Salário para o cargo de Chefe de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de recepção

Um Chefe de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • planejar trabalho da equipe;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • atender público e informantes;
  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • qualificar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • agir com criatividade;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • estimar volume de trabalho;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • orçar custos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • controlar ligações telefônicas;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • agir com flexibilidade;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • rever rotinas de trabalho;
    • demonstrar atitude proativa;
    • justificar diferenças de caixa;
    • conferir faturas;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • controlar movimentação de questionários;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • definir recursos de trabalho;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;
    • confrontar dados coletados;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • selecionar pessoal;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • recolher numerário dos guichês;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • atuar com dinamismo;
    • definir perfil para cargos;
    • controlar as emoções;
    • agir com desenvoltura;
    • definir rotinas de trabalho;
    • agir com empatia;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • promover rodízio de funções;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • promover reuniões;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • elaborar programação de férias;
    • identificar prioridades;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • liderar equipe;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • propor admissões de funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • tabular dados;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • analisar relatórios;
    • monitorar atendimento telefônico;

    Setores que mais contratam Chefe de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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