Salário para o cargo de Analista de Service Desk
CBO 3172-10 > Técnicos em operação e monitoração de computadores

Analista de Service Desk - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Quanto ganha um Analista de Service Desk

Um Analista de Service Desk trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.181,92 e R$ 3.956,94, com a média salarial de R$ 1.837,96 e o salário mediana em R$ 1.550,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de Service Desk

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.837,96 22.055,50 459,49 8,83
1º Quartil 1.181,92 14.183,02 295,48 5,68
Salário Mediana 1.550,92 18.611,04 387,73 7,45
3º Quartil 3.017,73 36.212,80 754,43 14,49
Teto Salarial 3.956,94 47.483,32 989,24 19,01


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
      • Técnicos em informática
        • Técnicos em operação e monitoração de computadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.326 - 4.388 2.109,78 1.326,28 1.676,00 3.622,91 4.388,18
Rio de Janeiro - RJ 1.281 - 4.158 2.008,00 1.280,72 1.623,76 3.432,50 4.157,54
Brasília - DF 1.169 - 2.973 1.582,65 1.169,36 1.269,52 2.454,23 2.972,64
Porto Alegre - RS 1.179 - 3.376 1.802,11 1.179,41 1.634,65 2.787,13 3.375,86
Jaguariúna - SP 1.364 - 2.716 1.724,02 1.363,67 1.628,82 2.241,95 2.715,52
Belo Horizonte - MG 1.337 - 3.633 1.922,51 1.336,92 1.600,00 2.999,54 3.633,13
Fortaleza - CE 1.152 - 2.926 1.661,54 1.151,62 1.500,00 2.415,91 2.926,22
Curitiba - PR 1.321 - 3.837 1.988,26 1.320,61 1.707,49 3.168,16 3.837,37
Salvador - BA 1.082 - 2.849 1.533,59 1.082,05 1.300,00 2.352,19 2.849,04
Recife - PE 1.242 - 3.617 1.881,37 1.242,16 1.652,57 2.986,28 3.617,07
Blumenau - SC 1.511 - 3.593 2.137,34 1.511,27 2.030,89 2.966,28 3.592,85
Barueri - SP 1.469 - 5.835 2.441,61 1.468,90 1.675,56 4.817,35 5.834,92
Teresópolis - RJ 1.350 - 1.989 1.438,93 1.350,07 1.382,00 1.642,16 1.989,03
Florianópolis - SC 1.413 - 4.135 2.251,69 1.412,89 2.061,00 3.414,00 4.135,14
São Jose - SC 1.322 - 3.241 1.887,14 1.321,61 1.750,00 2.675,43 3.240,57
Goiânia - GO 1.188 - 3.789 1.941,14 1.187,90 1.629,93 3.128,42 3.789,23
Vitoria - ES 1.303 - 3.074 1.753,53 1.303,45 1.575,71 2.538,27 3.074,43
Campinas - SP 1.414 - 3.282 1.866,57 1.413,76 1.678,00 2.709,29 3.281,57
Americana - SP 1.140 - 2.666 1.495,74 1.139,58 1.220,00 2.200,95 2.665,85
Cuiabá - MT 1.300 - 3.497 1.882,33 1.299,55 1.540,00 2.886,97 3.496,79


