Salário para o cargo de Secretário sênior trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário sênior trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário sênior trilíngüe

Um Secretário sênior trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário sênior trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário sênior trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerir suprimentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerenciar informações;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • organizar eventos e viagens;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • definir horários;
    • contornar situações adversas;
    • prestar serviço de intérprete;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • avaliar a equipe;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • trabalhar sob pressão;
    • administrar estresse;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • elaborar prestação de contas;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • controlar malote;
    • dar suporte a expatriados;
    • classificar documentos;
    • programar as atividades da equipe;
    • colher assinatura;
    • ler documentos;
    • acompanhar processos;
    • elaborar relatórios;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • triar correspondência;
    • anotar informações;
    • cobrar ações;
    • elaborar atas;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • contratar serviços de terceiros;
    • levantar necessidades de material;
    • fazer checklist;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar convites e convocações;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • pesquisar local;
    • cobrar respostas;
    • transmitir recados;
    • solicitar verbas;
    • pesquisar informações e dados;
    • reproduzir documentos;
    • reservar sala/local;
    • tomar ditados;
    • atualizar arquivos;
    • datilografar documentos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • assinar documentação escolar;
    • confirmar presença;
    • transmitir fax;
    • dar suporte durante o evento;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • administrar conflitos;
    • anotar recados;
    • fornecer informações;
    • digitar documentos;
    • preparar apresentações;
    • ordenar documentos;
    • adaptar-se a mudanças;
    • encaminhar documentos;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • protocolar correspondência;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • controlar cronogramas;
    • elaborar base de dados;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • escolher cardápio;
    • encaminhar certificados;
    • confeccionar clippings;
    • formular pedidos de compra;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • cancelar compromissos;
    • demonstrar discrição;
    • conferir material;
    • encaminhar pessoas;
    • registrar correspondência;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • requisitar material;
    • identificar a natureza do documento;
    • demonstrar senso de organização;
    • receber correspondência;
    • direcionar informações;
    • fazer ligações telefônicas;
    • selecionar pessoal;
    • elaborar documentação escolar;
    • cotar preços;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • preparar sala/local;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • enviar convite ou convocação;
    • cadastrar documentos;
    • demonstrar dinamismo;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • enviar correspondência;
    • revisar traduções;
    • redigir documentos;
    • administrar arquivos;
    • arquivar correspondência;
    • orientar pessoas;
    • ciceronear visitas;
    • marcar compromissos;
    • cobrar relatórios;
    • secretariar reuniões;
    • controlar prazos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar iniciativa;
    • identificar o assunto;
    • traduzir documentos;
    • divulgar informações;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • atender ligações telefônicas;
    • formatar documentos;
    • administrar pendências;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar lista de presença;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • capacitar equipe;
    • dar suporte em reuniões;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • recepcionar pessoas;
    • atender pedidos e solicitações;
    • transcrever textos;


    Setores que mais contratam Secretário sênior trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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