Salário para o cargo de Auxiliar administrativo de diretoria
CBO 2523-05 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo de diretoria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo de diretoria

Um Auxiliar administrativo de diretoria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.168,60 e R$ 6.797,01, com a média salarial de R$ 2.570,10 e o salário mediana em R$ 1.400,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo de diretoria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.570,10 30.841,23 642,53 12,07
1º Quartil 1.168,60 14.023,20 292,15 5,49
Salário Mediana 1.400,00 16.800,00 350,00 6,58
3º Quartil 5.183,69 62.204,29 1.295,92 24,35
Teto Salarial 6.797,01 81.564,13 1.699,25 31,93


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.172 - 13.771 4.583,99 1.172,48 2.566,50 11.369,24 13.770,76
Brasília - DF 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Rio de Janeiro - RJ 1.380 - 15.469 5.250,65 1.379,97 3.166,04 12.771,21 15.468,87
Goiânia - GO 1.080 - 4.648 1.902,78 1.079,90 1.300,00 3.837,38 4.647,95
Belo Horizonte - MG 1.263 - 10.195 3.804,21 1.263,04 2.600,00 8.417,07 10.195,01
Curitiba - PR 1.291 - 6.386 2.509,58 1.290,83 1.705,11 5.272,46 6.386,17
Manaus - AM 1.465 - 7.626 2.938,40 1.464,75 2.000,00 6.295,97 7.625,86
Fortaleza - CE 1.089 - 6.440 2.393,94 1.088,61 1.496,03 5.317,17 6.440,32
Porto Alegre - RS 1.344 - 11.184 4.191,71 1.344,21 2.979,60 9.233,45 11.183,83
Cuiabá - MT 1.096 - 3.535 1.669,95 1.096,37 1.300,00 2.918,17 3.534,58
Campo Grande - MS 1.118 - 4.327 1.833,36 1.118,06 1.300,00 3.572,39 4.326,99
Salvador - BA 1.160 - 8.266 3.149,87 1.159,79 2.179,66 6.824,59 8.266,15
Recife - PE 1.168 - 7.093 2.753,68 1.167,91 2.000,00 5.856,20 7.093,20
Belém - PA 1.135 - 8.109 3.313,82 1.135,12 2.490,00 6.694,82 8.108,97
Florianópolis - SC 1.421 - 9.333 3.644,34 1.421,40 2.759,00 7.705,29 9.332,87
Campinas - SP 1.512 - 16.610 6.352,20 1.511,72 4.706,06 13.713,12 16.609,74
Juiz de Fora - MG 1.072 - 4.464 1.799,44 1.071,70 1.194,90 3.685,34 4.463,79
Palmas - TO 1.046 - 3.405 1.552,73 1.045,59 1.200,00 2.810,83 3.404,56
Sinop - MT 1.048 - 2.439 1.368,82 1.048,30 1.200,00 2.013,90 2.439,30
Uberlândia - MG 1.061 - 2.664 1.436,10 1.061,02 1.211,41 2.199,36 2.663,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.183 - 11.233 3.721,08 1.183,19 1.909,21 9.273,80 11.232,70
Minas Gerais 1.050 - 4.374 1.769,78 1.049,88 1.168,00 3.611,43 4.374,28
Goiás 1.046 - 3.971 1.677,43 1.045,65 1.169,00 3.278,87 3.971,46
Rio Grande do Sul 1.177 - 5.684 2.187,70 1.177,01 1.363,25 4.693,15 5.684,49
Paraná 1.119 - 4.182 1.874,98 1.119,31 1.436,60 3.452,52 4.181,80
Santa Catarina 1.234 - 5.135 2.127,18 1.233,74 1.500,00 4.239,16 5.134,60
Mato Grosso 1.048 - 2.553 1.394,39 1.047,90 1.200,00 2.108,06 2.553,35
Rio de Janeiro 1.237 - 14.863 4.522,28 1.237,08 2.013,09 12.270,84 14.862,81
Distrito Federal 1.185 - 15.979 5.148,50 1.185,40 3.135,00 13.192,46 15.979,11
Bahia 1.048 - 4.806 1.916,07 1.047,81 1.200,00 3.967,98 4.806,14
Mato Grosso do Sul 1.090 - 3.620 1.637,10 1.089,85 1.207,13 2.988,61 3.619,89
Pará 1.045 - 5.198 1.993,29 1.045,37 1.239,47 4.291,24 5.197,68
Rondônia 1.076 - 3.551 1.597,82 1.076,47 1.178,00 2.931,82 3.551,11
Pernambuco 1.081 - 5.431 2.217,22 1.081,09 1.597,30 4.483,92 5.431,05
Ceará 1.065 - 7.431 2.551,67 1.065,20 1.456,74 6.135,21 7.431,15
Espírito Santo 1.082 - 5.131 2.026,15 1.081,98 1.426,50 4.236,02 5.130,79
Amazonas 1.352 - 7.436 2.871,12 1.351,66 2.000,00 6.139,18 7.435,96
Tocantins 1.041 - 2.933 1.431,40 1.040,68 1.100,00 2.421,49 2.932,98
Maranhão 1.045 - 3.260 1.505,26 1.045,05 1.123,66 2.691,64 3.260,19
Rio Grande do Norte 1.048 - 4.656 1.906,42 1.047,98 1.280,43 3.843,84 4.655,78
Paraíba 1.064 - 5.967 2.118,95 1.063,63 1.155,00 4.926,74 5.967,42
Piauí 1.059 - 14.107 3.721,65 1.058,66 1.140,00 11.646,79 14.106,94
Sergipe 1.045 - 3.712 1.607,49 1.044,50 1.157,97 3.065,03 3.712,45
Alagoas 1.055 - 6.150 2.283,47 1.055,07 1.460,34 5.077,25 6.149,72
Acre 1.056 - 3.852 1.636,86 1.055,70 1.128,60 3.180,31 3.852,09
Roraima 1.050 - 8.888 2.725,34 1.049,67 1.200,00 7.338,24 8.888,30
Amapá 1.045 - 5.458 2.351,74 1.045,00 1.922,22 4.506,00 5.457,80


