Salário para o cargo de Auxiliar administrativo bilíngüe
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo bilíngüe

Um Auxiliar administrativo bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.250,94 e R$ 8.621,65, com a média salarial de R$ 3.183,82 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.183,82 38.205,81 795,95 14,98
1º Quartil 1.250,94 15.011,31 312,74 5,88
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,76
3º Quartil 6.575,24 78.902,88 1.643,81 30,93
Teto Salarial 8.621,65 103.459,83 2.155,41 40,56


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.567 - 12.019 5.045,54 1.566,66 4.350,00 9.923,01 12.019,04
Brasília - DF 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro - RJ 1.337 - 10.130 4.216,08 1.336,71 3.849,00 8.363,18 10.129,74
Porto Alegre - RS 1.356 - 3.110 1.658,20 1.355,55 1.378,24 2.567,45 3.109,77
Curitiba - PR 1.351 - 14.727 4.553,40 1.350,51 2.150,00 12.158,67 14.726,94
Novo Hamburgo - RS 3.707 - 5.865 4.546,36 3.707,14 4.800,00 4.842,05 5.864,84
Campo Grande - MS 1.140 - 2.661 1.443,65 1.140,00 1.217,00 2.196,84 2.660,87
Porto Velho - RO 1.091 - 2.298 1.324,40 1.090,84 1.170,00 1.896,90 2.297,58
Goiânia - GO 1.069 - 4.265 1.793,53 1.069,21 1.239,18 3.521,38 4.265,20
Barueri - SP 2.857 - 10.899 5.613,89 2.857,20 5.036,80 8.998,44 10.899,18
Pirassununga - SP 7.088 - 8.585 7.088,16 7.088,16 7.088,16 7.088,16 8.585,39
Imperatriz - MA 1.045 - 1.549 1.126,95 1.045,00 1.100,00 1.279,20 1.549,41
Florianópolis - SC 1.446 - 5.843 2.980,77 1.446,25 3.158,96 4.824,27 5.843,30
Umuarama - PR 1.084 - 1.879 1.343,85 1.083,75 1.408,00 1.551,60 1.879,34
Boa Vista - RR 1.137 - 6.155 2.067,09 1.137,00 1.186,00 5.081,56 6.154,93
Araucária - PR 1.294 - 1.689 1.357,24 1.293,75 1.369,00 1.394,26 1.688,77
Jaguaré - ES 1.068 - 1.819 1.225,61 1.068,32 1.188,31 1.501,75 1.818,96
Belo Horizonte - MG 1.045 - 6.334 2.529,69 1.045,00 2.003,36 5.229,67 6.334,33
Manaus - AM 1.065 - 3.833 1.704,59 1.065,00 1.481,37 3.164,96 3.833,49
Dourados - MS 1.108 - 2.023 1.319,80 1.108,33 1.284,50 1.669,84 2.022,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 11.587 4.484,58 1.281,35 3.200,00 9.566,14 11.586,80
Rio Grande do Sul 1.181 - 5.415 2.227,89 1.181,24 1.378,24 4.470,57 5.414,89
Paraná 1.149 - 6.544 2.355,45 1.149,43 1.400,00 5.402,98 6.544,25
Distrito Federal 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro 1.290 - 9.024 3.613,92 1.290,38 2.764,50 7.450,01 9.023,68
Minas Gerais 1.048 - 4.329 1.765,03 1.047,63 1.170,00 3.573,78 4.328,68
Santa Catarina 1.276 - 4.788 2.098,31 1.275,78 1.579,50 3.953,27 4.788,32
Goiás 1.047 - 2.947 1.431,76 1.046,94 1.127,75 2.432,69 2.946,55
Mato Grosso do Sul 1.109 - 2.352 1.372,22 1.108,78 1.217,00 1.942,10 2.352,33
Bahia 1.047 - 3.615 1.696,27 1.047,08 1.335,09 2.984,84 3.615,33
Espírito Santo 1.056 - 2.171 1.275,41 1.056,49 1.144,00 1.792,28 2.170,87
Mato Grosso 1.046 - 3.648 1.563,57 1.046,30 1.110,00 3.011,75 3.647,92
Maranhão 1.045 - 2.315 1.278,38 1.045,00 1.100,00 1.911,43 2.315,18
Rondônia 1.100 - 2.228 1.328,65 1.100,13 1.189,27 1.839,64 2.228,23
Pará 1.045 - 4.581 1.760,37 1.045,00 1.208,61 3.782,04 4.580,92
Roraima 1.101 - 5.251 1.930,93 1.100,80 1.186,00 4.335,25 5.250,98
Pernambuco 1.067 - 4.817 1.963,98 1.067,00 1.200,00 3.976,91 4.816,95
Amazonas 1.074 - 3.481 1.753,82 1.073,75 1.481,37 2.873,72 3.480,73
Tocantins 1.045 - 1.448 1.095,63 1.045,00 1.087,68 1.195,22 1.447,69
Ceará 1.097 - 17.773 4.656,69 1.096,67 1.604,00 14.673,60 17.773,10
Paraíba 1.087 - 106.653 22.143,57 1.087,13 1.800,00 88.053,33 106.652,84


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo bilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • gerenciar informações;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerir suprimentos;

  • Atividades

    • dar suporte durante o evento;
    • revisar traduções;
    • elaborar atas;
    • transmitir recados;
    • demonstrar senso de organização;
    • traduzir documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • pesquisar local;
    • contornar situações adversas;
    • elaborar prestação de contas;
    • fornecer informações;
    • cobrar relatórios;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • solicitar verbas;
    • assinar documentação escolar;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • trabalhar sob pressão;
    • escolher cardápio;
    • secretariar reuniões;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • demonstrar iniciativa;
    • cotar preços;
    • formular pedidos de compra;
    • preparar apresentações;
    • orientar pessoas;
    • tomar ditados;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • redigir documentos;
    • conferir material;
    • atualizar arquivos;
    • receber correspondência;
    • encaminhar certificados;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • formatar documentos;
    • avaliar a equipe;
    • cancelar compromissos;
    • cobrar ações;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • identificar o assunto;
    • enviar convite ou convocação;
    • dar suporte em reuniões;
    • controlar malote;
    • elaborar documentação escolar;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • anotar recados;
    • acompanhar processos;
    • fazer checklist;
    • encaminhar pessoas;
    • anotar informações;
    • enviar correspondência;
    • triar correspondência;
    • definir horários;
    • digitar documentos;
    • elaborar relatórios;
    • administrar estresse;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • fazer ligações telefônicas;
    • trabalhar em equipe;
    • capacitar equipe;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • registrar correspondência;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • administrar pendências;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • cobrar respostas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • cadastrar documentos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • atender ligações telefônicas;
    • controlar prazos;
    • selecionar pessoal;
    • demonstrar discrição;
    • preparar sala/local;
    • arquivar correspondência;
    • colher assinatura;
    • levantar necessidades de material;
    • confirmar presença;
    • datilografar documentos;
    • divulgar informações;
    • controlar cronogramas;
    • ordenar documentos;
    • pesquisar informações e dados;
    • encaminhar documentos;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • confeccionar clippings;
    • administrar arquivos;
    • recepcionar pessoas;
    • classificar documentos;
    • transcrever textos;
    • marcar compromissos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • direcionar informações;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • atender pedidos e solicitações;
    • prestar serviço de intérprete;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • contratar expositores e palestrantes;
    • elaborar convites e convocações;
    • demonstrar dinamismo;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • demonstrar paciência;
    • transmitir fax;
    • ciceronear visitas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • dar suporte a expatriados;
    • elaborar lista de presença;
    • programar as atividades da equipe;
    • identificar a natureza do documento;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • reproduzir documentos;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • ler documentos;
    • protocolar correspondência;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • requisitar material;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • demonstrar proatividade;
    • administrar conflitos;
    • reservar sala/local;
    • elaborar base de dados;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo bilíngüe no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços advocatícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino fundamental
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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