Salário para o cargo de Assistente trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente trilíngüe

Um Assistente trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir suprimentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerenciar informações;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;

  • Atividades

    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • fornecer informações;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • recepcionar pessoas;
    • reproduzir documentos;
    • demonstrar paciência;
    • formatar documentos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • avaliar a equipe;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • contornar situações adversas;
    • fazer checklist;
    • demonstrar discrição;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • confirmar presença;
    • revisar traduções;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • preparar apresentações;
    • administrar estresse;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • elaborar prestação de contas;
    • confeccionar clippings;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • datilografar documentos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • capacitar equipe;
    • registrar correspondência;
    • atender ligações telefônicas;
    • selecionar pessoal;
    • transmitir fax;
    • ciceronear visitas;
    • traduzir documentos;
    • prestar serviço de intérprete;
    • encaminhar documentos;
    • orientar pessoas;
    • anotar informações;
    • atualizar arquivos;
    • enviar convite ou convocação;
    • requisitar material;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • escolher cardápio;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • conferir material;
    • triar correspondência;
    • fazer ligações telefônicas;
    • demonstrar dinamismo;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • encaminhar pessoas;
    • formular pedidos de compra;
    • administrar arquivos;
    • protocolar correspondência;
    • receber correspondência;
    • cotar preços;
    • enviar correspondência;
    • elaborar convites e convocações;
    • administrar conflitos;
    • dar suporte em reuniões;
    • digitar documentos;
    • preparar sala/local;
    • programar as atividades da equipe;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • elaborar lista de presença;
    • demonstrar iniciativa;
    • tomar ditados;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • administrar pendências;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • elaborar base de dados;
    • contratar serviços de terceiros;
    • demonstrar proatividade;
    • elaborar documentação escolar;
    • levantar necessidades de material;
    • cobrar relatórios;
    • reservar sala/local;
    • acompanhar processos;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • transcrever textos;
    • transmitir recados;
    • trabalhar sob pressão;
    • colher assinatura;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • cancelar compromissos;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • classificar documentos;
    • arquivar correspondência;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • solicitar verbas;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • identificar a natureza do documento;
    • cobrar ações;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • cadastrar documentos;
    • encaminhar certificados;
    • dar suporte durante o evento;
    • pesquisar local;
    • ler documentos;
    • identificar o assunto;
    • definir horários;
    • dar suporte a expatriados;
    • adaptar-se a mudanças;
    • atender pedidos e solicitações;
    • controlar prazos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • redigir documentos;
    • elaborar atas;
    • direcionar informações;
    • elaborar relatórios;
    • assinar documentação escolar;
    • marcar compromissos;
    • divulgar informações;
    • demonstrar senso de organização;
    • ordenar documentos;
    • cobrar respostas;
    • controlar malote;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • anotar recados;
    • pesquisar informações e dados;
    • secretariar reuniões;

    Setores que mais contratam Assistente trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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