Salário para o cargo de Auxiliar administrativo bilíngüe
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Auxiliar administrativo bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Auxiliar administrativo bilíngüe

Um Auxiliar administrativo bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.106,87 e R$ 9.861,49, com a média salarial de R$ 3.183,82 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar administrativo bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.183,82 38.205,81 795,95 14,98
1º Quartil 1.106,87 13.282,49 276,72 5,21
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,76
3º Quartil 7.520,80 90.249,56 1.880,20 35,38
Teto Salarial 9.861,49 118.337,93 2.465,37 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.567 - 12.019 5.045,54 1.566,66 4.350,00 9.923,01 12.019,04
Brasília - DF 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro - RJ 1.337 - 10.130 4.216,08 1.336,71 3.849,00 8.363,18 10.129,74
Porto Alegre - RS 1.356 - 3.110 1.658,20 1.355,55 1.378,24 2.567,45 3.109,77
Curitiba - PR 1.351 - 14.727 4.553,40 1.350,51 2.150,00 12.158,67 14.726,94
Novo Hamburgo - RS 3.707 - 5.865 4.546,36 3.707,14 4.800,00 4.842,05 5.864,84
Campo Grande - MS 1.140 - 2.661 1.443,65 1.140,00 1.217,00 2.196,84 2.660,87
Porto Velho - RO 1.091 - 2.298 1.324,40 1.090,84 1.170,00 1.896,90 2.297,58
Goiânia - GO 1.069 - 4.265 1.793,53 1.069,21 1.239,18 3.521,38 4.265,20
Pirassununga - SP 7.088 - 8.585 7.088,16 7.088,16 7.088,16 7.088,16 8.585,39
Barueri - SP 2.857 - 10.899 5.613,89 2.857,20 5.036,80 8.998,44 10.899,18
Imperatriz - MA 1.045 - 1.549 1.126,95 1.045,00 1.100,00 1.279,20 1.549,41
Umuarama - PR 1.084 - 1.879 1.343,85 1.083,75 1.408,00 1.551,60 1.879,34
Florianópolis - SC 1.446 - 5.843 2.980,77 1.446,25 3.158,96 4.824,27 5.843,30
Boa Vista - RR 1.137 - 6.155 2.067,09 1.137,00 1.186,00 5.081,56 6.154,93
Jaguaré - ES 1.068 - 1.819 1.225,61 1.068,32 1.188,31 1.501,75 1.818,96
Araucária - PR 1.294 - 1.689 1.357,24 1.293,75 1.369,00 1.394,26 1.688,77
Manaus - AM 1.065 - 3.833 1.704,59 1.065,00 1.481,37 3.164,96 3.833,49
Belo Horizonte - MG 1.045 - 6.334 2.529,69 1.045,00 2.003,36 5.229,67 6.334,33
Dourados - MS 1.108 - 2.023 1.319,80 1.108,33 1.284,50 1.669,84 2.022,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 11.587 4.484,58 1.281,35 3.200,00 9.566,14 11.586,80
Rio Grande do Sul 1.181 - 5.415 2.227,89 1.181,24 1.378,24 4.470,57 5.414,89
Paraná 1.149 - 6.544 2.355,45 1.149,43 1.400,00 5.402,98 6.544,25
Distrito Federal 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro 1.290 - 9.024 3.613,92 1.290,38 2.764,50 7.450,01 9.023,68
Minas Gerais 1.048 - 4.329 1.765,03 1.047,63 1.170,00 3.573,78 4.328,68
Santa Catarina 1.276 - 4.788 2.098,31 1.275,78 1.579,50 3.953,27 4.788,32
Goiás 1.047 - 2.947 1.431,76 1.046,94 1.127,75 2.432,69 2.946,55
Mato Grosso do Sul 1.109 - 2.352 1.372,22 1.108,78 1.217,00 1.942,10 2.352,33
Bahia 1.047 - 3.615 1.696,27 1.047,08 1.335,09 2.984,84 3.615,33
Espírito Santo 1.056 - 2.171 1.275,41 1.056,49 1.144,00 1.792,28 2.170,87
Mato Grosso 1.046 - 3.648 1.563,57 1.046,30 1.110,00 3.011,75 3.647,92
Maranhão 1.045 - 2.315 1.278,38 1.045,00 1.100,00 1.911,43 2.315,18
Rondônia 1.100 - 2.228 1.328,65 1.100,13 1.189,27 1.839,64 2.228,23
Pará 1.045 - 4.581 1.760,37 1.045,00 1.208,61 3.782,04 4.580,92
Pernambuco 1.067 - 4.817 1.963,98 1.067,00 1.200,00 3.976,91 4.816,95
Roraima 1.101 - 5.251 1.930,93 1.100,80 1.186,00 4.335,25 5.250,98
Amazonas 1.074 - 3.481 1.753,82 1.073,75 1.481,37 2.873,72 3.480,73
Tocantins 1.045 - 1.448 1.095,63 1.045,00 1.087,68 1.195,22 1.447,69
Paraíba 1.087 - 106.653 22.143,57 1.087,13 1.800,00 88.053,33 106.652,84
Ceará 1.097 - 17.773 4.656,69 1.096,67 1.604,00 14.673,60 17.773,10


