Salário para o cargo de Maître executivo
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître executivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître executivo

Um Maître executivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître executivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître executivo

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;

  • Atividades

    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • aplicar normas do condomínio;
    • manter boa postura pessoal;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • encaminhar clientes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • liderar equipe;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • acomodar clientes;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • motivar funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • orientar pedido do cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar guarda de valores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • acompanhar visitações;
    • demonstrar senso de organização;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • atender reclamações;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • controlar emissão de comandas;
    • recepcionar clientes;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • implementar sanções disciplinares;
    • controlar venda de bilhetes;
    • orientar execução dos serviços;
    • distribuir funcionários em setores;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • participar de programas de treinamento;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • pesquisar preços de produtos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • executar preparação de bebidas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • demonstrar bom senso;
    • supervisionar horários de portaria;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • verificar estado das instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;


    Setores que mais contratam Maître executivo no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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