Salário para o cargo de Chefe de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de recepção

Um Chefe de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.412,81 e R$ 4.128,67, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.412,81 16.953,76 353,20 6,58
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.148,70 37.784,44 787,18 14,67
Teto Salarial 4.128,67 49.544,10 1.032,17 19,24


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • criticar questionários preenchidos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com criatividade;
    • confrontar dados coletados;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • tabular dados;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • agir com empatia;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • agir com desenvoltura;
    • definir recursos de trabalho;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • estimar volume de trabalho;
    • agir com flexibilidade;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • analisar relatórios;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • controlar as emoções;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • treinar novos funcionários;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • controlar ligações telefônicas;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • atuar com dinamismo;
    • promover reuniões;
    • selecionar pessoal;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor fechamento de contratos;
    • definir perfil para cargos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • propor admissões de funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • identificar prioridades;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • elaborar programação de férias;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • promover rodízio de funções;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • definir rotinas de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • conferir faturas;
    • demonstrar atitude proativa;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • liderar equipe;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor promoções de funcionários;
    • orçar custos;
    • reenquadrar funcionários em outra função;


    Setores que mais contratam Chefe de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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