Salário para o cargo de Maître de bar
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de bar

Um Maître de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • manter boa postura pessoal;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • liderar equipe;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • registrar pedido do cliente;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • implementar sanções disciplinares;
    • executar trabalho de subordinados;
    • encaminhar clientes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • controlar emissão de comandas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • supervisionar horários de portaria;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • demonstrar agilidade;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • executar preparação de bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • distribuir funcionários em setores;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • atender reclamações;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • acompanhar visitações;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • participar de programas de treinamento;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • escolher matéria-prima;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • verificar estado das instalações;
    • demonstrar bom senso;
    • aplicar normas do condomínio;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • pesquisar preços de produtos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • motivar funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • recepcionar clientes;
    • acomodar clientes;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • orientar pedido do cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • orientar execução dos serviços;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • manter-se atualizado;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • planejar operações para datas especiais;


    Setores que mais contratam Maître de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor