62 e R$ 8.188,14, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.076,62 12.919,47 269,16 5,06
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 6.244,62 74.935,48 1.561,16 29,33
Teto Salarial 8.188,14 98.257,65 2.047,03 38,46


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • elaborar documentos;
  • gerenciar informações;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • organizar eventos e viagens;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • gerir suprimentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);

  • Atividades

    • elaborar prestação de contas;
    • dar suporte em reuniões;
    • solicitar verbas;
    • traduzir documentos;
    • marcar compromissos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • demonstrar dinamismo;
    • enviar correspondência;
    • levantar necessidades de material;
    • arquivar correspondência;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • adaptar-se a mudanças;
    • cotar preços;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • cobrar ações;
    • conferir material;
    • confirmar presença;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • demonstrar sensibilidade;
    • pesquisar local;
    • acompanhar processos;
    • confeccionar clippings;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • administrar conflitos;
    • fazer checklist;
    • datilografar documentos;
    • elaborar lista de presença;
    • formatar documentos;
    • demonstrar discrição;
    • anotar recados;
    • fazer ligações telefônicas;
    • controlar malote;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • administrar estresse;
    • orientar pessoas;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • formular pedidos de compra;
    • dar suporte a expatriados;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • elaborar documentação escolar;
    • demonstrar paciência;
    • identificar o assunto;
    • elaborar atas;
    • receber correspondência;
    • direcionar informações;
    • prestar serviço de intérprete;
    • demonstrar iniciativa;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • atender pedidos e solicitações;
    • tomar ditados;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • ler documentos;
    • selecionar pessoal;
    • demonstrar proatividade;
    • encaminhar certificados;
    • cobrar relatórios;
    • classificar documentos;
    • ordenar documentos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • avaliar a equipe;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • transmitir fax;
    • encaminhar pessoas;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • cancelar compromissos;
    • controlar cronogramas;
    • capacitar equipe;
    • revisar traduções;
    • demonstrar senso de organização;
    • atualizar arquivos;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • transcrever textos;
    • recepcionar pessoas;
    • administrar arquivos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • secretariar reuniões;
    • digitar documentos;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • elaborar convites e convocações;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • registrar correspondência;
    • cobrar respostas;
    • anotar informações;
    • redigir documentos;
    • transmitir recados;
    • preparar sala/local;
    • identificar a natureza do documento;
    • administrar pendências;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • elaborar relatórios;
    • fornecer informações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • escolher cardápio;
    • requisitar material;
    • atender ligações telefônicas;
    • controlar prazos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • protocolar correspondência;
    • trabalhar em equipe;
    • assinar documentação escolar;
    • preparar apresentações;
    • divulgar informações;
    • definir horários;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • colher assinatura;
    • enviar convite ou convocação;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • contornar situações adversas;
    • trabalhar sob pressão;
    • elaborar base de dados;
    • reproduzir documentos;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • encaminhar documentos;
    • reservar sala/local;
    • cadastrar documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • dar suporte durante o evento;
    • ciceronear visitas;
    • triar correspondência;
    • pesquisar informações e dados;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • despachar com o(s) executivo(s);

    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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