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.283 - 3.855 1.953,26 1.282,97 1.675,56 3.183,10 3.855,47
Santa Catarina 1.305 - 3.421 1.886,96 1.305,17 1.694,96 2.824,15 3.420,69
Rio Grande do Sul 1.209 - 3.340 1.789,13 1.208,99 1.600,00 2.757,22 3.339,63
Rio de Janeiro 1.286 - 3.660 1.843,49 1.286,27 1.500,00 3.021,41 3.659,63
Minas Gerais 1.126 - 4.138 1.890,84 1.126,30 1.512,00 3.416,26 4.137,87
Paraná 1.258 - 3.359 1.800,51 1.258,09 1.551,00 2.772,84 3.358,54
Distrito Federal 1.169 - 2.973 1.582,65 1.169,36 1.269,52 2.454,23 2.972,64
Ceará 1.117 - 3.030 1.655,24 1.116,53 1.450,36 2.501,93 3.030,42
Bahia 1.066 - 5.594 2.076,32 1.066,29 1.300,00 4.618,41 5.593,96
Espírito Santo 1.169 - 2.840 1.596,98 1.168,71 1.375,68 2.344,77 2.840,05
Goiás 1.068 - 3.381 1.667,34 1.068,24 1.400,00 2.791,52 3.381,17
Pernambuco 1.135 - 3.338 1.753,90 1.134,93 1.521,00 2.756,17 3.338,36
Mato Grosso 1.081 - 3.132 1.635,06 1.080,93 1.458,08 2.586,04 3.132,29
Pará 1.058 - 3.075 1.565,19 1.058,46 1.280,71 2.538,37 3.074,55
Mato Grosso do Sul 1.163 - 3.690 1.827,36 1.163,50 1.500,00 3.046,79 3.690,36
Rio Grande do Norte 1.073 - 6.849 2.346,91 1.072,84 1.358,50 5.654,79 6.849,25
Amazonas 1.096 - 2.792 1.542,65 1.095,60 1.402,07 2.305,01 2.791,90
Paraíba 1.104 - 2.939 1.540,50 1.103,62 1.238,00 2.426,59 2.939,16
Maranhão 1.110 - 3.251 1.599,94 1.110,13 1.256,52 2.683,78 3.250,67
Piauí 1.078 - 3.748 1.719,34 1.078,19 1.328,50 3.094,19 3.747,77
Alagoas 1.055 - 2.774 1.443,49 1.054,62 1.100,00 2.290,55 2.774,39
Sergipe 1.101 - 3.362 1.751,95 1.100,71 1.515,79 2.775,65 3.361,95
Rondônia 1.123 - 2.415 1.395,91 1.123,15 1.178,53 1.994,01 2.415,20
Amapá 1.045 - 1.816 1.164,63 1.045,00 1.045,00 1.499,52 1.816,26
Tocantins 1.061 - 2.349 1.396,89 1.060,61 1.250,00 1.939,41 2.349,07
Acre 1.071 - 2.368 1.474,38 1.071,16 1.400,00 1.955,37 2.368,40
Roraima 1.068 - 2.304 1.420,33 1.068,00 1.350,00 1.902,17 2.303,96


Principais locais de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em operação e monitoração de computadores

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.


Funções e atividades do Analista de Service Desk

Técnicos em operação e monitoração de computadores devem:

  • inspecionar ambiente físico de trabalho;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • garantir segurança das informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar processamento de dados;
  • comunicar-se;
  • monitorar sistemas;
  • atender cliente e usuário;

  • Atividades

    • monitorar desempenho de aplicativos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • alimentar equipamentos com suprimentos;
    • monitorar recursos de entrada e saída de dados;
    • monitorar registros de erros;
    • realizar limpezas periódicas em equipamentos;
    • monitorar disponibilidade de aplicativos;
    • checar sistema de detecção de incêndio;
    • interpretar leitura técnica;
    • agir com objetividade;
    • providenciar correção de erros de tarefas;
    • guardar cópia de segurança em local prescrito;
    • identificar falhas em hardware e software;
    • sanar pequenas falhas de hardware;
    • administrar tarefas;
    • requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software;
    • monitorar recursos de armazenamento de dados;
    • sugerir mudanças na disposição de equipamentos;
    • demonstrar iniciativa;
    • inicializar e desativar sistemas e aplicativos;
    • destruir informações sigilosas descartadas;
    • disponibilizar recursos operacionais;
    • monitorar recursos de rede;
    • demonstrar organização;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software;
    • fazer cópias de segurança (backup);
    • configurar e reconfigurar hardware;
    • fazer rodízio de mídias;
    • demonstrar auto- controle;
    • conduzir solicitação de suporte;
    • acionar equipamentos reserva;
    • demonstrar atenção difusa;
    • otimizar recursos disponíveis;
    • transferir arquivos, programas e relatórios;
    • checar iluminação de emergência;
    • monitorar consumo de cpu;
    • adaptar linguagem para e do usuário;
    • assegurar funcionamento de equipamento reserva (standby);
    • verificar temperatura e umidade local;
    • ouvir atentamente;
    • administrar cronograma de atividades planejadas;
    • recuperar arquivos, programas e relatórios;
    • efetuar controle de peças e suprimentos;
    • controlar acesso de pessoas não autorizadas;
    • redigir;
    • supervisionar linha de transmissão;
    • administrar o tempo;
    • planejar atendimento a cliente e usuário;
    • reparar arquivos;
    • organizar cabeamento;
    • demonstrar disponibilidade;
    • verificar equipamentos de energia;
    • administrar schedule (agenda de tarefas);
    • verificar acesso lógico do usuário;
    • executar checagem inicial de solicitação;
    • reprocessar tarefas de acordo com solicitação;


    Setores que mais contratam Analista de Service Desk no mercado de trabalho

    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Provedores de acesso às redes de comunicações
    • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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