Salário para o cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
CBO 4201-05 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.288,76 e R$ 3.133,93, com a média salarial de R$ 1.704,65 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,65 20.455,86 426,16 7,85
1º Quartil 1.288,76 15.465,10 322,19 5,94
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,91
3º Quartil 2.390,07 28.680,81 597,52 11,01
Teto Salarial 3.133,93 37.607,14 783,48 14,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.353 - 5.262 2.330,91 1.353,23 1.769,64 4.344,22 5.261,85
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.861 1.933,92 1.276,59 1.615,38 3.187,60 3.860,92
Belo Horizonte - MG 1.139 - 2.694 1.499,57 1.139,01 1.323,88 2.223,93 2.693,69
Curitiba - PR 1.315 - 3.208 1.774,71 1.315,01 1.534,73 2.648,32 3.207,72
Brasília - DF 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Goiânia - GO 1.109 - 2.617 1.557,81 1.109,09 1.563,91 2.160,22 2.616,52
Fortaleza - CE 1.134 - 2.130 1.341,71 1.133,72 1.233,46 1.758,39 2.129,81
Porto Alegre - RS 1.274 - 2.345 1.518,83 1.274,06 1.441,54 1.936,09 2.345,05
São Gonçalo - RJ 1.264 - 1.914 1.438,40 1.264,09 1.490,00 1.580,29 1.914,09
Campo Grande - MS 1.098 - 2.428 1.436,50 1.098,17 1.320,00 2.004,40 2.427,79
Duque de Caxias - RJ 1.120 - 2.149 1.427,60 1.119,51 1.368,74 1.774,40 2.149,20
Campinas - SP 1.572 - 3.072 1.973,85 1.571,82 1.873,00 2.536,52 3.072,30
Manaus - AM 1.142 - 2.570 1.504,03 1.142,06 1.374,42 2.121,95 2.570,16
Salvador - BA 1.077 - 2.786 1.517,22 1.076,77 1.364,00 2.300,46 2.786,38
Maringá - PR 1.289 - 2.568 1.655,78 1.288,61 1.642,00 2.120,30 2.568,17
Recife - PE 1.121 - 2.614 1.464,98 1.120,72 1.238,25 2.157,75 2.613,53
Guarulhos - SP 1.363 - 3.237 1.864,21 1.363,26 1.600,44 2.672,45 3.236,95
São José do Rio Preto - SP 1.567 - 2.773 1.880,05 1.566,78 1.801,00 2.289,72 2.773,38
Cascavel - PR 1.397 - 2.935 1.846,43 1.397,34 1.887,00 2.423,18 2.935,03
Serra - ES 1.417 - 2.260 1.641,27 1.417,43 1.634,66 1.865,62 2.259,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 4.209 2.124,23 1.405,16 1.800,00 3.474,92 4.208,93
Rio de Janeiro 1.233 - 3.162 1.691,98 1.233,28 1.442,25 2.610,51 3.161,93
Paraná 1.317 - 2.661 1.669,43 1.316,56 1.562,00 2.196,55 2.660,52
Minas Gerais 1.115 - 2.609 1.479,16 1.115,37 1.314,06 2.153,75 2.608,69
Rio Grande do Sul 1.281 - 2.288 1.515,94 1.280,61 1.445,73 1.889,19 2.288,24
Santa Catarina 1.379 - 2.825 1.823,19 1.378,56 1.813,76 2.332,68 2.825,41
Goiás 1.094 - 2.372 1.436,92 1.094,43 1.300,00 1.958,07 2.371,67
Bahia 1.075 - 2.187 1.358,97 1.075,45 1.300,00 1.805,33 2.186,67
Mato Grosso 1.124 - 2.559 1.511,03 1.124,45 1.400,00 2.112,35 2.558,54
Ceará 1.092 - 2.095 1.317,65 1.092,15 1.219,26 1.729,99 2.095,42
Distrito Federal 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Pernambuco 1.128 - 3.610 1.678,90 1.128,32 1.304,85 2.980,31 3.609,84
Mato Grosso do Sul 1.111 - 2.297 1.404,06 1.110,53 1.300,00 1.896,03 2.296,53
Espírito Santo 1.272 - 2.667 1.631,12 1.271,63 1.500,00 2.201,82 2.666,91
Pará 1.143 - 2.399 1.469,58 1.143,03 1.377,03 1.980,50 2.398,84
Amazonas 1.130 - 2.469 1.478,86 1.130,47 1.374,42 2.038,64 2.469,26
Rondônia 1.167 - 2.739 1.585,58 1.167,01 1.476,00 2.261,25 2.738,89
Rio Grande do Norte 1.057 - 2.537 1.379,40 1.056,56 1.233,04 2.094,52 2.536,94
Alagoas 1.085 - 2.803 1.530,86 1.085,00 1.399,66 2.313,88 2.802,64
Acre 1.045 - 2.214 1.298,76 1.045,00 1.128,60 1.827,51 2.213,53
Tocantins 1.084 - 2.063 1.294,94 1.083,83 1.221,84 1.703,50 2.063,33
Maranhão 1.087 - 2.175 1.352,88 1.086,84 1.210,00 1.795,98 2.175,34
Roraima 1.059 - 1.691 1.206,75 1.058,77 1.239,65 1.395,83 1.690,67
Paraíba 1.108 - 2.019 1.351,31 1.107,60 1.347,40 1.666,76 2.018,83
Piauí 1.097 - 3.173 1.774,83 1.097,25 1.644,00 2.619,39 3.172,68
Amapá 1.045 - 2.213 1.272,47 1.045,00 1.133,00 1.826,72 2.212,58
Sergipe 1.137 - 1.696 1.206,10 1.136,50 1.188,08 1.400,00 1.695,72


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • planejar trabalho da equipe;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • agir com empatia;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • criticar questionários preenchidos;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • tabular dados;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • definir perfil para cargos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • recolher numerário dos guichês;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • orçar custos;
    • promover rodízio de funções;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar ligações telefônicas;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • agir com flexibilidade;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • conferir faturas;
    • confrontar dados coletados;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • elaborar programação de férias;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • analisar relatórios;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • controlar movimentação de questionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • treinar novos funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • propor admissões de funcionários;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • promover reuniões;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • manter-se atualizado;
    • selecionar pessoal;
    • estimar volume de trabalho;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • atuar com dinamismo;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • liderar equipe;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • definir recursos de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • demonstrar atitude proativa;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • agir com criatividade;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • definir rotinas de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • controlar as emoções;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;


    Setores que mais contratam Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Casas lotéricas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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