Salário para o cargo de Assistente trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente trilíngüe

Um Assistente trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • elaborar documentos;
  • organizar eventos e viagens;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerenciar informações;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir suprimentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;

  • Atividades

    • demonstrar discrição;
    • elaborar relatórios;
    • controlar prazos;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • demonstrar proatividade;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • fornecer informações;
    • elaborar atas;
    • conferir material;
    • encaminhar certificados;
    • preparar sala/local;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • cadastrar documentos;
    • capacitar equipe;
    • traduzir documentos;
    • pesquisar local;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • trabalhar sob pressão;
    • adaptar-se a mudanças;
    • cobrar relatórios;
    • transcrever textos;
    • administrar estresse;
    • avaliar a equipe;
    • programar as atividades da equipe;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • trabalhar em equipe;
    • requisitar material;
    • identificar o assunto;
    • colher assinatura;
    • redigir documentos;
    • atualizar arquivos;
    • definir horários;
    • marcar compromissos;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • demonstrar dinamismo;
    • direcionar informações;
    • orientar pessoas;
    • encaminhar pessoas;
    • elaborar documentação escolar;
    • revisar traduções;
    • cotar preços;
    • ordenar documentos;
    • acompanhar processos;
    • dar suporte em reuniões;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • selecionar pessoal;
    • escolher cardápio;
    • confirmar presença;
    • transmitir recados;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • atender pedidos e solicitações;
    • triar correspondência;
    • demonstrar paciência;
    • encaminhar documentos;
    • classificar documentos;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • elaborar lista de presença;
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar base de dados;
    • enviar convite ou convocação;
    • fazer ligações telefônicas;
    • reproduzir documentos;
    • elaborar convites e convocações;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • transmitir fax;
    • divulgar informações;
    • elaborar prestação de contas;
    • reservar sala/local;
    • prestar serviço de intérprete;
    • pesquisar informações e dados;
    • levantar necessidades de material;
    • fazer checklist;
    • datilografar documentos;
    • confeccionar clippings;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • formatar documentos;
    • ler documentos;
    • digitar documentos;
    • tomar ditados;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • protocolar correspondência;
    • dar suporte durante o evento;
    • anotar recados;
    • demonstrar senso de organização;
    • assinar documentação escolar;
    • atender ligações telefônicas;
    • administrar conflitos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • dar suporte a expatriados;
    • cobrar ações;
    • cobrar respostas;
    • solicitar verbas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • contratar serviços de terceiros;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • formular pedidos de compra;
    • enviar correspondência;
    • contornar situações adversas;
    • administrar arquivos;
    • recepcionar pessoas;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • controlar cronogramas;
    • registrar correspondência;
    • demonstrar iniciativa;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • anotar informações;
    • secretariar reuniões;
    • cancelar compromissos;
    • identificar a natureza do documento;
    • administrar pendências;
    • preparar apresentações;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • controlar malote;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • receber correspondência;
    • arquivar correspondência;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • ciceronear visitas;


    Setores que mais contratam Assistente trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: