Salário para o cargo de Chefe de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bar

Um Chefe de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.261,21 e R$ 32.925,30, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.261,21 15.134,50 315,30 5,84
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 25.110,24 301.322,90 6.277,56 116,26
Teto Salarial 32.925,30 395.103,63 8.231,33 152,44


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • avaliar execução de serviços;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • aplicar normas do condomínio;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • atender reclamações;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • demonstrar agilidade;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • executar trabalho de subordinados;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • demonstrar bom senso;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • supervisionar guarda de valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • escolher matéria-prima;
    • executar preparação de bebidas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • verificar estado das instalações;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • pesquisar preços de produtos;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • planejar operações para datas especiais;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • manter boa postura pessoal;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • liderar equipe;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar senso de organização;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • controlar emissão de comandas;
    • encaminhar clientes;
    • participar de programas de treinamento;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • distribuir funcionários em setores;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • orientar execução dos serviços;
    • registrar pedido do cliente;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • acomodar clientes;
    • orientar pedido do cliente;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • recepcionar clientes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • programar abastecimento dos setores;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • controlar venda de bilhetes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • motivar funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;


    Setores que mais contratam Chefe de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social