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Auxiliar administrativo bilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • organizar eventos e viagens;
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir suprimentos;

  • Atividades

    • contratar expositores e palestrantes;
    • assinar documentação escolar;
    • ordenar documentos;
    • escolher cardápio;
    • atender pedidos e solicitações;
    • confirmar presença;
    • tomar ditados;
    • elaborar lista de presença;
    • preparar sala/local;
    • triar correspondência;
    • ciceronear visitas;
    • demonstrar iniciativa;
    • direcionar informações;
    • cotar preços;
    • identificar a natureza do documento;
    • controlar malote;
    • confeccionar clippings;
    • avaliar a equipe;
    • dar suporte durante o evento;
    • fazer checklist;
    • demonstrar proatividade;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • capacitar equipe;
    • trabalhar sob pressão;
    • traduzir documentos;
    • orientar pessoas;
    • dar suporte em reuniões;
    • prestar serviço de intérprete;
    • atender ligações telefônicas;
    • elaborar convites e convocações;
    • elaborar documentação escolar;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar senso de organização;
    • revisar traduções;
    • cobrar ações;
    • cancelar compromissos;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar base de dados;
    • administrar conflitos;
    • controlar cronogramas;
    • encaminhar pessoas;
    • solicitar verbas;
    • pesquisar local;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • anotar recados;
    • marcar compromissos;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • cobrar respostas;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • transcrever textos;
    • transmitir fax;
    • administrar pendências;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • ler documentos;
    • contratar serviços de terceiros;
    • administrar estresse;
    • formatar documentos;
    • secretariar reuniões;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • atualizar arquivos;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • definir horários;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • dar suporte a expatriados;
    • redigir documentos;
    • selecionar pessoal;
    • contornar situações adversas;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • enviar convite ou convocação;
    • programar as atividades da equipe;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • recepcionar pessoas;
    • encaminhar certificados;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • digitar documentos;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • preparar apresentações;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • arquivar correspondência;
    • datilografar documentos;
    • demonstrar discrição;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • cobrar relatórios;
    • registrar correspondência;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • administrar arquivos;
    • encaminhar documentos;
    • elaborar prestação de contas;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • controlar prazos;
    • enviar correspondência;
    • elaborar relatórios;
    • anotar informações;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • cadastrar documentos;
    • elaborar atas;
    • identificar o assunto;
    • reproduzir documentos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • receber correspondência;
    • protocolar correspondência;
    • divulgar informações;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • requisitar material;
    • transmitir recados;
    • formular pedidos de compra;
    • acompanhar processos;
    • conferir material;
    • classificar documentos;
    • demonstrar dinamismo;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • adaptar-se a mudanças;
    • colher assinatura;
    • fornecer informações;
    • demonstrar sensibilidade;
    • levantar necessidades de material;
    • reservar sala/local;
    • pesquisar informações e dados;
    • fazer ligações telefônicas;


    Setores que mais contratam Auxiliar administrativo bilíngüe no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços advocatícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino fundamental
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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