Salário para o cargo de Encarregado de telefonistas
CBO 4201-30 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de telefonistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de telefonistas

Um Encarregado de telefonistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.319,02 e R$ 3.661,98, com a média salarial de R$ 1.893,05 e o salário mediana em R$ 1.694,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de telefonistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.893,05 22.716,66 473,26 9,34
1º Quartil 1.319,02 15.828,24 329,76 6,51
Salário Mediana 1.694,26 20.331,12 423,57 8,36
3º Quartil 2.792,78 33.513,42 698,20 13,78
Teto Salarial 3.661,98 43.943,80 915,50 18,07


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Recife - PE 1.087 - 1.926 1.212,54 1.086,56 1.086,56 1.590,47 1.926,43
Curitiba - PR 1.603 - 3.146 1.990,45 1.603,47 1.694,52 2.597,15 3.145,75
São Paulo - SP 1.875 - 4.650 2.736,70 1.875,00 2.708,46 3.839,06 4.649,99
Rio Branco - AC 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Joinville - SC 1.221 - 1.900 1.338,39 1.220,67 1.260,00 1.568,61 1.899,95
Barueri - SP 1.354 - 2.914 1.746,43 1.354,00 1.579,00 2.405,44 2.913,54
Salvador - BA 1.113 - 3.198 1.727,31 1.112,77 1.635,50 2.640,04 3.197,70
Rio de Janeiro - RJ 1.312 - 3.149 2.032,11 1.311,72 1.904,00 2.600,00 3.149,20
Brasília - DF 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Fortaleza - CE 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Belo Horizonte - MG 1.428 - 3.028 1.715,26 1.427,91 1.512,00 2.500,00 3.028,08
Goiânia - GO 1.355 - 3.212 2.024,64 1.355,14 2.146,11 2.651,70 3.211,81
Santo Antônio de Goiás - GO 1.622 - 2.059 1.680,40 1.621,61 1.700,00 1.700,00 2.059,09
Varginha - MG 1.230 - 1.928 1.358,22 1.230,00 1.284,00 1.591,77 1.928,00
João Pessoa - PB 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84
Santarém - PA 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99
São Caetano do Sul - SP 1.576 - 1.974 1.622,35 1.576,42 1.630,00 1.630,00 1.974,30
Guarulhos - SP 1.550 - 2.519 1.715,33 1.550,00 1.550,00 2.080,00 2.519,36
Porto Alegre - RS 1.239 - 3.171 1.788,28 1.239,46 1.732,97 2.617,83 3.170,79
Osasco - SP 3.727 - 14.383 5.285,33 3.726,88 3.726,88 11.875,00 14.383,36


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 4.776 2.401,77 1.437,09 2.086,37 3.943,02 4.775,91
Paraná 1.554 - 3.251 1.995,01 1.554,43 1.694,52 2.684,15 3.251,12
Pernambuco 1.087 - 1.930 1.214,22 1.086,56 1.086,56 1.593,14 1.929,66
Acre 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Minas Gerais 1.245 - 3.492 1.798,06 1.244,68 1.512,00 2.883,13 3.492,14
Santa Catarina 1.223 - 2.474 1.450,78 1.223,13 1.289,61 2.042,44 2.473,87
Goiás 1.361 - 2.836 1.780,02 1.360,52 1.697,13 2.341,41 2.835,99
Bahia 1.173 - 2.953 1.692,66 1.173,47 1.635,50 2.438,35 2.953,40
Rio de Janeiro 1.359 - 3.145 1.977,94 1.358,93 1.833,34 2.596,33 3.144,76
Rio Grande do Sul 1.274 - 2.739 1.675,47 1.274,31 1.485,90 2.261,61 2.739,33
Ceará 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Distrito Federal 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Paraíba 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84
Pará 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de telefonistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • atender público e informantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • manter-se atualizado;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • orçar custos;
    • estimar volume de trabalho;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • definir recursos de trabalho;
    • agir com flexibilidade;
    • propor admissões de funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • promover rodízio de funções;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • liderar equipe;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • identificar prioridades;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • agir com empatia;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • propor promoções de funcionários;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • recolher numerário dos guichês;
    • criticar questionários preenchidos;
    • treinar novos funcionários;
    • conferir faturas;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • definir perfil para cargos;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • demonstrar atitude proativa;
    • selecionar pessoal;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • controlar as emoções;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • analisar relatórios;
    • tabular dados;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • promover reuniões;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • justificar diferenças de caixa;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • agir com criatividade;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • rever rotinas de trabalho;
    • controlar ligações telefônicas;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor fechamento de contratos;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • definir rotinas de trabalho;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • atuar com dinamismo;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • confrontar dados coletados;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;


    Setores que mais contratam Encarregado de telefonistas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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