Salário para o cargo de Sommalier
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Sommalier - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Sommalier

Um Sommalier trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sommalier

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Sommalier

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • escolher matéria-prima;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • acomodar clientes;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • acompanhar visitações;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • motivar funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • recepcionar clientes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • pesquisar preços de produtos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • demonstrar bom senso;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • manter boa postura pessoal;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • supervisionar guarda de valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • orientar pedido do cliente;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar venda de bilhetes;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • programar abastecimento dos setores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • implementar sanções disciplinares;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • orientar execução dos serviços;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • liderar equipe;
    • controlar emissão de comandas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • demonstrar agilidade;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • executar preparação de bebidas;
    • atender reclamações;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • aplicar normas do condomínio;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • distribuir funcionários em setores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • demonstrar senso de organização;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;


    Setores que mais contratam Sommalier no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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