Salário para o cargo de Assistente trilíngüe
CBO 2523-15 > Secretárias(os) executivas(os)

Assistente trilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Assistente trilíngüe

Um Assistente trilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.060,90 e R$ 5.301,31, com a média salarial de R$ 1.937,67 e o salário mediana em R$ 1.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente trilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.937,67 23.252,07 484,42 8,99
1º Quartil 1.060,90 12.730,82 265,23 4,92
Salário Mediana 1.300,00 15.600,00 325,00 6,03
3º Quartil 4.043,01 48.516,09 1.010,75 18,76
Teto Salarial 5.301,31 63.615,75 1.325,33 24,60


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 11.736 3.645,63 1.049,80 1.244,06 9.689,05 11.735,67
Brasília - DF 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Aracaju - SE 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Três Lagoas - MS 1.130 - 1.776 1.279,33 1.130,00 1.300,00 1.466,67 1.776,47
Rio de Janeiro - RJ 1.300 - 10.694 5.971,40 1.300,00 6.936,00 8.828,69 10.693,57
Goiânia - GO 1.060 - 7.267 2.116,13 1.060,37 1.110,30 6.000,00 7.267,38
São José do Rio Preto - SP 1.350 - 2.286 1.544,26 1.350,00 1.550,56 1.886,97 2.285,55
Lages - SC 1.289 - 2.374 1.646,48 1.289,20 1.734,00 1.960,00 2.374,01
Jaguaré - ES 1.100 - 1.453 1.150,31 1.100,00 1.143,93 1.200,00 1.453,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.093 - 9.253 2.875,02 1.093,49 1.383,21 7.639,00 9.252,59
Minas Gerais 1.045 - 3.993 1.666,27 1.045,00 1.161,53 3.296,62 3.992,97
Santa Catarina 1.240 - 3.772 1.780,57 1.239,71 1.391,00 3.113,84 3.771,58
Mato Grosso do Sul 1.148 - 2.119 1.367,87 1.147,50 1.300,00 1.749,87 2.119,50
Distrito Federal 1.093 - 3.325 1.552,62 1.093,20 1.210,82 2.745,25 3.325,13
Sergipe 1.045 - 1.299 1.051,11 1.045,00 1.045,00 1.072,50 1.299,04
Espírito Santo 1.092 - 2.299 1.306,90 1.092,42 1.170,45 1.897,66 2.298,51
Goiás 1.050 - 4.782 1.778,81 1.050,12 1.110,00 3.948,34 4.782,35
Rio de Janeiro 1.222 - 9.773 3.948,53 1.222,35 2.364,07 8.068,76 9.773,12
Bahia 1.073 - 2.544 1.629,21 1.072,50 1.903,41 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.380 - 2.202 1.594,00 1.380,00 1.650,00 1.818,00 2.202,02
Rio Grande do Sul 1.340 - 4.882 2.145,16 1.340,00 1.652,65 4.030,95 4.882,41
Tocantins 1.045 - 1.628 1.180,75 1.045,00 1.189,00 1.344,50 1.628,50
Pará 1.045 - 3.270 1.591,49 1.045,00 1.291,97 2.700,00 3.270,32
Mato Grosso 1.045 - 2.422 1.401,82 1.045,00 1.300,00 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Assistente trilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • elaborar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar eventos e viagens;
  • gerir suprimentos;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerenciar informações;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;

  • Atividades

    • elaborar planilhas e gráficos;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • enviar convite ou convocação;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • elaborar convites e convocações;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • orientar pessoas;
    • elaborar lista de presença;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • anotar recados;
    • anotar informações;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • controlar prazos;
    • confeccionar clippings;
    • elaborar documentação escolar;
    • elaborar relatórios;
    • administrar pendências;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • demonstrar espírito de liderança;
    • demonstrar dinamismo;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • escolher cardápio;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • encaminhar certificados;
    • protocolar correspondência;
    • arquivar correspondência;
    • administrar estresse;
    • elaborar atas;
    • pesquisar informações e dados;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • identificar o assunto;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • demonstrar iniciativa;
    • atender pedidos e solicitações;
    • traduzir documentos;
    • recepcionar pessoas;
    • direcionar informações;
    • controlar cronogramas;
    • trabalhar sob pressão;
    • cobrar ações;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • programar as atividades da equipe;
    • dar suporte durante o evento;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • prestar serviço de intérprete;
    • avaliar a equipe;
    • cobrar relatórios;
    • demonstrar proatividade;
    • adaptar-se a mudanças;
    • colher assinatura;
    • solicitar verbas;
    • demonstrar sensibilidade;
    • administrar arquivos;
    • controlar malote;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • trabalhar em equipe;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • requisitar material;
    • ciceronear visitas;
    • datilografar documentos;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • cotar preços;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • confirmar presença;
    • fazer ligações telefônicas;
    • receber correspondência;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • demonstrar discrição;
    • transcrever textos;
    • atender ligações telefônicas;
    • levantar necessidades de material;
    • preparar sala/local;
    • cancelar compromissos;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • definir horários;
    • formatar documentos;
    • reservar sala/local;
    • enviar correspondência;
    • administrar conflitos;
    • selecionar pessoal;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • encaminhar documentos;
    • fazer checklist;
    • contratar serviços de terceiros;
    • atualizar arquivos;
    • transmitir recados;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • classificar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • elaborar base de dados;
    • ordenar documentos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • identificar a natureza do documento;
    • divulgar informações;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • demonstrar paciência;
    • elaborar prestação de contas;
    • assinar documentação escolar;
    • capacitar equipe;
    • reproduzir documentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • transmitir fax;
    • preparar apresentações;
    • ler documentos;
    • encaminhar pessoas;
    • digitar documentos;
    • contornar situações adversas;
    • cobrar respostas;
    • dar suporte em reuniões;
    • tomar ditados;
    • pesquisar local;
    • secretariar reuniões;
    • triar correspondência;
    • dar suporte a expatriados;
    • fornecer informações;
    • registrar correspondência;
    • redigir documentos;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • marcar compromissos;
    • formular pedidos de compra;
    • revisar traduções;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • conferir material;
    • acompanhar processos;


    Setores que mais contratam Assistente trilíngüe no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Construção de edifícios
    • Educação superior - graduação
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensionato
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensionato