Salário para o cargo de Assistente trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente trilíngüe

Um Assistente trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerir suprimentos;
  • gerenciar informações;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;

  • Atividades

    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • atualizar arquivos;
    • solicitar verbas;
    • cobrar relatórios;
    • marcar compromissos;
    • cadastrar documentos;
    • enviar correspondência;
    • elaborar base de dados;
    • demonstrar senso de organização;
    • escolher cardápio;
    • anotar recados;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • atender pedidos e solicitações;
    • transmitir fax;
    • secretariar reuniões;
    • administrar conflitos;
    • transmitir recados;
    • cobrar ações;
    • avaliar a equipe;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • elaborar relatórios;
    • fornecer informações;
    • encaminhar certificados;
    • reservar sala/local;
    • requisitar material;
    • elaborar atas;
    • formular pedidos de compra;
    • arquivar correspondência;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • acompanhar processos;
    • definir horários;
    • orientar pessoas;
    • demonstrar paciência;
    • identificar a natureza do documento;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • encaminhar pessoas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • triar correspondência;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • divulgar informações;
    • pesquisar informações e dados;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • revisar traduções;
    • administrar pendências;
    • cotar preços;
    • trabalhar sob pressão;
    • receber correspondência;
    • ciceronear visitas;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • encaminhar documentos;
    • controlar cronogramas;
    • dar suporte durante o evento;
    • anotar informações;
    • demonstrar discrição;
    • registrar correspondência;
    • confeccionar clippings;
    • digitar documentos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • dar suporte a expatriados;
    • programar as atividades da equipe;
    • confirmar presença;
    • demonstrar proatividade;
    • colher assinatura;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • tomar ditados;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • dar suporte em reuniões;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • datilografar documentos;
    • selecionar pessoal;
    • levantar necessidades de material;
    • fazer ligações telefônicas;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar serviço de intérprete;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • protocolar correspondência;
    • capacitar equipe;
    • elaborar lista de presença;
    • redigir documentos;
    • assinar documentação escolar;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • identificar o assunto;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • contornar situações adversas;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • demonstrar dinamismo;
    • ler documentos;
    • administrar estresse;
    • direcionar informações;
    • preparar apresentações;
    • contratar serviços de terceiros;
    • controlar prazos;
    • recepcionar pessoas;
    • conferir material;
    • enviar convite ou convocação;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • controlar malote;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • transcrever textos;
    • atender ligações telefônicas;
    • classificar documentos;
    • elaborar convites e convocações;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • elaborar prestação de contas;
    • demonstrar iniciativa;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • reproduzir documentos;
    • preparar sala/local;
    • ordenar documentos;
    • formatar documentos;
    • demonstrar sensibilidade;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • pesquisar local;
    • cobrar respostas;
    • fazer checklist;
    • administrar arquivos;
    • elaborar documentação escolar;
    • cancelar compromissos;
    • traduzir documentos;
    • monitorar horários de entrada e saída;


    Setores que mais contratam Assistente trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Construção de edifícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão