Salário para o cargo de Chefe de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de recepção

Um Chefe de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • agir com criatividade;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • controlar as emoções;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • confrontar dados coletados;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • analisar relatórios;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • promover rodízio de funções;
    • definir rotinas de trabalho;
    • agir com flexibilidade;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • treinar novos funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • propor promoções de funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • definir recursos de trabalho;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • promover reuniões;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • elaborar programação de férias;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • agir com empatia;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • orçar custos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • tabular dados;
    • controlar movimentação de questionários;
    • atuar com dinamismo;
    • manter-se atualizado;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • rever rotinas de trabalho;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • identificar prioridades;
    • selecionar pessoal;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • agir com desenvoltura;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • demonstrar atitude proativa;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • definir perfil para cargos;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • justificar diferenças de caixa;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • controlar ligações telefônicas;
    • conferir faturas;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • criticar questionários preenchidos;
    • liderar equipe;
    • propor admissões de funcionários;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;


    Setores que mais contratam Chefe de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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