Salário para o cargo de Analista de Service Desk
CBO 3172-10 > Técnicos em operação e monitoração de computadores

Analista de Service Desk - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Quanto ganha um Analista de Service Desk

Um Analista de Service Desk trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.681,17 e R$ 4.136,31, com a média salarial de R$ 2.245,24 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de Service Desk

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.245,24 26.942,89 561,31 10,73
1º Quartil 1.681,17 20.174,00 420,29 8,03
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,56
3º Quartil 3.154,53 37.854,32 788,63 15,07
Teto Salarial 4.136,31 49.635,72 1.034,08 19,77


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em informática
        • Técnicos em operação e monitoração de computadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.664 - 4.989 2.548,97 1.664,27 2.200,00 4.119,22 4.989,33
Rio de Janeiro - RJ 1.634 - 4.734 2.398,37 1.634,08 2.000,00 3.908,03 4.733,53
Brasília - DF 1.496 - 4.151 2.185,08 1.495,95 1.868,00 3.426,78 4.150,62
Belo Horizonte - MG 1.626 - 5.182 2.509,27 1.626,35 2.000,00 4.278,55 5.182,31
Porto Alegre - RS 1.632 - 3.926 2.299,00 1.632,31 2.146,00 3.240,98 3.925,57
Fortaleza - CE 1.438 - 3.944 2.122,84 1.438,46 1.900,00 3.256,13 3.943,93
Barueri - SP 1.588 - 4.133 2.314,41 1.587,71 2.154,00 3.412,56 4.133,39
Curitiba - PR 1.676 - 4.041 2.335,39 1.676,25 2.171,00 3.336,62 4.041,41
Florianópolis - SC 1.798 - 6.533 3.082,79 1.798,15 2.500,00 5.393,77 6.533,10
Salvador - BA 1.412 - 3.079 1.820,52 1.412,00 1.650,00 2.542,42 3.079,46
Goiânia - GO 1.471 - 3.752 2.080,93 1.470,90 1.843,00 3.097,78 3.752,13
Campinas - SP 1.820 - 4.349 2.485,31 1.820,06 2.245,00 3.590,52 4.348,94
Recife - PE 1.412 - 3.328 1.909,87 1.412,15 1.780,00 2.747,66 3.328,04
Blumenau - SC 1.815 - 4.497 2.573,01 1.814,67 2.300,00 3.712,86 4.497,12
Vitoria - ES 1.543 - 3.480 2.102,17 1.543,43 2.000,00 2.873,41 3.480,35
Santana de Parnaíba - SP 1.415 - 2.968 1.821,44 1.414,92 1.600,00 2.450,59 2.968,23
Londrina - PR 1.572 - 2.812 1.870,41 1.572,06 1.800,00 2.321,36 2.811,70
Teresópolis - RJ 1.666 - 2.651 1.857,49 1.666,04 1.788,00 2.188,33 2.650,57
Cuiabá - MT 1.611 - 4.089 2.352,56 1.610,67 2.105,00 3.375,58 4.088,60
Joinville - SC 1.760 - 3.757 2.237,06 1.759,86 2.000,00 3.101,48 3.756,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.633 - 4.516 2.418,26 1.633,09 2.154,19 3.728,70 4.516,31
Santa Catarina 1.689 - 4.593 2.450,42 1.689,13 2.100,00 3.791,96 4.592,94
Minas Gerais 1.485 - 4.208 2.212,46 1.484,65 1.980,00 3.474,33 4.208,21
Rio de Janeiro 1.594 - 4.282 2.242,29 1.594,38 1.857,50 3.535,63 4.282,47
Rio Grande do Sul 1.592 - 3.871 2.240,59 1.591,54 2.056,00 3.196,27 3.871,42
Paraná 1.612 - 3.897 2.220,95 1.612,09 2.000,00 3.217,25 3.896,83
Distrito Federal 1.496 - 4.151 2.185,08 1.495,95 1.868,00 3.426,78 4.150,62
Ceará 1.425 - 3.774 2.041,72 1.424,94 1.815,00 3.115,93 3.774,11
Goiás 1.438 - 3.505 1.979,87 1.437,80 1.800,00 2.893,91 3.505,19
Bahia 1.412 - 3.117 1.819,27 1.412,00 1.600,00 2.573,46 3.117,05
Espírito Santo 1.503 - 3.562 2.096,36 1.502,92 1.991,00 2.940,69 3.561,85
Pernambuco 1.412 - 3.267 1.879,94 1.412,05 1.700,00 2.697,12 3.266,83
Mato Grosso 1.507 - 4.062 2.227,07 1.507,44 2.000,00 3.353,53 4.061,90
Pará 1.446 - 3.774 2.041,05 1.445,54 1.723,03 3.115,58 3.773,69
Mato Grosso do Sul 1.483 - 3.360 1.950,29 1.482,55 1.751,50 2.773,77 3.359,67
Amazonas 1.412 - 3.349 1.903,97 1.412,23 1.734,00 2.765,34 3.349,46
Rio Grande do Norte 1.428 - 3.627 1.942,85 1.428,32 1.627,50 2.994,60 3.627,14
Maranhão 1.419 - 3.352 1.902,67 1.419,42 1.624,00 2.767,35 3.351,89
Paraíba 1.420 - 2.896 1.771,46 1.420,23 1.619,24 2.390,97 2.896,01
Sergipe 1.447 - 3.891 2.082,56 1.447,41 1.800,00 3.212,14 3.890,64
Rondônia 1.454 - 2.878 1.756,32 1.453,92 1.600,00 2.376,43 2.878,40
Alagoas 1.415 - 4.224 2.140,67 1.414,82 1.739,00 3.487,01 4.223,57
Piauí 1.420 - 3.153 1.878,60 1.420,16 1.742,46 2.602,80 3.152,59
Tocantins 1.416 - 3.358 1.881,60 1.416,42 1.600,00 2.772,60 3.358,26
Acre 1.412 - 3.414 1.880,17 1.412,00 1.542,50 2.818,71 3.414,11
Amapá 1.412 - 3.308 1.879,08 1.412,00 1.591,25 2.731,00 3.307,87
Roraima 1.438 - 3.122 1.884,95 1.438,40 1.750,50 2.577,40 3.121,82


Principais locais de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operação e monitoração de computadores

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.


Funções e atividades do Analista de Service Desk

Técnicos em operação e monitoração de computadores devem:

  • garantir segurança das informações;
  • inspecionar ambiente físico de trabalho;
  • monitorar sistemas;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • comunicar-se;
  • administrar processamento de dados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender cliente e usuário;

  • Atividades

    • monitorar recursos de rede;
    • providenciar correção de erros de tarefas;
    • demonstrar auto- controle;
    • efetuar controle de peças e suprimentos;
    • controlar acesso de pessoas não autorizadas;
    • recuperar arquivos, programas e relatórios;
    • monitorar recursos de entrada e saída de dados;
    • checar iluminação de emergência;
    • planejar atendimento a cliente e usuário;
    • identificar falhas em hardware e software;
    • acionar equipamentos reserva;
    • demonstrar atenção difusa;
    • monitorar consumo de cpu;
    • transferir arquivos, programas e relatórios;
    • monitorar desempenho de aplicativos;
    • conduzir solicitação de suporte;
    • administrar cronograma de atividades planejadas;
    • sanar pequenas falhas de hardware;
    • administrar o tempo;
    • organizar cabeamento;
    • configurar e reconfigurar hardware;
    • realizar limpezas periódicas em equipamentos;
    • otimizar recursos disponíveis;
    • destruir informações sigilosas descartadas;
    • reparar arquivos;
    • monitorar registros de erros;
    • inicializar e desativar sistemas e aplicativos;
    • verificar equipamentos de energia;
    • orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar disponibilidade;
    • guardar cópia de segurança em local prescrito;
    • redigir;
    • reprocessar tarefas de acordo com solicitação;
    • requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software;
    • fazer cópias de segurança (backup);
    • demonstrar fluência verbal;
    • monitorar recursos de armazenamento de dados;
    • ouvir atentamente;
    • monitorar disponibilidade de aplicativos;
    • interpretar leitura técnica;
    • supervisionar linha de transmissão;
    • assegurar funcionamento de equipamento reserva (standby);
    • executar checagem inicial de solicitação;
    • administrar schedule (agenda de tarefas);
    • checar sistema de detecção de incêndio;
    • demonstrar organização;
    • adaptar linguagem para e do usuário;
    • administrar tarefas;
    • verificar temperatura e umidade local;
    • alimentar equipamentos com suprimentos;
    • agir com objetividade;
    • verificar acesso lógico do usuário;
    • disponibilizar recursos operacionais;
    • fazer rodízio de mídias;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir mudanças na disposição de equipamentos;


    Setores que mais contratam Analista de Service Desk no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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