Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
CBO 5101-05 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bilheteria

Um Chefe de bilheteria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.431,59 e R$ 6.742,95, com a média salarial de R$ 2.867,89 e o salário mediana em R$ 2.440,77 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bilheteria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.867,89 34.414,65 716,97 13,25
1º Quartil 1.431,59 17.179,07 357,90 6,62
Salário Mediana 2.440,77 29.289,24 610,19 11,28
3º Quartil 5.142,46 61.709,51 1.285,61 23,77
Teto Salarial 6.742,95 80.915,36 1.685,74 31,16


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.741 - 9.137 3.897,34 1.740,69 3.000,00 7.543,25 9.136,61
Rio de Janeiro - RJ 1.301 - 6.389 2.682,26 1.300,57 2.055,15 5.274,82 6.389,02
Guarulhos - SP 2.152 - 6.997 3.643,12 2.152,17 3.221,97 5.776,97 6.997,24
Fortaleza - CE 1.444 - 4.185 2.121,41 1.443,67 1.775,40 3.455,33 4.185,20
Curitiba - PR 1.717 - 5.605 3.057,04 1.716,72 3.000,00 4.627,81 5.605,34
Videira - SC 1.320 - 2.240 1.469,01 1.320,33 1.354,50 1.849,54 2.240,22
Jundiaí - SP 1.940 - 6.245 3.228,50 1.940,44 3.000,00 5.156,23 6.245,38
São Bernardo do Campo - SP 1.849 - 4.131 2.627,86 1.849,14 2.787,18 3.410,48 4.130,88
Belo Horizonte - MG 1.425 - 6.323 3.076,52 1.424,88 2.497,00 5.219,94 6.322,54
Vinhedo - SP 1.667 - 3.407 2.042,63 1.666,67 1.879,86 2.813,10 3.407,31
Duque de Caxias - RJ 1.650 - 6.304 2.821,25 1.650,21 2.195,00 5.204,63 6.304,01
Brasília - DF 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Colinas do Tocantins - TO 1.513 - 1.832 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.512,62 1.832,13
Barueri - SP 2.012 - 6.262 3.392,71 2.011,89 3.132,00 5.170,22 6.262,33
Goiânia - GO 1.760 - 6.817 3.225,61 1.759,60 2.839,97 5.628,34 6.817,21
Contagem - MG 1.801 - 5.543 3.029,61 1.800,90 2.857,15 4.576,27 5.542,92
Itajaí - SC 1.677 - 7.601 3.231,94 1.676,54 2.500,00 6.275,35 7.600,90
Manaus - AM 1.582 - 4.868 2.479,93 1.582,23 2.143,00 4.019,18 4.868,15
Osasco - SP 1.762 - 7.717 3.619,14 1.762,36 2.838,00 6.371,55 7.717,41
Cajamar - SP 1.930 - 8.468 3.593,01 1.930,42 2.189,70 6.991,43 8.468,23


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.731 - 7.077 3.319,27 1.731,50 2.895,04 5.843,18 7.077,44
Minas Gerais 1.500 - 5.940 2.918,01 1.499,62 2.589,15 4.903,73 5.939,55
Rio de Janeiro 1.308 - 6.316 2.763,38 1.307,65 2.215,61 5.214,84 6.316,37
Paraná 1.542 - 6.120 2.839,61 1.542,47 2.275,66 5.052,81 6.120,11
Santa Catarina 1.321 - 5.987 2.570,89 1.320,51 1.959,52 4.942,88 5.986,96
Bahia 1.238 - 6.356 2.745,12 1.237,72 2.157,30 5.247,66 6.356,12
Pernambuco 1.183 - 5.875 2.515,48 1.183,33 2.013,72 4.850,40 5.874,95
Goiás 1.354 - 5.922 2.817,33 1.353,54 2.540,00 4.889,31 5.922,08
Rio Grande do Sul 1.285 - 4.902 2.394,35 1.285,00 2.157,58 4.046,82 4.901,63
Ceará 1.408 - 5.297 2.457,22 1.408,11 2.020,00 4.373,38 5.297,17
Mato Grosso 1.697 - 5.391 2.736,16 1.697,01 2.351,30 4.451,18 5.391,40
Espírito Santo 1.396 - 6.297 2.894,85 1.396,02 2.500,00 5.199,21 6.297,44
Tocantins 1.489 - 2.515 1.641,22 1.489,25 1.512,62 2.076,11 2.514,64
Pará 1.506 - 4.888 2.538,78 1.505,86 2.305,60 4.035,51 4.887,94
Distrito Federal 1.432 - 5.124 2.615,56 1.432,49 2.500,00 4.230,08 5.123,60
Rio Grande do Norte 1.256 - 4.252 2.195,36 1.255,99 2.130,32 3.510,52 4.252,04
Maranhão 1.508 - 5.423 2.608,18 1.508,44 2.072,50 4.477,55 5.423,34
Mato Grosso do Sul 1.463 - 7.753 3.120,78 1.462,54 2.230,80 6.400,94 7.753,01
Amazonas 1.594 - 4.831 2.525,83 1.594,23 2.171,50 3.988,26 4.830,70
Alagoas 1.215 - 4.939 2.232,78 1.215,24 1.717,07 4.078,00 4.939,39
Paraíba 1.384 - 4.952 2.427,19 1.383,62 2.090,00 4.088,17 4.951,71
Piauí 1.346 - 5.632 2.710,66 1.345,71 2.000,00 4.650,00 5.632,22
Sergipe 1.209 - 5.549 2.558,03 1.208,91 2.142,00 4.581,34 5.549,06
Acre 1.045 - 3.804 2.108,72 1.045,00 2.308,00 3.140,54 3.803,91
Rondônia 1.450 - 3.210 2.007,24 1.450,00 2.000,00 2.650,00 3.209,76
Roraima 1.500 - 4.863 2.099,00 1.500,00 1.660,89 4.015,00 4.863,09


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bilheteria

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • manter-se atualizado;
    • implementar sanções disciplinares;
    • motivar funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • controlar emissão de comandas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar agilidade;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • executar preparação de bebidas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar horários de portaria;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • atender reclamações;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • pesquisar preços de produtos;
    • recepcionar clientes;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • acompanhar visitações;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • liderar equipe;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar senso de organização;
    • acomodar clientes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • executar trabalho de subordinados;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • orientar pedido do cliente;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • escolher matéria-prima;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • planejar operações para datas especiais;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • supervisionar guarda de valores;

    Setores que mais contratam Chefe de bilheteria no mercado de trabalho

    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Terminais rodoviários e ferroviários
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Coleta de resíduos não-perigosos
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Organização logística do transporte de carga
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana
    • Atividades de organizações sindicais
    • Locação de automóveis sem condutor




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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