Salário para o cargo de Professor de literatura francesa
CBO 2346-48 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura francesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura francesa

Um Professor de literatura francesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.388,80 e R$ 14.997,85, com a média salarial de R$ 6.307,90 e o salário mediana em R$ 6.208,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura francesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.307,90 75.694,80 1.576,98 48,52
1º Quartil 1.388,80 16.665,60 347,20 10,68
Salário Mediana 6.208,00 74.496,00 1.552,00 47,75
3º Quartil 11.438,00 137.256,00 2.859,50 87,98
Teto Salarial 14.997,85 179.974,18 3.749,46 115,37


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura francesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • prestar assessoria e consultoria;

  • Atividades

    • elaborar dissertação de mestrado;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • preparar programas de cursos;
    • elaborar glossários;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • planejar orçamento;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • realizar atividades de editoração;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • traduzir textos;
    • participar de colegiados;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • orientar teses de doutorado;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • elaborar dicionários;
    • definir conteúdos programáticos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • organizar edições diplomáticas;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • divulgar a produção discente;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • escrever verbetes;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar antologias;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • organizar edições críticas;
    • publicar trabalhos;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • participar da correção de exames;
    • organizar concursos literários;
    • avaliar grade curricular;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • programar atividades de pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • indicar bibliografia;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • discutir propostas curriculares;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • montar equipe de pesquisa;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • distribuir disciplinas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • promover o estudo de textos;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar projetos;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • realizar autoavaliação;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • selecionar textos para estudo;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • organizar atlas linguísticos;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar críticas literárias;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar tese de doutorado;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • discutir resultados da produção discente;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • relacionar teoria e prática;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • elaborar material didático e paradidático;


    Setores que mais contratam Professor de literatura francesa no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo