Salário para o cargo de Secretário bilíngüe
CBO 2523-10 > Secretárias(os) executivas(os)

Secretário bilíngüe - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Assessoram os executivos no desempenho de suas funções,atendendo pessoas(cliente externo e interno), gerenciando informações, elaboram documentos, controlam correspondência física e eletrônica, prestam serviços em idioma estrangeiro, organizam eventos e viagens, supervisionam equipes de trabalho, gerem suprimentos, arquivam documentos físicos e eletrônicos auxiliando na execução de suas tarefas administrativas e em reuniões.

Quanto ganha um Secretário bilíngüe

Um Secretário bilíngüe trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.106,87 e R$ 9.861,49, com a média salarial de R$ 3.183,82 e o salário mediana em R$ 1.650,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Secretário bilíngüe

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.183,82 38.205,81 795,95 14,98
1º Quartil 1.106,87 13.282,49 276,72 5,21
Salário Mediana 1.650,00 19.800,00 412,50 7,76
3º Quartil 7.520,80 90.249,56 1.880,20 35,38
Teto Salarial 9.861,49 118.337,93 2.465,37 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de organização e administração de empresas
        • Secretárias(os) executivas(os)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.567 - 12.019 5.045,54 1.566,66 4.350,00 9.923,01 12.019,04
Brasília - DF 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro - RJ 1.337 - 10.130 4.216,08 1.336,71 3.849,00 8.363,18 10.129,74
Porto Alegre - RS 1.356 - 3.110 1.658,20 1.355,55 1.378,24 2.567,45 3.109,77
Curitiba - PR 1.351 - 14.727 4.553,40 1.350,51 2.150,00 12.158,67 14.726,94
Novo Hamburgo - RS 3.707 - 5.865 4.546,36 3.707,14 4.800,00 4.842,05 5.864,84
Campo Grande - MS 1.140 - 2.661 1.443,65 1.140,00 1.217,00 2.196,84 2.660,87
Porto Velho - RO 1.091 - 2.298 1.324,40 1.090,84 1.170,00 1.896,90 2.297,58
Goiânia - GO 1.069 - 4.265 1.793,53 1.069,21 1.239,18 3.521,38 4.265,20
Pirassununga - SP 7.088 - 8.585 7.088,16 7.088,16 7.088,16 7.088,16 8.585,39
Barueri - SP 2.857 - 10.899 5.613,89 2.857,20 5.036,80 8.998,44 10.899,18
Imperatriz - MA 1.045 - 1.549 1.126,95 1.045,00 1.100,00 1.279,20 1.549,41
Umuarama - PR 1.084 - 1.879 1.343,85 1.083,75 1.408,00 1.551,60 1.879,34
Florianópolis - SC 1.446 - 5.843 2.980,77 1.446,25 3.158,96 4.824,27 5.843,30
Boa Vista - RR 1.137 - 6.155 2.067,09 1.137,00 1.186,00 5.081,56 6.154,93
Jaguaré - ES 1.068 - 1.819 1.225,61 1.068,32 1.188,31 1.501,75 1.818,96
Araucária - PR 1.294 - 1.689 1.357,24 1.293,75 1.369,00 1.394,26 1.688,77
Manaus - AM 1.065 - 3.833 1.704,59 1.065,00 1.481,37 3.164,96 3.833,49
Belo Horizonte - MG 1.045 - 6.334 2.529,69 1.045,00 2.003,36 5.229,67 6.334,33
Dourados - MS 1.108 - 2.023 1.319,80 1.108,33 1.284,50 1.669,84 2.022,56


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.281 - 11.587 4.484,58 1.281,35 3.200,00 9.566,14 11.586,80
Rio Grande do Sul 1.181 - 5.415 2.227,89 1.181,24 1.378,24 4.470,57 5.414,89
Paraná 1.149 - 6.544 2.355,45 1.149,43 1.400,00 5.402,98 6.544,25
Distrito Federal 2.277 - 6.180 4.268,95 2.277,03 4.814,36 5.102,01 6.179,71
Rio de Janeiro 1.290 - 9.024 3.613,92 1.290,38 2.764,50 7.450,01 9.023,68
Minas Gerais 1.048 - 4.329 1.765,03 1.047,63 1.170,00 3.573,78 4.328,68
Santa Catarina 1.276 - 4.788 2.098,31 1.275,78 1.579,50 3.953,27 4.788,32
Goiás 1.047 - 2.947 1.431,76 1.046,94 1.127,75 2.432,69 2.946,55
Mato Grosso do Sul 1.109 - 2.352 1.372,22 1.108,78 1.217,00 1.942,10 2.352,33
Bahia 1.047 - 3.615 1.696,27 1.047,08 1.335,09 2.984,84 3.615,33
Espírito Santo 1.056 - 2.171 1.275,41 1.056,49 1.144,00 1.792,28 2.170,87
Mato Grosso 1.046 - 3.648 1.563,57 1.046,30 1.110,00 3.011,75 3.647,92
Maranhão 1.045 - 2.315 1.278,38 1.045,00 1.100,00 1.911,43 2.315,18
Rondônia 1.100 - 2.228 1.328,65 1.100,13 1.189,27 1.839,64 2.228,23
Pará 1.045 - 4.581 1.760,37 1.045,00 1.208,61 3.782,04 4.580,92
Pernambuco 1.067 - 4.817 1.963,98 1.067,00 1.200,00 3.976,91 4.816,95
Roraima 1.101 - 5.251 1.930,93 1.100,80 1.186,00 4.335,25 5.250,98
Amazonas 1.074 - 3.481 1.753,82 1.073,75 1.481,37 2.873,72 3.480,73
Tocantins 1.045 - 1.448 1.095,63 1.045,00 1.087,68 1.195,22 1.447,69
Paraíba 1.087 - 106.653 22.143,57 1.087,13 1.800,00 88.053,33 106.652,84
Ceará 1.097 - 17.773 4.656,69 1.096,67 1.604,00 14.673,60 17.773,10


Principais locais de trabalho

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Secretárias(os) executivas(os)

O exercício desse cargo requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.


Funções e atividades do Secretário bilíngüe

Secretárias(os) executivas(os) devem:

  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • organizar eventos e viagens;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • gerir suprimentos;
  • prestar serviços em idioma estrangeiro;
  • elaborar documentos;
  • supervisionar equipes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar executivo(s) / Área(s);
  • gerenciar informações;

  • Atividades

    • registrar correspondência;
    • administrar agenda do(s) executivo(s);
    • demonstrar iniciativa;
    • requisitar material;
    • definir horários;
    • elaborar convites e convocações;
    • solicitar verbas;
    • transmitir recados;
    • datilografar documentos;
    • providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio;
    • selecionar pessoal;
    • direcionar informações;
    • dar suporte em reuniões;
    • formular pedidos de compra;
    • dar suporte durante o evento;
    • priorizar compromissos e ligações telefônicas;
    • determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem);
    • colher assinatura;
    • traduzir documentos;
    • ordenar documentos;
    • trabalhar em equipe;
    • identificar o assunto;
    • avaliar a equipe;
    • consultar profissionais de outras áreas;
    • recepcionar pessoas;
    • adaptar-se a mudanças;
    • demonstrar espírito de liderança;
    • elaborar atas;
    • classificar documentos;
    • cadastrar documentos;
    • ciceronear visitas;
    • revisar traduções;
    • sintetizar textos em idioma estrangeiro;
    • encaminhar certificados;
    • comprar material, equipamento e mobiliário;
    • transmitir fax;
    • marcar compromissos;
    • acompanhar contratos e garantias;
    • reservar sala/local;
    • ler documentos;
    • digitar documentos;
    • trabalhar sob pressão;
    • cobrar ações;
    • utilizar a tabela de temporalidade;
    • anotar recados;
    • fazer ligações telefônicas;
    • secretariar reuniões;
    • demonstrar senso de organização;
    • contratar expositores e palestrantes;
    • preparar apresentações;
    • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
    • pesquisar local;
    • escolher cardápio;
    • despachar com o(s) executivo(s);
    • demonstrar sensibilidade;
    • elaborar prestação de contas;
    • tomar ditados;
    • atualizar arquivos;
    • elaborar lista de presença;
    • encaminhar documentos;
    • protocolar correspondência;
    • identificar a natureza do documento;
    • divulgar informações;
    • redigir documentos em idioma estrangeiro;
    • triar correspondência;
    • conferir material;
    • autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros;
    • providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos);
    • assinar documentação escolar;
    • elaborar base de dados;
    • controlar cronogramas;
    • demonstrar paciência;
    • administrar arquivos;
    • monitorar horários de entrada e saída;
    • administrar estresse;
    • pesquisar informações e dados;
    • formatar documentos;
    • anotar informações;
    • manter atualizado o banco de dados;
    • atender pedidos e solicitações;
    • enviar convite ou convocação;
    • elaborar documentação escolar;
    • estabelecer atribuições da equipe;
    • demonstrar proatividade;
    • reproduzir documentos;
    • encaminhar ligações telefônicas;
    • adaptar espaço para armazenagem;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar discrição;
    • capacitar equipe;
    • acompanhar processos;
    • cancelar compromissos;
    • encaminhar pessoas;
    • receber correspondência;
    • controlar prazos;
    • preparar sala/local;
    • transcrever textos;
    • estabelecer cronograma de atividades;
    • fornecer informações;
    • elaborar planilhas e gráficos;
    • providenciar passagens, hospedagem e transporte local;
    • demonstrar capacidade de retórica;
    • orientar pessoas;
    • cobrar respostas;
    • redigir documentos;
    • atender ligações telefônicas;
    • dar suporte a expatriados;
    • enviar correspondência;
    • administrar pendências;
    • confeccionar clippings;
    • elaborar ficha de avaliação;
    • controlar malote;
    • prestar serviço de intérprete;
    • levantar necessidades de material;
    • acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens;
    • arquivar correspondência;
    • filtrar ligações telefônicas;
    • fazer checklist;
    • elaborar relatórios;
    • contratar serviços de terceiros;
    • confirmar presença;
    • cobrar relatórios;
    • monitorar o trabalho da equipe;
    • contornar situações adversas;
    • programar as atividades da equipe;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • cotar preços;
    • demonstrar dinamismo;


    Setores que mais contratam Secretário bilíngüe no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços advocatícios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino fundamental
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Ensino de idiomas
    • Administração pública em geral
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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