Salário para o cargo de Encarregado de telefonistas
CBO 4201-30 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Encarregado de telefonistas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Encarregado de telefonistas

Um Encarregado de telefonistas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.137,02 e R$ 3.914,46, com a média salarial de R$ 1.893,05 e o salário mediana em R$ 1.694,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Encarregado de telefonistas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.893,05 22.716,66 473,26 9,34
1º Quartil 1.137,02 13.644,24 284,26 5,61
Salário Mediana 1.694,26 20.331,12 423,57 8,36
3º Quartil 2.985,34 35.824,05 746,33 14,73
Teto Salarial 3.914,46 46.973,58 978,62 19,32


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Recife - PE 1.087 - 1.926 1.212,54 1.086,56 1.086,56 1.590,47 1.926,43
Curitiba - PR 1.603 - 3.146 1.990,45 1.603,47 1.694,52 2.597,15 3.145,75
São Paulo - SP 1.875 - 4.650 2.736,70 1.875,00 2.708,46 3.839,06 4.649,99
Rio Branco - AC 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Joinville - SC 1.221 - 1.900 1.338,39 1.220,67 1.260,00 1.568,61 1.899,95
Barueri - SP 1.354 - 2.914 1.746,43 1.354,00 1.579,00 2.405,44 2.913,54
Salvador - BA 1.113 - 3.198 1.727,31 1.112,77 1.635,50 2.640,04 3.197,70
Rio de Janeiro - RJ 1.312 - 3.149 2.032,11 1.311,72 1.904,00 2.600,00 3.149,20
Brasília - DF 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Fortaleza - CE 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Belo Horizonte - MG 1.428 - 3.028 1.715,26 1.427,91 1.512,00 2.500,00 3.028,08
Goiânia - GO 1.355 - 3.212 2.024,64 1.355,14 2.146,11 2.651,70 3.211,81
Santo Antônio de Goiás - GO 1.622 - 2.059 1.680,40 1.621,61 1.700,00 1.700,00 2.059,09
Santarém - PA 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99
São Caetano do Sul - SP 1.576 - 1.974 1.622,35 1.576,42 1.630,00 1.630,00 1.974,30
João Pessoa - PB 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84
Varginha - MG 1.230 - 1.928 1.358,22 1.230,00 1.284,00 1.591,77 1.928,00
Guarulhos - SP 1.550 - 2.519 1.715,33 1.550,00 1.550,00 2.080,00 2.519,36
Valparaiso de Goiás - GO 1.694 - 2.052 1.694,26 1.694,26 1.694,26 1.694,26 2.052,14
Porto Alegre - RS 1.239 - 3.171 1.788,28 1.239,46 1.732,97 2.617,83 3.170,79


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.437 - 4.776 2.401,77 1.437,09 2.086,37 3.943,02 4.775,91
Paraná 1.554 - 3.251 1.995,01 1.554,43 1.694,52 2.684,15 3.251,12
Pernambuco 1.087 - 1.930 1.214,22 1.086,56 1.086,56 1.593,14 1.929,66
Acre 2.726 - 3.302 2.726,00 2.726,00 2.726,00 2.726,00 3.301,81
Santa Catarina 1.223 - 2.474 1.450,78 1.223,13 1.289,61 2.042,44 2.473,87
Minas Gerais 1.245 - 3.492 1.798,06 1.244,68 1.512,00 2.883,13 3.492,14
Goiás 1.361 - 2.836 1.780,02 1.360,52 1.697,13 2.341,41 2.835,99
Bahia 1.173 - 2.953 1.692,66 1.173,47 1.635,50 2.438,35 2.953,40
Rio de Janeiro 1.359 - 3.145 1.977,94 1.358,93 1.833,34 2.596,33 3.144,76
Rio Grande do Sul 1.274 - 2.739 1.675,47 1.274,31 1.485,90 2.261,61 2.739,33
Distrito Federal 1.602 - 2.879 2.155,51 1.601,57 2.283,55 2.376,78 2.878,82
Ceará 1.312 - 4.239 2.095,84 1.312,08 1.748,18 3.500,00 4.239,31
Paraíba 1.062 - 1.286 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.061,60 1.285,84
Pará 1.045 - 1.623 1.094,99 1.045,00 1.045,00 1.339,95 1.622,99


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Encarregado de telefonistas

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • administrar pessoal;

  • Atividades

    • manter-se atualizado;
    • tabular dados;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • promover rodízio de funções;
    • agir com flexibilidade;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • promover reuniões;
    • controlar movimentação de questionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • selecionar pessoal;
    • justificar diferenças de caixa;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • rever rotinas de trabalho;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • orçar custos;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • agir com criatividade;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • demonstrar atitude proativa;
    • definir rotinas de trabalho;
    • estimar volume de trabalho;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • definir recursos de trabalho;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • controlar as emoções;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • liderar equipe;
    • agir com empatia;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • definir perfil para cargos;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • elaborar programação de férias;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • conferir faturas;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • confrontar dados coletados;
    • identificar prioridades;
    • agir com desenvoltura;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • orientar trabalho dos empregados;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • propor promoções de funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • atuar com dinamismo;
    • criticar questionários preenchidos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • propor fechamento de contratos;
    • analisar relatórios;
    • propor admissões de funcionários;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;


    Setores que mais contratam Encarregado de telefonistas no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Laboratórios clínicos
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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