Salário para o cargo de Coordenador de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Coordenador de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Coordenador de cobrança

Um Coordenador de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.318,13 e R$ 6.577,06, com a média salarial de R$ 2.583,21 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.583,21 30.998,48 645,80 12,06
1º Quartil 1.318,13 15.817,62 329,53 6,15
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,34
3º Quartil 5.015,95 60.191,34 1.253,99 23,42
Teto Salarial 6.577,06 78.924,69 1.644,26 30,70


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.649 - 8.811 3.386,23 1.649,30 2.100,00 7.274,31 8.810,86
Fortaleza - CE 1.250 - 3.160 1.697,30 1.250,03 1.411,59 2.609,30 3.160,46
Porto Alegre - RS 1.757 - 4.360 2.339,45 1.756,53 2.000,00 3.599,51 4.359,84
Curitiba - PR 1.586 - 4.318 2.330,91 1.586,34 2.048,00 3.564,71 4.317,68
Santana de Parnaíba - SP 1.752 - 3.470 2.155,24 1.751,68 2.015,52 2.865,06 3.470,25
Belo Horizonte - MG 1.265 - 6.064 2.503,56 1.265,31 2.000,00 5.006,46 6.063,98
Rio de Janeiro - RJ 1.521 - 8.141 3.204,70 1.520,75 2.120,47 6.720,88 8.140,53
Goiânia - GO 1.481 - 5.001 2.444,06 1.481,46 2.000,00 4.128,63 5.000,71
Bauru - SP 1.837 - 4.089 2.568,73 1.836,94 2.467,71 3.375,81 4.088,89
São Luís - MA 1.216 - 1.736 1.271,60 1.216,43 1.218,34 1.433,28 1.736,04
Vinhedo - SP 2.039 - 4.220 2.586,41 2.039,35 2.485,66 3.483,66 4.219,52
Barueri - SP 1.611 - 7.641 3.352,68 1.611,33 2.622,34 6.308,66 7.641,24
São José do Rio Preto - SP 1.493 - 5.158 2.259,06 1.492,64 1.615,00 4.258,37 5.157,86
Recife - PE 1.378 - 5.595 2.430,61 1.377,70 1.800,00 4.619,44 5.595,20
Rio Verde - GO 1.638 - 9.174 3.402,45 1.638,45 2.026,40 7.573,91 9.173,74
Uberlândia - MG 1.158 - 4.557 1.942,81 1.158,33 1.500,00 3.762,48 4.557,23
Joinville - SC 1.513 - 4.461 2.269,69 1.512,71 1.900,00 3.682,64 4.460,53
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 5.350 2.640,02 1.653,43 2.213,18 4.417,24 5.350,29
Osasco - SP 1.855 - 7.022 3.485,54 1.854,58 3.046,17 5.797,27 7.021,83
Brasília - DF 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.596 - 7.345 3.036,91 1.595,73 2.099,84 6.064,06 7.344,97
Ceará 1.234 - 3.203 1.701,33 1.234,48 1.411,59 2.644,44 3.203,02
Minas Gerais 1.107 - 4.349 1.977,85 1.106,96 1.587,50 3.590,81 4.349,30
Paraná 1.297 - 4.217 2.135,74 1.296,86 1.781,26 3.481,46 4.216,85
Rio Grande do Sul 1.613 - 4.698 2.386,22 1.612,68 2.000,00 3.878,49 4.697,74
Goiás 1.166 - 5.775 2.468,81 1.165,74 1.953,00 4.768,12 5.775,29
Rio de Janeiro 1.379 - 7.944 3.062,15 1.379,38 2.075,34 6.558,86 7.944,29
Santa Catarina 1.404 - 4.847 2.342,48 1.403,86 2.000,00 4.001,94 4.847,27
Maranhão 1.164 - 2.772 1.464,17 1.164,20 1.218,34 2.288,31 2.771,67
Mato Grosso 1.232 - 4.936 2.257,89 1.231,77 1.785,72 4.075,03 4.935,80
Pernambuco 1.305 - 5.035 2.318,69 1.305,13 1.800,00 4.156,82 5.034,87
Espírito Santo 1.078 - 5.143 2.085,01 1.078,48 1.500,00 4.246,22 5.143,15
Bahia 1.313 - 7.265 2.850,97 1.313,19 1.908,00 5.997,64 7.264,52
Pará 1.111 - 5.363 2.165,52 1.111,17 1.478,22 4.428,06 5.363,40
Distrito Federal 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95
Mato Grosso do Sul 1.537 - 3.494 2.017,42 1.537,21 1.721,41 2.885,00 3.494,40
Piauí 1.351 - 2.879 1.711,94 1.350,90 1.552,14 2.377,00 2.879,09
Alagoas 1.309 - 3.662 1.890,30 1.308,73 1.507,59 3.023,33 3.661,95
Tocantins 1.422 - 2.425 1.613,96 1.422,00 1.548,00 2.001,81 2.424,65
Paraíba 1.191 - 9.546 2.963,48 1.191,33 1.696,33 7.881,00 9.545,70
Amazonas 2.200 - 6.106 4.044,42 2.200,00 4.100,00 5.040,89 6.105,68
Rondônia 1.170 - 3.997 1.911,50 1.170,00 1.500,00 3.300,00 3.997,06
Sergipe 1.200 - 2.529 1.643,23 1.200,00 1.500,00 2.087,63 2.528,60


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coordenador de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • qualificar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;

  • Atividades

    • administrar banco de dados e listagens;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • controlar movimentação de questionários;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • definir recursos de trabalho;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • treinar novos funcionários;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • confrontar dados coletados;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • promover rodízio de funções;
    • manter-se atualizado;
    • estimar volume de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • atuar com dinamismo;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • agir com empatia;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • agir com criatividade;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • orçar custos;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • liderar equipe;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • identificar prioridades;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • definir rotinas de trabalho;
    • tabular dados;
    • definir perfil para cargos;
    • analisar relatórios;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • demonstrar atitude proativa;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • recolher numerário dos guichês;
    • conferir faturas;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • controlar ligações telefônicas;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • justificar diferenças de caixa;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • promover reuniões;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • criticar questionários preenchidos;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • propor admissões de funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • agir com desenvoltura;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • rever rotinas de trabalho;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • agir com flexibilidade;
    • controlar as emoções;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • propor promoções de funcionários;


    Setores que mais contratam Coordenador de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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