Salário para o cargo de Secretário sênior trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário sênior trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário sênior trilíngüe

Um Secretário sênior trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.131,87 e R$ 4.499,23, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário sênior trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.131,87 13.582,42 282,97 5,25
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 3.431,31 41.175,69 857,83 15,92
Teto Salarial 4.499,23 53.990,80 1.124,81 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário sênior trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • elaborar documentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerir suprimentos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • organizar eventos e viagens;
  • gerenciar informações;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);

  • Atividades

    • reservar sala/local;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • pesquisar local;
    • elaborar prestação de contas;
    • encaminhar pessoas;
    • formatar documentos;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • direcionar informações;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar estresse;
    • reproduzir documentos;
    • transmitir fax;
    • solicitar verbas;
    • conferir material;
    • administrar conflitos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • elaborar convites e convocações;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • administrar pendências;
    • marcar compromissos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • atualizar arquivos;
    • fazer ligações telefônicas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • anotar recados;
    • transcrever textos;
    • datilografar documentos;
    • trabalhar sob pressão;
    • contornar situações adversas;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • recepcionar pessoas;
    • ordenar documentos;
    • adaptar-se a mudanças;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • demonstrar discrição;
    • fazer checklist;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • colher assinatura;
    • receber correspondência;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • assinar documentação escolar;
    • revisar traduções;
    • triar correspondência;
    • arquivar correspondência;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • trabalhar em equipe;
    • ciceronear visitas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • identificar a natureza do documento;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • contratar serviços de terceiros;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • redigir documentos;
    • capacitar equipe;
    • elaborar atas;
    • escolher cardápio;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • dar suporte durante o evento;
    • orientar pessoas;
    • anotar informações;
    • definir horários;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • divulgar informações;
    • controlar malote;
    • dar suporte em reuniões;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • demonstrar sensibilidade;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • demonstrar senso de organização;
    • formular pedidos de compra;
    • prestar serviço de intérprete;
    • confeccionar clippings;
    • acompanhar processos;
    • digitar documentos;
    • demonstrar paciência;
    • classificar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • elaborar lista de presença;
    • cotar preços;
    • identificar o assunto;
    • preparar sala/local;
    • cancelar compromissos;
    • enviar correspondência;
    • dar suporte a expatriados;
    • atender pedidos e solicitações;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • pesquisar informações e dados;
    • confirmar presença;
    • encaminhar certificados;
    • protocolar correspondência;
    • selecionar pessoal;
    • atender ligações telefônicas;
    • cobrar respostas;
    • administrar arquivos;
    • fornecer informações;
    • avaliar a equipe;
    • requisitar material;
    • controlar prazos;
    • programar as atividades da equipe;
    • encaminhar documentos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar dinamismo;
    • levantar necessidades de material;
    • registrar correspondência;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • elaborar base de dados;
    • preparar apresentações;
    • transmitir recados;
    • elaborar documentação escolar;
    • tomar ditados;
    • cobrar relatórios;
    • elaborar relatórios;
    • ler documentos;
    • cobrar ações;
    • enviar convite ou convocação;
    • secretariar reuniões;
    • traduzir documentos;
    • controlar cronogramas;


    Setores que mais contratam Secretário sênior trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Construção de edifícios
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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