Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
CBO 5101-05 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bilheteria

Um Chefe de bilheteria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.431,59 e R$ 6.742,95, com a média salarial de R$ 2.867,89 e o salário mediana em R$ 2.440,77 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bilheteria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.867,89 34.414,65 716,97 13,25
1º Quartil 1.431,59 17.179,07 357,90 6,62
Salário Mediana 2.440,77 29.289,24 610,19 11,28
3º Quartil 5.142,46 61.709,51 1.285,61 23,77
Teto Salarial 6.742,95 80.915,36 1.685,74 31,16


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.741 - 9.137 3.897,34 1.740,69 3.000,00 7.543,25 9.136,61
Rio de Janeiro - RJ 1.301 - 6.389 2.682,26 1.300,57 2.055,15 5.274,82 6.389,02
Guarulhos - SP 2.152 - 6.997 3.643,12 2.152,17 3.221,97 5.776,97 6.997,24
Fortaleza - CE 1.444 - 4.185 2.121,41 1.443,67 1.775,40 3.455,33 4.185,20
Curitiba - PR 1.717 - 5.605 3.057,04 1.716,72 3.000,00 4.627,81 5.605,34
Jundiaí - SP 1.940 - 6.245 3.228,50 1.940,44 3.000,00 5.156,23 6.245,38
Videira - SC 1.320 - 2.240 1.469,01 1.320,33 1.354,50 1.849,54 2.240,22
Belo Horizonte - MG 1.425 - 6.323 3.076,52 1.424,88 2.497,00 5.219,94 6.322,54
Vinhedo - SP 1.667 - 3.407 2.042,63 1.666,67 1.879,86 2.813,10 3.407,31
São Bernardo do Campo - SP 1.849 - 4.131 2.627,86 1.849,14 2.787,18 3.410,48 4.130,88
Brasília - DF 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Duque de Caxias - RJ 1.650 - 6.304 2.821,25 1.650,21 2.195,00 5.204,63 6.304,01
Barueri - SP 2.012 - 6.262 3.392,71 2.011,89 3.132,00 5.170,22 6.262,33
Colinas do Tocantins - TO 1.513 - 1.832 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.832,13
Goiânia - GO 1.760 - 6.817 3.225,61 1.759,60 2.839,97 5.628,34 6.817,21
Contagem - MG 1.801 - 5.543 3.029,61 1.800,90 2.857,15 4.576,27 5.542,92
Itajaí - SC 1.677 - 7.601 3.231,94 1.676,54 2.500,00 6.275,35 7.600,90
Manaus - AM 1.582 - 4.868 2.479,93 1.582,23 2.143,00 4.019,18 4.868,15
Osasco - SP 1.762 - 7.717 3.619,14 1.762,36 2.838,00 6.371,55 7.717,41
Cajamar - SP 1.930 - 8.468 3.593,01 1.930,42 2.189,70 6.991,43 8.468,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 7.077 3.319,27 1.731,50 2.895,04 5.843,18 7.077,44
Minas Gerais 1.500 - 5.940 2.918,01 1.499,62 2.589,15 4.903,73 5.939,55
Rio de Janeiro 1.308 - 6.316 2.763,38 1.307,65 2.215,61 5.214,84 6.316,37
Paraná 1.542 - 6.120 2.839,61 1.542,47 2.275,66 5.052,81 6.120,11
Santa Catarina 1.321 - 5.987 2.570,89 1.320,51 1.959,52 4.942,88 5.986,96
Bahia 1.238 - 6.356 2.745,12 1.237,72 2.157,30 5.247,66 6.356,12
Pernambuco 1.183 - 5.875 2.515,48 1.183,33 2.013,72 4.850,40 5.874,95
Goiás 1.354 - 5.922 2.817,33 1.353,54 2.540,00 4.889,31 5.922,08
Rio Grande do Sul 1.285 - 4.902 2.394,35 1.285,00 2.157,58 4.046,82 4.901,63
Ceará 1.408 - 5.297 2.457,22 1.408,11 2.020,00 4.373,38 5.297,17
Mato Grosso 1.697 - 5.391 2.736,16 1.697,01 2.351,30 4.451,18 5.391,40
Espírito Santo 1.396 - 6.297 2.894,85 1.396,02 2.500,00 5.199,21 6.297,44
Tocantins 1.489 - 2.515 1.641,22 1.489,25 1.512,62 2.076,11 2.514,64
Pará 1.506 - 4.888 2.538,78 1.505,86 2.305,60 4.035,51 4.887,94
Distrito Federal 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Maranhão 1.508 - 5.423 2.608,18 1.508,44 2.072,50 4.477,55 5.423,34
Rio Grande do Norte 1.256 - 4.252 2.195,36 1.255,99 2.130,32 3.510,52 4.252,04
Mato Grosso do Sul 1.463 - 7.753 3.120,78 1.462,54 2.230,80 6.400,94 7.753,01
Amazonas 1.594 - 4.831 2.525,83 1.594,23 2.171,50 3.988,26 4.830,70
Alagoas 1.215 - 4.939 2.232,78 1.215,24 1.717,07 4.078,00 4.939,39
Paraíba 1.384 - 4.952 2.427,19 1.383,62 2.090,00 4.088,17 4.951,71
Piauí 1.346 - 5.632 2.710,66 1.345,71 2.000,00 4.650,00 5.632,22
Sergipe 1.209 - 5.549 2.558,03 1.208,91 2.142,00 4.581,34 5.549,06
Acre 1.045 - 3.804 2.108,72 1.045,00 2.308,00 3.140,54 3.803,91
Rondônia 1.450 - 3.210 2.007,24 1.450,00 2.000,00 2.650,00 3.209,76
Roraima 1.500 - 4.863 2.099,00 1.500,00 1.660,89 4.015,00 4.863,09


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bilheteria

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • manter bons hábitos de higiene;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • escolher matéria-prima;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • acomodar clientes;
    • orientar pedido do cliente;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • orientar execução dos serviços;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • programar abastecimento dos setores;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • encaminhar clientes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • motivar funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • distribuir funcionários em setores;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar senso de organização;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • executar preparação de bebidas;
    • planejar operações para datas especiais;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • recepcionar clientes;
    • acompanhar visitações;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • verificar estado das instalações;
    • liderar equipe;
    • supervisionar guarda de valores;
    • implementar sanções disciplinares;
    • atender reclamações;
    • demonstrar agilidade;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • supervisionar horários de portaria;


    Setores que mais contratam Chefe de bilheteria no mercado de trabalho

    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Terminais rodoviários e ferroviários
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Organização logística do transporte de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Atividades de organizações sindicais
    • Locação de automóveis sem condutor




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor