Salário para o cargo de Maître de bar
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de bar

Um Maître de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • verificar estado das instalações;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar guarda de valores;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • orientar execução dos serviços;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • demonstrar agilidade;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • atender reclamações;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • manter boa postura pessoal;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • acomodar clientes;
    • executar preparação de bebidas;
    • acompanhar visitações;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • implementar sanções disciplinares;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • supervisionar horários de portaria;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar emissão de comandas;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • pesquisar preços de produtos;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • manter-se atualizado;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • registrar pedido do cliente;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • liderar equipe;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • distribuir funcionários em setores;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • demonstrar senso de organização;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • controlar venda de bilhetes;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • motivar funcionários;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • encaminhar clientes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • escolher matéria-prima;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • aplicar normas do condomínio;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • programar abastecimento dos setores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • orientar pedido do cliente;
    • executar trabalho de subordinados;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • demonstrar bom senso;
    • recepcionar clientes;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;


    Setores que mais contratam Maître de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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