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo de diretoria

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • gerir suprimentos;
  • elaborar documentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerenciar informações;

  • Atividades

    • demonstrar paciência;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • formatar documentos;
    • cobrar respostas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • adaptar-se a mudanças;
    • transcrever textos;
    • pesquisar local;
    • anotar recados;
    • identificar o assunto;
    • orientar pessoas;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • protocolar correspondência;
    • cobrar relatórios;
    • avaliar a equipe;
    • ler documentos;
    • revisar traduções;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • programar as atividades da equipe;
    • receber correspondência;
    • cotar preços;
    • digitar documentos;
    • dar suporte a expatriados;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • capacitar equipe;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • direcionar informações;
    • recepcionar pessoas;
    • elaborar atas;
    • triar correspondência;
    • fornecer informações;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • elaborar prestação de contas;
    • arquivar correspondência;
    • confeccionar clippings;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar relatórios;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • contornar situações adversas;
    • assinar documentação escolar;
    • cancelar compromissos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • trabalhar em equipe;
    • marcar compromissos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • traduzir documentos;
    • encaminhar documentos;
    • tomar ditados;
    • elaborar base de dados;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • pesquisar informações e dados;
    • levantar necessidades de material;
    • dar suporte durante o evento;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • encaminhar pessoas;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • selecionar pessoal;
    • cobrar ações;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • demonstrar iniciativa;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • administrar arquivos;
    • elaborar lista de presença;
    • divulgar informações;
    • controlar prazos;
    • controlar malote;
    • fazer ligações telefônicas;
    • escolher cardápio;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • enviar correspondência;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar discrição;
    • transmitir recados;
    • solicitar verbas;
    • confirmar presença;
    • redigir documentos;
    • preparar sala/local;
    • reproduzir documentos;
    • reservar sala/local;
    • elaborar documentação escolar;
    • atualizar arquivos;
    • datilografar documentos;
    • ordenar documentos;
    • anotar informações;
    • administrar conflitos;
    • atender pedidos e solicitações;
    • requisitar material;
    • trabalhar sob pressão;
    • fazer checklist;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • filtrar ligações telefônicas;
    • identificar a natureza do documento;
    • administrar estresse;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • secretariar reuniões;
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • colher assinatura;
    • administrar pendências;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • enviar convite ou convocação;
    • dar suporte em reuniões;
    • classificar documentos;
    • acompanhar processos;
    • formular pedidos de compra;
    • registrar correspondência;
    • definir horários;
    • ciceronear visitas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • encaminhar certificados;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • demonstrar senso de organização;
    • conferir material;
    • prestar serviço de intérprete;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • cadastrar documentos;
    • transmitir fax;
    • atender ligações telefônicas;
    • preparar apresentações;
    • manter atualizado o banco de dados;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo de diretoria no mercado de trabalho

    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Serviços advocatícios
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de contabilidade
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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