Salário para o cargo de Professor de literatura espanhola
CBO 2346-44 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura espanhola - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura espanhola

Um Professor de literatura espanhola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.106,03 e R$ 9.043,26, com a média salarial de R$ 3.261,28 e o salário mediana em R$ 2.147,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura espanhola

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.261,28 39.135,40 815,32 27,82
1º Quartil 1.106,03 13.272,30 276,51 9,44
Salário Mediana 2.147,20 25.766,40 536,80 18,32
3º Quartil 6.896,78 82.761,30 1.724,19 58,84
Teto Salarial 9.043,26 108.519,10 2.260,81 77,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura espanhola

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • elaborar material didático e paradidático;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • organizar antologias;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • organizar concursos literários;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • realizar autoavaliação;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • divulgar a produção discente;
    • promover o estudo de textos;
    • elaborar críticas literárias;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • publicar trabalhos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • discutir propostas curriculares;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • selecionar textos para estudo;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • elaborar glossários;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • indicar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • discutir resultados da produção discente;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • supervisionar estágios;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • elaborar projetos;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • escrever verbetes;
    • organizar edições diplomáticas;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • organizar edições críticas;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • orientar teses de doutorado;
    • relacionar teoria e prática;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • definir conteúdos programáticos;
    • traduzir textos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • organizar atlas linguísticos;
    • avaliar grade curricular;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • elaborar dicionários;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • participar de colegiados;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • participar da correção de exames;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • realizar atividades de editoração;
    • programar atividades de pesquisa;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • planejar orçamento;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • preparar programas de cursos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • elaborar tese de doutorado;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • distribuir disciplinas;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;


    Setores que mais contratam Professor de literatura espanhola no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue