Salário para o cargo de Coordenador de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Coordenador de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Coordenador de cobrança

Um Coordenador de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.549,71 e R$ 5.742,27, com a média salarial de R$ 2.583,21 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.583,21 30.998,48 645,80 12,06
1º Quartil 1.549,71 18.596,57 387,43 7,23
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,34
3º Quartil 4.379,30 52.551,61 1.094,83 20,44
Teto Salarial 5.742,27 68.907,24 1.435,57 26,81


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.649 - 8.811 3.386,23 1.649,30 2.100,00 7.274,31 8.810,86
Fortaleza - CE 1.250 - 3.160 1.697,30 1.250,03 1.411,59 2.609,30 3.160,46
Porto Alegre - RS 1.757 - 4.360 2.339,45 1.756,53 2.000,00 3.599,51 4.359,84
Curitiba - PR 1.586 - 4.318 2.330,91 1.586,34 2.048,00 3.564,71 4.317,68
Santana de Parnaíba - SP 1.752 - 3.470 2.155,24 1.751,68 2.015,52 2.865,06 3.470,25
Belo Horizonte - MG 1.265 - 6.064 2.503,56 1.265,31 2.000,00 5.006,46 6.063,98
Rio de Janeiro - RJ 1.521 - 8.141 3.204,70 1.520,75 2.120,47 6.720,88 8.140,53
Goiânia - GO 1.481 - 5.001 2.444,06 1.481,46 2.000,00 4.128,63 5.000,71
Bauru - SP 1.837 - 4.089 2.568,73 1.836,94 2.467,71 3.375,81 4.088,89
São Luís - MA 1.216 - 1.736 1.271,60 1.216,43 1.218,34 1.433,28 1.736,04
Vinhedo - SP 2.039 - 4.220 2.586,41 2.039,35 2.485,66 3.483,66 4.219,52
Barueri - SP 1.611 - 7.641 3.352,68 1.611,33 2.622,34 6.308,66 7.641,24
Recife - PE 1.378 - 5.595 2.430,61 1.377,70 1.800,00 4.619,44 5.595,20
Uberlândia - MG 1.158 - 4.557 1.942,81 1.158,33 1.500,00 3.762,48 4.557,23
São José do Rio Preto - SP 1.493 - 5.158 2.259,06 1.492,64 1.615,00 4.258,37 5.157,86
Rio Verde - GO 1.638 - 9.174 3.402,45 1.638,45 2.026,40 7.573,91 9.173,74
Ribeirão Preto - SP 1.653 - 5.350 2.640,02 1.653,43 2.213,18 4.417,24 5.350,29
Joinville - SC 1.513 - 4.461 2.269,69 1.512,71 1.900,00 3.682,64 4.460,53
Osasco - SP 1.855 - 7.022 3.485,54 1.854,58 3.046,17 5.797,27 7.021,83
Brasília - DF 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.596 - 7.345 3.036,91 1.595,73 2.099,84 6.064,06 7.344,97
Ceará 1.234 - 3.203 1.701,33 1.234,48 1.411,59 2.644,44 3.203,02
Minas Gerais 1.107 - 4.349 1.977,85 1.106,96 1.587,50 3.590,81 4.349,30
Paraná 1.297 - 4.217 2.135,74 1.296,86 1.781,26 3.481,46 4.216,85
Rio Grande do Sul 1.613 - 4.698 2.386,22 1.612,68 2.000,00 3.878,49 4.697,74
Goiás 1.166 - 5.775 2.468,81 1.165,74 1.953,00 4.768,12 5.775,29
Rio de Janeiro 1.379 - 7.944 3.062,15 1.379,38 2.075,34 6.558,86 7.944,29
Santa Catarina 1.404 - 4.847 2.342,48 1.403,86 2.000,00 4.001,94 4.847,27
Maranhão 1.164 - 2.772 1.464,17 1.164,20 1.218,34 2.288,31 2.771,67
Mato Grosso 1.232 - 4.936 2.257,89 1.231,77 1.785,72 4.075,03 4.935,80
Pernambuco 1.305 - 5.035 2.318,69 1.305,13 1.800,00 4.156,82 5.034,87
Espírito Santo 1.078 - 5.143 2.085,01 1.078,48 1.500,00 4.246,22 5.143,15
Bahia 1.313 - 7.265 2.850,97 1.313,19 1.908,00 5.997,64 7.264,52
Pará 1.111 - 5.363 2.165,52 1.111,17 1.478,22 4.428,06 5.363,40
Distrito Federal 1.525 - 6.667 2.836,48 1.525,13 2.050,00 5.504,28 6.666,95
Mato Grosso do Sul 1.537 - 3.494 2.017,42 1.537,21 1.721,41 2.885,00 3.494,40
Piauí 1.351 - 2.879 1.711,94 1.350,90 1.552,14 2.377,00 2.879,09
Alagoas 1.309 - 3.662 1.890,30 1.308,73 1.507,59 3.023,33 3.661,95
Tocantins 1.422 - 2.425 1.613,96 1.422,00 1.548,00 2.001,81 2.424,65
Paraíba 1.191 - 9.546 2.963,48 1.191,33 1.696,33 7.881,00 9.545,70
Amazonas 2.200 - 6.106 4.044,42 2.200,00 4.100,00 5.040,89 6.105,68
Sergipe 1.200 - 2.529 1.643,23 1.200,00 1.500,00 2.087,63 2.528,60
Rondônia 1.170 - 3.997 1.911,50 1.170,00 1.500,00 3.300,00 3.997,06


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coordenador de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • controlar atividades financeiras;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • atender público e informantes;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;

  • Atividades

    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • agir com desenvoltura;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • liderar equipe;
    • analisar relatórios;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • manter-se atualizado;
    • controlar as emoções;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • definir perfil para cargos;
    • propor promoções de funcionários;
    • estimar volume de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • definir recursos de trabalho;
    • identificar prioridades;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • promover reuniões;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • rever rotinas de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • criticar questionários preenchidos;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • agir com empatia;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • elaborar programação de férias;
    • propor fechamento de contratos;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • conferir faturas;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • controlar movimentação de questionários;
    • promover rodízio de funções;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • demonstrar atitude proativa;
    • agir com criatividade;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • tabular dados;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • definir rotinas de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • agir com flexibilidade;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • orçar custos;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • recolher numerário dos guichês;
    • confrontar dados coletados;
    • atuar com dinamismo;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • treinar novos funcionários;


    Setores que mais contratam Coordenador de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Serviços advocatícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de móveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Incorporação de empreendimentos imobiliários
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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