Salário para o cargo de Chefe de bar
CBO 5101-30 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bar

Um Chefe de bar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.386,24 e R$ 25.342,70, com a média salarial de R$ 7.424,07 e o salário mediana em R$ 1.630,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.424,07 89.088,83 1.856,02 34,37
1º Quartil 1.386,24 16.634,90 346,56 6,42
Salário Mediana 1.630,00 19.560,00 407,50 7,55
3º Quartil 19.327,42 231.929,09 4.831,86 89,48
Teto Salarial 25.342,70 304.112,38 6.335,67 117,33


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.419 - 93.091 34.065,45 1.419,04 49.500,00 76.856,71 93.091,15
São Paulo - SP 1.394 - 3.351 1.913,65 1.394,41 1.734,00 2.766,79 3.351,22
Belo Horizonte - MG 1.161 - 2.648 1.519,45 1.161,02 1.339,00 2.186,21 2.648,00
Brasília - DF 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Curitiba - PR 1.324 - 2.690 1.709,34 1.323,90 1.718,00 2.221,15 2.690,32
Porto Alegre - RS 1.272 - 3.189 1.775,30 1.271,91 1.582,18 2.633,10 3.189,29
Campinas - SP 1.434 - 2.895 1.760,92 1.434,01 1.588,19 2.389,80 2.894,60
Florianópolis - SC 1.336 - 3.000 1.739,08 1.336,00 1.542,31 2.476,56 2.999,69
Goiânia - GO 1.212 - 2.481 1.528,07 1.211,77 1.414,00 2.048,19 2.480,83
Fortaleza - CE 1.137 - 2.361 1.458,42 1.137,28 1.374,00 1.949,06 2.360,76
Salvador - BA 1.140 - 2.593 1.511,26 1.140,19 1.386,94 2.140,90 2.593,13
Manaus - AM 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Guarulhos - SP 1.413 - 3.119 1.863,98 1.413,21 1.716,66 2.574,78 3.118,65
Jatai - GO 1.287 - 1.776 1.338,33 1.286,67 1.300,00 1.466,67 1.776,47
São José dos Campos - SP 1.230 - 3.198 1.701,16 1.230,29 1.537,50 2.640,55 3.198,32
Porto Seguro - BA 1.241 - 2.939 1.744,50 1.241,07 1.660,00 2.426,20 2.938,68
Londrina - PR 1.347 - 2.445 1.580,72 1.347,00 1.452,94 2.018,26 2.444,58
Recife - PE 1.177 - 2.502 1.508,68 1.177,44 1.335,44 2.065,48 2.501,77
Ribeirão Preto - SP 1.362 - 3.006 1.809,61 1.362,00 1.750,43 2.482,05 3.006,33
São José do Rio Preto - SP 1.507 - 2.998 1.938,94 1.507,42 1.913,68 2.475,33 2.998,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.388 - 3.222 1.874,54 1.387,90 1.700,85 2.660,32 3.222,26
Rio de Janeiro 1.349 - 86.992 28.083,15 1.348,67 2.100,00 71.820,90 86.991,62
Minas Gerais 1.171 - 2.823 1.626,41 1.171,22 1.500,00 2.330,84 2.823,18
Santa Catarina 1.384 - 2.904 1.780,47 1.384,31 1.681,87 2.397,70 2.904,17
Paraná 1.330 - 2.734 1.700,11 1.329,74 1.551,48 2.256,98 2.733,72
Rio Grande do Sul 1.286 - 2.900 1.715,19 1.285,51 1.545,00 2.394,36 2.900,13
Bahia 1.163 - 2.848 1.600,38 1.162,96 1.400,00 2.351,37 2.848,05
Goiás 1.221 - 2.291 1.459,06 1.220,71 1.300,00 1.891,85 2.291,47
Distrito Federal 1.154 - 2.754 1.551,87 1.154,46 1.400,00 2.273,89 2.754,20
Ceará 1.147 - 2.449 1.497,54 1.147,29 1.374,00 2.022,14 2.449,28
Mato Grosso 1.181 - 3.930 1.953,67 1.181,18 1.648,00 3.244,84 3.930,25
Pernambuco 1.169 - 2.886 1.589,66 1.168,80 1.400,00 2.382,97 2.886,33
Espírito Santo 1.267 - 2.637 1.600,86 1.267,20 1.500,00 2.177,22 2.637,12
Amazonas 1.045 - 2.025 1.265,86 1.045,00 1.176,50 1.671,54 2.024,62
Rio Grande do Norte 1.162 - 2.049 1.408,40 1.161,54 1.400,00 1.691,69 2.049,03
Mato Grosso do Sul 1.140 - 2.345 1.457,50 1.140,25 1.400,00 1.935,84 2.344,74
Pará 1.134 - 3.832 1.831,36 1.134,43 1.520,10 3.164,07 3.832,42
Alagoas 1.070 - 2.298 1.381,07 1.070,00 1.245,99 1.896,89 2.297,57
Paraíba 1.200 - 2.963 1.651,07 1.200,00 1.500,00 2.446,27 2.963,00
Sergipe 1.045 - 1.977 1.277,08 1.045,00 1.224,00 1.632,00 1.976,73
Rondônia 1.088 - 3.452 1.560,35 1.088,25 1.140,39 2.850,00 3.452,01
Maranhão 1.099 - 2.241 1.391,53 1.099,08 1.353,00 1.850,00 2.240,78
Amapá 1.300 - 1.948 1.501,97 1.300,00 1.600,00 1.607,87 1.947,50
Piauí 1.350 - 2.767 1.765,24 1.350,00 1.791,63 2.284,55 2.767,12


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • controlar venda de bilhetes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • motivar funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • acompanhar visitações;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • acomodar clientes;
    • demonstrar agilidade;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • atender reclamações;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • demonstrar senso de organização;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • liderar equipe;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • encaminhar clientes;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • executar preparação de bebidas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • verificar estado das instalações;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • programar abastecimento dos setores;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • orientar execução dos serviços;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • manter boa postura pessoal;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • controlar emissão de comandas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • demonstrar bom senso;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • escolher matéria-prima;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • planejar operações para datas especiais;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • executar trabalho de subordinados;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • distribuir funcionários em setores;
    • pesquisar preços de produtos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • orientar pedido do cliente;
    • recepcionar clientes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;


    Setores que mais contratam Chefe de bar no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Hotéis
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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