Salário para o cargo de Secretário sênior trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário sênior trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário sênior trilíngüe

Um Secretário sênior trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário sênior trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário sênior trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerenciar informações;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerir suprimentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;

  • Atividades

    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • reservar sala/local;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • registrar correspondência;
    • encaminhar documentos;
    • marcar compromissos;
    • preparar apresentações;
    • administrar conflitos;
    • cancelar compromissos;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar base de dados;
    • administrar estresse;
    • revisar traduções;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • preparar sala/local;
    • cobrar ações;
    • cobrar relatórios;
    • atualizar arquivos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • elaborar convites e convocações;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • cadastrar documentos;
    • fazer checklist;
    • enviar convite ou convocação;
    • contornar situações adversas;
    • divulgar informações;
    • conferir material;
    • traduzir documentos;
    • administrar pendências;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • cobrar respostas;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • controlar cronogramas;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • fornecer informações;
    • escolher cardápio;
    • adaptar-se a mudanças;
    • atender pedidos e solicitações;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • definir horários;
    • secretariar reuniões;
    • requisitar material;
    • demonstrar dinamismo;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • ordenar documentos;
    • elaborar documentação escolar;
    • dar suporte durante o evento;
    • formatar documentos;
    • dar suporte a expatriados;
    • elaborar relatórios;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • selecionar pessoal;
    • confeccionar clippings;
    • identificar o assunto;
    • classificar documentos;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • pesquisar informações e dados;
    • controlar malote;
    • formular pedidos de compra;
    • atender ligações telefônicas;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • levantar necessidades de material;
    • fazer ligações telefônicas;
    • elaborar lista de presença;
    • enviar correspondência;
    • cotar preços;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • transmitir recados;
    • avaliar a equipe;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • redigir documentos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • confirmar presença;
    • prestar serviço de intérprete;
    • anotar recados;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • transcrever textos;
    • programar as atividades da equipe;
    • acompanhar processos;
    • demonstrar discrição;
    • pesquisar local;
    • receber correspondência;
    • transmitir fax;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • administrar arquivos;
    • elaborar atas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • triar correspondência;
    • recepcionar pessoas;
    • arquivar correspondência;
    • assinar documentação escolar;
    • demonstrar proatividade;
    • ciceronear visitas;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • direcionar informações;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • elaborar prestação de contas;
    • capacitar equipe;
    • encaminhar pessoas;
    • ler documentos;
    • trabalhar sob pressão;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • colher assinatura;
    • controlar prazos;
    • demonstrar iniciativa;
    • dar suporte em reuniões;
    • anotar informações;
    • identificar a natureza do documento;
    • encaminhar certificados;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • demonstrar senso de organização;
    • digitar documentos;
    • reproduzir documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar pessoas;
    • solicitar verbas;
    • tomar ditados;
    • datilografar documentos;
    • protocolar correspondência;


    Setores que mais contratam Secretário sênior trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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