Salário para o cargo de Higienista ocupacional
CBO 2149-40 > Engenheiros de produção, qualidade, segurança

Higienista ocupacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Controlam perdas de processos, produtos e serviços ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Desenvolvem, testam e supervisionam sistemas, processos e métodos produtivos, gerenciam atividades de segurança no trabalho e do meio ambiente, gerenciam exposições a fatores ocupacionais de risco à saúde do trabalhador, planejam empreendimentos e atividades produtivas e coordenam equipes, treinamentos e atividades de trabalho. Os Engenheiros de Logística também gerenciam as operações de logística em três eixos: transportes, armazenamento e inteligência, inclusive no que se refere à logística reversa.

Quanto ganha um Higienista ocupacional

Um Higienista ocupacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.179,67 e R$ 28.817,78, com a média salarial de R$ 8.166,10 e o salário mediana em R$ 1.392,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Higienista ocupacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.166,10 97.993,16 2.041,52 38,71
1º Quartil 1.179,67 14.156,00 294,92 5,59
Salário Mediana 1.392,00 16.704,00 348,00 6,60
3º Quartil 21.977,67 263.732,01 5.494,42 104,17
Teto Salarial 28.817,78 345.813,33 7.204,44 136,59


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Engenheiros, arquitetos
        • Engenheiros de produção, qualidade, segurança

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.065 - 1.555 1.128,68 1.064,67 1.088,40 1.283,71 1.554,86
Chapeco - SC 1.316 - 1.817 1.380,44 1.315,50 1.331,00 1.500,00 1.816,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.071 - 3.129 1.432,40 1.070,50 1.101,01 2.583,73 3.129,49
Santa Catarina 1.316 - 1.817 1.380,44 1.315,50 1.331,00 1.500,00 1.816,85
Bahia 1.500 - 10.759 4.195,00 1.500,00 1.800,00 8.882,50 10.758,75
Minas Gerais 2.300 - 4.360 2.716,89 2.300,40 2.300,40 3.599,75 4.360,13
Paraná 1.392 - 382.918 64.854,00 1.392,00 1.846,00 316.140,00 382.918,25


Principais locais de trabalho

Engenheiros de produção, qualidade, segurança o trabalho é exercido em empresas dos mais diversos ramos, embora predomine o ramo industrial onde podemos destacar a metalurgia, fabricação de máquinas, equipamentos e veículos automotores, produtos alimentares e refino de petróleo. As instituições empregadoras são de diversos portes, públicas ou privadas. Os profissionais trabalham em equipe, com supervisão ocasional. Eventualmente, em algumas atividades, podem estar expostos a condições especiais de trabalho, tais como ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Engenheiros de produção, qualidade, segurança

As ocupações da família requerem curso de Engenharia ou de Tecnologia nas áreas de Produção Industrial e Segurança do Trabalho, com registro no CREA, seguido ou não de cursos de especialização. Na área de processos e métodos, tempos e movimentos, é comum a formação em engenharia de produção ou industrial. É cada vez mais frequente a presença de profissionais com pós-graduação. A ocupação Higienista Ocupacional requer formação superior em engenharia, física, química, tecnologia, bioquímica, medicina, biologia, ou em outras ciências exatas ou biológicas correlatas seguido de curso de especialização na área de Higiene Ocupacional. O exercício pleno da atividade se dá, em média, após quatro anos de exercício profissional no caso dos engenheiros e dos tecnólogos em segurança do trabalho e de um a dois anos para os tecnólogos em produção industrial.


Funções e atividades do Higienista ocupacional

Engenheiros de produção, qualidade, segurança devem:

  • gerir operações logísticas;
  • gerenciar exposições a fatores ocupacionais de risco À saúde;
  • emitir documentação técnica;
  • supervisionar sistemas, processos e métodos produtivos;
  • desenvolver métodos, processos, produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar empreendimentos e atividades produtivas e de logística;
  • controlar perdas de processos, produtos e serviços;
  • gerenciar segurança no trabalho e do meio ambiente;
  • coordenar equipe e atividades de trabalho;

  • Atividades

    • elaborar análise de riscos de empreendimentos e atividades produtivas;
    • demonstrar liderança;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • inspecionar capacidade de instalações e equipamentos;
    • demonstrar capacidade de resolução de problemas;
    • demonstrar proatividade;
    • capacitar equipe de trabalho;
    • definir objetivos de trabalho;
    • definir orçamento e fontes de recursos financeiros;
    • pesquisar efeitos à saúde dos fatores de risco;
    • implantar ferramentas de controle de desempenho e qualidade de processos e serviços;
    • participar da elaboração de métodos e procedimentos de segurança;
    • dimensionar programa de prevenção e combate a incêndios ( ppci );
    • emitir laudos periciais;
    • emitir programas de prevenção;
    • mapear equipe de trabalho;
    • elaborar relatórios;
    • pesquisar mercado consumidor;
    • estabelecer estratégia de avaliação e/ou controle da exposição;
    • verificar eficácia das medidas de controle;
    • gerar especificações técnicas e de segurança de produtos e/ou serviços;
    • projetar lay-out de armazéns;
    • medir as exposições a fatores ocupacionais de risco;
    • ajustar processos e serviços;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • demonstrar capacidade de antecipar problemas;
    • divulgar resultados e planos de trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar aceitabilidade dos resultados;
    • classificar exposição a riscos potenciais;
    • definir tipo de equipamentos de movimentação e transporte;
    • participar da elaboração do plano de negócio;
    • demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
    • identificar medidas de controle existentes para os fatores de risco;
    • acompanhar implementação do plano de ações preventivas e corretivas;
    • implementar plano de ações preventivas e corretivas;
    • documentar memória técnica de métodos, processos, produtos e serviços;
    • priorizar riscos a serem medidos;
    • pesquisar prestadores de serviços logísticos;
    • providenciar sinalizações de segurança;
    • avaliar eficácia de treinamentos;
    • propor alterações em equipamentos e produtos de segurança;
    • criar banco de dados de processos e projetos;
    • demonstrar capacidade de inferência;
    • preparar art (anotação de responsabilidade técnica);
    • elaborar propostas técnicas;
    • projetar fluxo físico de produtos;
    • demonstrar capacidade de atenção difusa;
    • analisar indicadores epidemiológicos;
    • interpretar dados e resultados;
    • testar métodos e processos de produção e segurança;
    • analisar projetos;
    • analisar causas de perdas;
    • planejar gestão de frota;
    • definir necessidades orçamentárias da área;
    • elaborar plano de otimização de uso de recursos logísticos;
    • comparar processos, produtos e serviços;
    • coletar dados de processo;
    • determinar procedimentos de segurança para trabalho com eletricidade;
    • gerar especificações técnicas e de segurança de processos e/ou serviços;
    • testar produtos em campo;
    • demonstrar objetividade;
    • participar na elaboração de mapa de risco;
    • estabelecer plano de ações preventivas e corretivas;
    • inspecionar funcionamento de processos, produtos e serviços;
    • implantar sistema de gestão da segurança;
    • determinar procedimentos de segurança em armazenagem, transporte e utilização de produtos químicos;
    • medir parâmetros/indicadores de processos, produtos e serviços;
    • verificar procedimentos de descarte de rejeitos industriais;
    • traçar roteiro de cargas (roteirização);
    • acompanhar perícia técnica;
    • tomar decisões;
    • desenvolver fornecedores (capacitação de fornecedores);
    • prestar assessorias técnicas;
    • auditorar processos, produtos e serviços;
    • solicitar autorização para aquisição de produtos controlados;
    • administrar custos e nível de serviço;
    • emitir mapa de risco;
    • gerir operações de armazéns;
    • realizar pesquisas;
    • elaborar programas de segurança do trabalho;
    • preparar contratos de seguro;
    • identificar trabalhador mais exposto;
    • controlar emissão de efluentes líquidos, gasosos e sólidos;
    • demonstrar capacidade de agir sob pressão;
    • prestar consultoria;
    • pesquisar normas e legislação;
    • estimar perdas;
    • elaborar estratégia de amostragem;
    • avaliar desempenho de equipe de trabalho;
    • gerar protótipos;
    • padronizar sistemas e operações;
    • preparar documentos para patentes de produtos e processos;
    • analisar viabilidade técnico-produtiva, econômica e legal;
    • determinar causas de perdas;
    • fixar metas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • recomendar medidas de controle;
    • monitorar desempenho de processos;
    • participar do planejamento de gestão de estoque;
    • inspecionar produtividade de processos e serviços;
    • elaborar plano de atendimento às emergências (pae);
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • providenciar avaliação ergonômica de postos de trabalho;
    • determinar procedimentos de segurança para espaços confinados;
    • projetar sistemas de armazenamento e transporte;
    • reconhecer fatores ocupacionais de risco à saúde;
    • propor sistemas de segurança;
    • analisar informações dos programas dos controles médicos;
    • organizar cronograma de equipe de trabalho;
    • emitir laudos e/ou pareceres técnicos;
    • determinar logística de descarte e/ou retorno de produtos;
    • determinar fluxo de informações na cadeia de suprimentos;
    • assumir riscos;
    • elaborar cronograma físico e financeiro;
    • participar da elaboração do ppra e/ou ppci;
    • atualizar dados de registros;
    • definir metodologia de avaliação;
    • elaborar programação de carga (schedule);
    • elaborar estudo técnico e econômico de empreendimentos e atividades de trabalho;
    • organizar treinamentos;
    • elaborar programas de prevenção de risco ambiental (ppra) e demais programas de prevenção;
    • identificar a exposição potencial do trabalhador aos fatores de risco;
    • efetuar o tratamento estatístico das medições;
    • determinar tipos de equipamentos de proteção individual e coletiva conforme riscos;
    • analisar projetos de implantação e modificação de instalações, processos, equipamentos e locais de trabalho;
    • participar da definição de perfil de pessoal;
    • contratar prestadores de serviços logísticos;
    • analisar riscos do processo, da atividade e do local de trabalho;
    • avaliar eficácia/eficiência de ajustes;
    • compatibilizar métodos, processos, produtos e/ou serviços de acordo com normas e legislação;
    • definir métodos e etapas de produção;
    • delegar tarefas;
    • projetar produtos e processos;
    • processar dados de registros;
    • interpretar resultados da avaliação;
    • validar métodos, processos, produtos e/ou serviços;
    • identificar riscos potenciais à saúde em projetos;
    • pesquisar tecnologias;
    • propor adequação de instalações, métodos e processos;
    • caracterizar os grupos de exposição a fatores de risco;
    • dimensionar equipamentos e recursos;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • dimensionar taxas, descontos e prêmios de seguros;
    • identificar perdas;
    • propor remanejamento de pessoal incapacitado para o posto de trabalho;
    • negociar condições de prestação de serviço;
    • definir localização e quantidade de instalações logísticas (centros de distribuição, fábricas e etc);
    • testar produtos em laboratório;
    • verificar cumprimento de tarefas;
    • implantar ferramentas de controle de qualidade;
    • participar de seleção de pessoal;
    • propor criação de produtos de segurança;
    • definir modais de transporte;
    • definir equipe e materiais de trabalho;
    • elaborar manual de procedimentos complementares;
    • verificar necessidades de treinamento de equipe;
    • inspecionar instalações;
    • criar métodos e processos de produção e segurança;
    • elaborar plano de reaproveitamento de perdas;
    • determinar procedimentos de segurança para atividades com pressão anormal;
    • demonstrar capacidade de evidenciar senso crítico;
    • determinar procedimentos para redução ou eliminação de ruídos industriais;


    Setores que mais contratam Higienista ocupacional no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fabricação de produtos de carne
    • Fabricação de outros produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Comércio atacadista de pescados e frutos do mar
    • Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Instituições de longa permanência para idosos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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