Salário para o cargo de Maître executivo
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître executivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître executivo

Um Maître executivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître executivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître executivo

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;

  • Atividades

    • demonstrar senso de organização;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • pesquisar preços de produtos;
    • acomodar clientes;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • controlar venda de bilhetes;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • registrar pedido do cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • executar preparação de bebidas;
    • escolher matéria-prima;
    • distribuir funcionários em setores;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • orientar pedido do cliente;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • orientar execução dos serviços;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • planejar operações para datas especiais;
    • atender reclamações;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • liderar equipe;
    • participar de programas de treinamento;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • recepcionar clientes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • manter-se atualizado;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • controlar emissão de comandas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • encaminhar clientes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • demonstrar agilidade;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • supervisionar guarda de valores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • motivar funcionários;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acompanhar visitações;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • manter boa postura pessoal;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;


    Setores que mais contratam Maître executivo no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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