Salário para o cargo de Maître de bar
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de bar

Um Maître de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • liderar equipe;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • motivar funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • planejar operações para datas especiais;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • orientar pedido do cliente;
    • programar abastecimento dos setores;
    • distribuir funcionários em setores;
    • encaminhar clientes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • acomodar clientes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • implementar sanções disciplinares;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar guarda de valores;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • recepcionar clientes;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • participar de programas de treinamento;
    • atender reclamações;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • controlar emissão de comandas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar bom senso;
    • escolher matéria-prima;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • orientar execução dos serviços;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • demonstrar agilidade;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • controlar venda de bilhetes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • verificar estado das instalações;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • pesquisar preços de produtos;
    • executar preparação de bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • supervisionar horários de portaria;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • simular atividades para aprendizagem;
    • demonstrar senso de organização;
    • registrar pedido do cliente;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • acompanhar visitações;


    Setores que mais contratam Maître de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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