Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
CBO 5101-05 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bilheteria

Um Chefe de bilheteria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.431,59 e R$ 6.742,95, com a média salarial de R$ 2.867,89 e o salário mediana em R$ 2.440,77 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bilheteria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.867,89 34.414,65 716,97 13,25
1º Quartil 1.431,59 17.179,07 357,90 6,62
Salário Mediana 2.440,77 29.289,24 610,19 11,28
3º Quartil 5.142,46 61.709,51 1.285,61 23,77
Teto Salarial 6.742,95 80.915,36 1.685,74 31,16


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.741 - 9.137 3.897,34 1.740,69 3.000,00 7.543,25 9.136,61
Rio de Janeiro - RJ 1.301 - 6.389 2.682,26 1.300,57 2.055,15 5.274,82 6.389,02
Guarulhos - SP 2.152 - 6.997 3.643,12 2.152,17 3.221,97 5.776,97 6.997,24
Fortaleza - CE 1.444 - 4.185 2.121,41 1.443,67 1.775,40 3.455,33 4.185,20
Curitiba - PR 1.717 - 5.605 3.057,04 1.716,72 3.000,00 4.627,81 5.605,34
Jundiaí - SP 1.940 - 6.245 3.228,50 1.940,44 3.000,00 5.156,23 6.245,38
Videira - SC 1.320 - 2.240 1.469,01 1.320,33 1.354,50 1.849,54 2.240,22
São Bernardo do Campo - SP 1.849 - 4.131 2.627,86 1.849,14 2.787,18 3.410,48 4.130,88
Belo Horizonte - MG 1.425 - 6.323 3.076,52 1.424,88 2.497,00 5.219,94 6.322,54
Vinhedo - SP 1.667 - 3.407 2.042,63 1.666,67 1.879,86 2.813,10 3.407,31
Duque de Caxias - RJ 1.650 - 6.304 2.821,25 1.650,21 2.195,00 5.204,63 6.304,01
Brasília - DF 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Colinas do Tocantins - TO 1.513 - 1.832 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.832,13
Barueri - SP 2.012 - 6.262 3.392,71 2.011,89 3.132,00 5.170,22 6.262,33
Goiânia - GO 1.760 - 6.817 3.225,61 1.759,60 2.839,97 5.628,34 6.817,21
Contagem - MG 1.801 - 5.543 3.029,61 1.800,90 2.857,15 4.576,27 5.542,92
Itajaí - SC 1.677 - 7.601 3.231,94 1.676,54 2.500,00 6.275,35 7.600,90
Manaus - AM 1.582 - 4.868 2.479,93 1.582,23 2.143,00 4.019,18 4.868,15
Cajamar - SP 1.930 - 8.468 3.593,01 1.930,42 2.189,70 6.991,43 8.468,23
Osasco - SP 1.762 - 7.717 3.619,14 1.762,36 2.838,00 6.371,55 7.717,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 7.077 3.319,27 1.731,50 2.895,04 5.843,18 7.077,44
Minas Gerais 1.500 - 5.940 2.918,01 1.499,62 2.589,15 4.903,73 5.939,55
Rio de Janeiro 1.308 - 6.316 2.763,38 1.307,65 2.215,61 5.214,84 6.316,37
Paraná 1.542 - 6.120 2.839,61 1.542,47 2.275,66 5.052,81 6.120,11
Santa Catarina 1.321 - 5.987 2.570,89 1.320,51 1.959,52 4.942,88 5.986,96
Bahia 1.238 - 6.356 2.745,12 1.237,72 2.157,30 5.247,66 6.356,12
Pernambuco 1.183 - 5.875 2.515,48 1.183,33 2.013,72 4.850,40 5.874,95
Goiás 1.354 - 5.922 2.817,33 1.353,54 2.540,00 4.889,31 5.922,08
Rio Grande do Sul 1.285 - 4.902 2.394,35 1.285,00 2.157,58 4.046,82 4.901,63
Ceará 1.408 - 5.297 2.457,22 1.408,11 2.020,00 4.373,38 5.297,17
Mato Grosso 1.697 - 5.391 2.736,16 1.697,01 2.351,30 4.451,18 5.391,40
Espírito Santo 1.396 - 6.297 2.894,85 1.396,02 2.500,00 5.199,21 6.297,44
Tocantins 1.489 - 2.515 1.641,22 1.489,25 1.512,62 2.076,11 2.514,64
Pará 1.506 - 4.888 2.538,78 1.505,86 2.305,60 4.035,51 4.887,94
Distrito Federal 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Rio Grande do Norte 1.256 - 4.252 2.195,36 1.255,99 2.130,32 3.510,52 4.252,04
Maranhão 1.508 - 5.423 2.608,18 1.508,44 2.072,50 4.477,55 5.423,34
Mato Grosso do Sul 1.463 - 7.753 3.120,78 1.462,54 2.230,80 6.400,94 7.753,01
Amazonas 1.594 - 4.831 2.525,83 1.594,23 2.171,50 3.988,26 4.830,70
Alagoas 1.215 - 4.939 2.232,78 1.215,24 1.717,07 4.078,00 4.939,39
Paraíba 1.384 - 4.952 2.427,19 1.383,62 2.090,00 4.088,17 4.951,71
Piauí 1.346 - 5.632 2.710,66 1.345,71 2.000,00 4.650,00 5.632,22
Sergipe 1.209 - 5.549 2.558,03 1.208,91 2.142,00 4.581,34 5.549,06
Acre 1.045 - 3.804 2.108,72 1.045,00 2.308,00 3.140,54 3.803,91
Roraima 1.500 - 4.863 2.099,00 1.500,00 1.660,89 4.015,00 4.863,09
Rondônia 1.450 - 3.210 2.007,24 1.450,00 2.000,00 2.650,00 3.209,76


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bilheteria

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • implementar sanções disciplinares;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • recepcionar clientes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • motivar funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • demonstrar agilidade;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • verificar estado das instalações;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • orientar execução dos serviços;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • supervisionar horários de portaria;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • demonstrar senso de organização;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • liderar equipe;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • encaminhar clientes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • executar preparação de bebidas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • executar trabalho de subordinados;
    • atender reclamações;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • demonstrar bom senso;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • manter boa postura pessoal;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • participar de programas de treinamento;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • acompanhar visitações;
    • supervisionar guarda de valores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar emissão de comandas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • pesquisar preços de produtos;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • escolher matéria-prima;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • acomodar clientes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • aplicar normas do condomínio;
    • manter-se atualizado;
    • planejar operações para datas especiais;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;


    Setores que mais contratam Chefe de bilheteria no mercado de trabalho

    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Terminais rodoviários e ferroviários
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Organização logística do transporte de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Atividades de organizações sindicais
    • Locação de automóveis sem condutor




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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