Salário para o cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
CBO 4201-05 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.178,26 e R$ 3.414,20, com a média salarial de R$ 1.704,65 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.704,65 20.455,86 426,16 7,85
1º Quartil 1.178,26 14.139,16 294,57 5,43
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 6,91
3º Quartil 2.603,82 31.245,79 650,95 11,99
Teto Salarial 3.414,20 40.970,41 853,55 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.353 - 5.262 2.330,91 1.353,23 1.769,64 4.344,22 5.261,85
Rio de Janeiro - RJ 1.277 - 3.861 1.933,92 1.276,59 1.615,38 3.187,60 3.860,92
Belo Horizonte - MG 1.139 - 2.694 1.499,57 1.139,01 1.323,88 2.223,93 2.693,69
Curitiba - PR 1.315 - 3.208 1.774,71 1.315,01 1.534,73 2.648,32 3.207,72
Brasília - DF 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Goiânia - GO 1.109 - 2.617 1.557,81 1.109,09 1.563,91 2.160,22 2.616,52
Fortaleza - CE 1.134 - 2.130 1.341,71 1.133,72 1.233,46 1.758,39 2.129,81
Porto Alegre - RS 1.274 - 2.345 1.518,83 1.274,06 1.441,54 1.936,09 2.345,05
São Gonçalo - RJ 1.264 - 1.914 1.438,40 1.264,09 1.490,00 1.580,29 1.914,09
Campo Grande - MS 1.098 - 2.428 1.436,50 1.098,17 1.320,00 2.004,40 2.427,79
Duque de Caxias - RJ 1.120 - 2.149 1.427,60 1.119,51 1.368,74 1.774,40 2.149,20
Campinas - SP 1.572 - 3.072 1.973,85 1.571,82 1.873,00 2.536,52 3.072,30
Salvador - BA 1.077 - 2.786 1.517,22 1.076,77 1.364,00 2.300,46 2.786,38
Manaus - AM 1.142 - 2.570 1.504,03 1.142,06 1.374,42 2.121,95 2.570,16
Maringá - PR 1.289 - 2.568 1.655,78 1.288,61 1.642,00 2.120,30 2.568,17
Recife - PE 1.121 - 2.614 1.464,98 1.120,72 1.238,25 2.157,75 2.613,53
Guarulhos - SP 1.363 - 3.237 1.864,21 1.363,26 1.600,44 2.672,45 3.236,95
São José do Rio Preto - SP 1.567 - 2.773 1.880,05 1.566,78 1.801,00 2.289,72 2.773,38
Cascavel - PR 1.397 - 2.935 1.846,43 1.397,34 1.887,00 2.423,18 2.935,03
Londrina - PR 1.372 - 2.458 1.677,95 1.372,43 1.587,50 2.029,08 2.457,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.405 - 4.209 2.124,23 1.405,16 1.800,00 3.474,92 4.208,93
Rio de Janeiro 1.233 - 3.162 1.691,98 1.233,28 1.442,25 2.610,51 3.161,93
Paraná 1.317 - 2.661 1.669,43 1.316,56 1.562,00 2.196,55 2.660,52
Minas Gerais 1.115 - 2.609 1.479,16 1.115,37 1.314,06 2.153,75 2.608,69
Rio Grande do Sul 1.281 - 2.288 1.515,94 1.280,61 1.445,73 1.889,19 2.288,24
Santa Catarina 1.379 - 2.825 1.823,19 1.378,56 1.813,76 2.332,68 2.825,41
Goiás 1.094 - 2.372 1.436,92 1.094,43 1.300,00 1.958,07 2.371,67
Bahia 1.075 - 2.187 1.358,97 1.075,45 1.300,00 1.805,33 2.186,67
Mato Grosso 1.124 - 2.559 1.511,03 1.124,45 1.400,00 2.112,35 2.558,54
Ceará 1.092 - 2.095 1.317,65 1.092,15 1.219,26 1.729,99 2.095,42
Distrito Federal 1.130 - 3.343 1.664,23 1.130,27 1.332,34 2.760,11 3.343,13
Pernambuco 1.128 - 3.610 1.678,90 1.128,32 1.304,85 2.980,31 3.609,84
Mato Grosso do Sul 1.111 - 2.297 1.404,06 1.110,53 1.300,00 1.896,03 2.296,53
Espírito Santo 1.272 - 2.667 1.631,12 1.271,63 1.500,00 2.201,82 2.666,91
Pará 1.143 - 2.399 1.469,58 1.143,03 1.377,03 1.980,50 2.398,84
Amazonas 1.130 - 2.469 1.478,86 1.130,47 1.374,42 2.038,64 2.469,26
Rondônia 1.167 - 2.739 1.585,58 1.167,01 1.476,00 2.261,25 2.738,89
Rio Grande do Norte 1.057 - 2.537 1.379,40 1.056,56 1.233,04 2.094,52 2.536,94
Alagoas 1.085 - 2.803 1.530,86 1.085,00 1.399,66 2.313,88 2.802,64
Acre 1.045 - 2.214 1.298,76 1.045,00 1.128,60 1.827,51 2.213,53
Tocantins 1.084 - 2.063 1.294,94 1.083,83 1.221,84 1.703,50 2.063,33
Roraima 1.059 - 1.691 1.206,75 1.058,77 1.239,65 1.395,83 1.690,67
Maranhão 1.087 - 2.175 1.352,88 1.086,84 1.210,00 1.795,98 2.175,34
Paraíba 1.108 - 2.019 1.351,31 1.107,60 1.347,40 1.666,76 2.018,83
Piauí 1.097 - 3.173 1.774,83 1.097,25 1.644,00 2.619,39 3.172,68
Amapá 1.045 - 2.213 1.272,47 1.045,00 1.133,00 1.826,72 2.212,58
Sergipe 1.137 - 1.696 1.206,10 1.136,50 1.188,08 1.400,00 1.695,72


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • administrar pessoal;
  • planejar trabalho da equipe;
  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • atender público e informantes;

  • Atividades

    • demonstrar atitude proativa;
    • controlar ligações telefônicas;
    • agir com criatividade;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • orçar custos;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • promover reuniões;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • rever rotinas de trabalho;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • identificar prioridades;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • atuar com dinamismo;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • manter-se atualizado;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • confrontar dados coletados;
    • definir rotinas de trabalho;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • recolher numerário dos guichês;
    • promover rodízio de funções;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • liderar equipe;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • controlar as emoções;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • criticar questionários preenchidos;
    • definir recursos de trabalho;
    • tabular dados;
    • conferir faturas;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • propor fechamento de contratos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • propor admissões de funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • justificar diferenças de caixa;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com desenvoltura;
    • agir com empatia;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • estimar volume de trabalho;
    • definir perfil para cargos;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • selecionar pessoal;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • controlar movimentação de questionários;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • analisar relatórios;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • treinar novos funcionários;


    Setores que mais contratam Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Casas lotéricas
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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