Salário para o cargo de Maître executivo
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître executivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître executivo

Um Maître executivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître executivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître executivo

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • atender reclamações;
    • participar de programas de treinamento;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • demonstrar agilidade;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • orientar execução dos serviços;
    • liderar equipe;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • programar abastecimento dos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • motivar funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • executar preparação de bebidas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • acomodar clientes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • orientar pedido do cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • supervisionar horários de portaria;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • demonstrar bom senso;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • distribuir funcionários em setores;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • acompanhar visitações;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • aplicar normas do condomínio;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • recepcionar clientes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • registrar pedido do cliente;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • verificar estado das instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • escolher matéria-prima;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • pesquisar preços de produtos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar emissão de comandas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • manter-se atualizado;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);

    Setores que mais contratam Maître executivo no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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