Salário para o cargo de Chefe de recepção
CBO 4201-25 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de recepção - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de recepção

Um Chefe de recepção trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.231,80 e R$ 4.481,70, com a média salarial de R$ 2.088,08 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de recepção

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.088,08 25.056,99 522,02 9,73
1º Quartil 1.231,80 14.781,62 307,95 5,74
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,39
3º Quartil 3.417,94 41.015,24 854,48 15,93
Teto Salarial 4.481,70 53.780,41 1.120,43 20,88


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.427 - 4.882 2.420,75 1.426,53 2.046,34 4.030,96 4.882,42
Rio de Janeiro - RJ 1.304 - 4.754 2.301,86 1.304,48 2.000,00 3.924,92 4.753,98
Belo Horizonte - MG 1.240 - 4.584 2.165,23 1.239,61 1.751,31 3.784,39 4.583,77
Brasília - DF 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Curitiba - PR 1.453 - 4.480 2.334,05 1.453,20 2.000,00 3.698,83 4.480,13
Fortaleza - CE 1.122 - 5.199 2.180,48 1.121,94 1.512,71 4.292,41 5.199,10
Salvador - BA 1.210 - 4.155 2.027,33 1.210,40 1.744,78 3.430,21 4.154,77
Goiânia - GO 1.205 - 3.490 1.807,94 1.204,68 1.543,98 2.881,36 3.489,99
Porto Alegre - RS 1.237 - 4.369 2.211,31 1.236,82 1.991,00 3.606,79 4.368,66
Recife - PE 1.052 - 3.990 1.886,93 1.052,17 1.578,50 3.294,54 3.990,44
Bujari - AC 2.352 - 3.154 2.463,21 2.352,33 2.448,35 2.603,80 3.153,80
Porto Seguro - BA 1.138 - 3.088 1.773,46 1.137,91 1.704,15 2.549,21 3.087,68
Rio Branco - AC 1.132 - 3.231 2.038,89 1.132,00 2.179,22 2.667,21 3.230,60
Florianópolis - SC 1.446 - 4.667 2.239,51 1.446,24 1.810,01 3.853,15 4.667,05
Campinas - SP 1.598 - 4.830 2.469,13 1.598,03 2.000,00 3.987,91 4.830,27
Maceió - AL 1.057 - 3.287 1.735,68 1.056,72 1.584,00 2.713,41 3.286,57
Guarulhos - SP 1.379 - 3.460 1.995,26 1.379,10 1.800,00 2.856,44 3.459,81
Belém - PA 1.221 - 4.182 2.119,72 1.221,31 1.742,38 3.452,53 4.181,80
Campo Grande - MS 1.238 - 3.418 1.874,13 1.238,01 1.763,81 2.821,58 3.417,59
Natal - RN 1.124 - 3.068 1.608,82 1.123,71 1.425,34 2.533,01 3.068,06


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.382 - 4.476 2.269,23 1.382,28 1.972,82 3.695,40 4.475,97
Rio de Janeiro 1.283 - 4.404 2.159,14 1.282,53 1.800,00 3.635,99 4.404,02
Minas Gerais 1.187 - 3.844 1.927,84 1.187,10 1.595,00 3.173,27 3.843,56
Paraná 1.258 - 4.080 2.067,55 1.257,51 1.800,00 3.368,46 4.079,97
Bahia 1.169 - 3.821 1.918,68 1.168,88 1.670,68 3.154,71 3.821,08
Rio Grande do Sul 1.248 - 4.186 2.187,18 1.247,91 2.000,00 3.456,07 4.186,10
Santa Catarina 1.367 - 4.129 2.149,88 1.366,86 1.850,00 3.409,21 4.129,34
Goiás 1.138 - 3.453 1.801,32 1.137,65 1.575,00 2.850,98 3.453,19
Ceará 1.113 - 4.570 2.011,88 1.113,16 1.500,00 3.772,77 4.569,69
Pernambuco 1.130 - 4.077 1.988,93 1.129,80 1.685,91 3.366,38 4.077,46
Acre 1.342 - 3.226 2.208,70 1.341,78 2.448,35 2.663,60 3.226,24
Mato Grosso 1.122 - 3.412 1.717,48 1.121,90 1.500,00 2.817,31 3.412,41
Distrito Federal 1.167 - 4.055 2.047,85 1.166,76 1.950,00 3.347,55 4.054,66
Mato Grosso do Sul 1.138 - 3.599 1.823,23 1.138,37 1.660,00 2.971,64 3.599,34
Espírito Santo 1.142 - 3.651 1.966,79 1.141,66 1.800,00 3.014,34 3.651,06
Pará 1.103 - 4.068 1.989,53 1.103,01 1.707,38 3.358,32 4.067,70
Alagoas 1.057 - 3.272 1.701,28 1.057,07 1.545,00 2.701,58 3.272,23
Rio Grande do Norte 1.107 - 2.775 1.547,85 1.107,18 1.392,31 2.291,11 2.775,06
Paraíba 1.045 - 3.517 1.744,86 1.045,00 1.600,00 2.903,93 3.517,33
Maranhão 1.144 - 3.106 1.870,10 1.144,12 1.775,00 2.564,50 3.106,20
Amazonas 1.179 - 3.936 1.957,30 1.178,83 1.552,20 3.250,00 3.936,50
Tocantins 1.071 - 3.995 1.735,51 1.070,62 1.400,00 3.298,54 3.995,30
Piauí 1.106 - 3.624 1.832,22 1.106,02 1.682,00 2.991,86 3.623,83
Sergipe 1.096 - 2.574 1.533,78 1.095,71 1.500,00 2.125,00 2.573,86
Amapá 1.045 - 2.705 1.396,93 1.045,00 1.102,44 2.232,97 2.704,64
Rondônia 1.045 - 2.898 1.468,86 1.045,00 1.400,00 2.392,85 2.898,29


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de recepção

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • administrar pessoal;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • planejar trabalho da equipe;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • liderar equipe;
    • conferir faturas;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • agir com desenvoltura;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir recursos de trabalho;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • treinar novos funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • controlar as emoções;
    • agir com empatia;
    • selecionar pessoal;
    • controlar movimentação de questionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • controlar ligações telefônicas;
    • manter-se atualizado;
    • estimar volume de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • orçar custos;
    • atuar com dinamismo;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • analisar relatórios;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • recolher numerário dos guichês;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • definir rotinas de trabalho;
    • rever rotinas de trabalho;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor admissões de funcionários;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • definir perfil para cargos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • identificar prioridades;
    • confrontar dados coletados;
    • tabular dados;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • promover rodízio de funções;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • elaborar programação de férias;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • demonstrar atitude proativa;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • agir com flexibilidade;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • agir com criatividade;
    • promover reuniões;


    Setores que mais contratam Chefe de recepção no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
    • Restaurantes e similares
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue