Salário para o cargo de Professor de literatura espanhola
CBO 2346-44 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura espanhola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura espanhola

Um Professor de literatura espanhola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.106,03 e R$ 9.043,26, com a média salarial de R$ 3.261,28 e o salário mediana em R$ 2.147,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura espanhola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.261,28 39.135,40 815,32 27,82
1º Quartil 1.106,03 13.272,30 276,51 9,44
Salário Mediana 2.147,20 25.766,40 536,80 18,32
3º Quartil 6.896,78 82.761,30 1.724,19 58,84
Teto Salarial 9.043,26 108.519,10 2.260,81 77,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura espanhola

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • organizar edições diplomáticas;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • elaborar glossários;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • participar da correção de exames;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • supervisionar estágios;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • orientar teses de doutorado;
    • distribuir disciplinas;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • organizar concursos literários;
    • publicar traduções de textos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • promover o estudo de textos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • escrever verbetes;
    • divulgar a produção discente;
    • indicar bibliografia;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar tese de doutorado;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • organizar antologias;
    • definir conteúdos programáticos;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • elaborar críticas literárias;
    • realizar autoavaliação;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • montar equipe de pesquisa;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • organizar edições críticas;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • discutir propostas curriculares;
    • publicar trabalhos;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • avaliar grade curricular;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • preparar programas de cursos;
    • elaborar dicionários;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • programar atividades de pesquisa;
    • discutir resultados da produção discente;
    • traduzir textos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • relacionar teoria e prática;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar projetos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • participar de colegiados;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • planejar orçamento;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • programar o uso de equipamentos de apoio;


    Setores que mais contratam Professor de literatura espanhola no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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