Professor de literatura comparada · CBO 2346-40

Professor de literatura comparada · CBO 2346-40

CBO 234640 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja e executa processo de ensino de literatura comparada em curso de nível superior. elabora plano de ensino. ministra aulas, abordando fundamentos da teoria literária e da literatura comparada.

O ofício do Professor de literatura comparada em uma frase CBO 234640

Síntese

O Professor de literatura comparada (CBO 2346-40) planeja e executa processo de ensino de literatura comparada em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos da teoria literária e da literatura comparada. Promove atividades de ensino para estabelecer relações entre literaturas de países. Supervisiona reuniões de alunos para estabelecimento das inter-relações da literatura com outros campos do saber. Organiza alunos para execução de estudo sobre presença da literatura em expressões artísticas. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2346-40 se traduz na rotina

Realiza planejamento de ensino de literatura comparada, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com recursos de informática para acesso à biblioteca digital, ambientes para práticas culturais, entre outras instalações. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos (como músicas, peças de teatro, filmes, entre outros), disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas, abordando tópicos – como principais conceitos fundamentais (fontes, influência, imitação e intertextualidade), intermediação cultural, entre outros – relacionados aos fundamentos da teoria literária e da literatura comparada.

Promove atividades de ensino sobre a evolução do conceito de literatura comparada ao longo do tempo, passando da compreensão tradicional das relações estabelecidas entre literaturas e autores de diferentes nacionalidades para um conceito amplo que, hoje em dia, dialoga com outros campos do saber e com a multiplicidade de outras expressões artísticas. Mostra que a literatura comparada também considera a relação entre diversas tradições literárias e entre textos de diferentes épocas, colocando-os lado a lado em termos críticos, para explorar suas diferenças e especificidades.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para seguir acompanhando as produções literárias - considerando especificidade dos gêneros, das técnicas de expressão e das marcas estilísticas - e suas inter-relações com as mudanças em processos socioculturais.

Supervisiona a realização, por grupos de alunos, de estudos com representantes de diferentes áreas das humanidades, tendo o estudo literário como eixo principal de discussão. Presta orientações aos alunos no planejamento das reuniões, propondo a escolha de um campo do saber – como história, filosofia, sociologia, antropologia ou outra – em cada grupo. Acompanha a realização das reuniões. Promove reunião após término dos trabalhos em grupo, para troca de experiências entre os alunos e sistematização das conclusões dos trabalhos. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, criatividade, capacidade de diálogo, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Promove a análise, pelos alunos, sobre como a literatura mantém relação com diferentes artes, estando presente em peças de teatro, filmes e outras expressões artísticas. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as análises realizadas.

Realiza educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Supervisiona estágios curriculares. Atua em programa de intercâmbio cultural com entidades nacionais e internacionais, na área de literatura comparada.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação à literatura comparada – participando em seminários, simpósios e cursos destinados ao público acadêmico – e aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e executa pesquisas sobre produções literárias – de autores brasileiros e de outros países - relacionadas a temas relevantes na sociedade contemporânea, tais como meio ambiente e crise dos refugiados. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Saberes que sustentam o CBO 2346-40

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 188 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia Outros elementos do campo ecologia 3 3 3
Outros elementos (ecologia) educação, meio ambiente e sociedade 3 3 3
Ciências exatas e da terra Matemática Matemática aplicada 3 3 3
Outros elementos (matemática aplicada) matemática básica aplicada 3 3 3
Probabilidade e estatística Probabilidade e estatística aplicadas 3 3 3
Estatística aplicada 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 4
Informática 4 4 4
Internet 3 3 3
Internet 3 3 3
Software específico 3 4 5
Outros elementos (software específico) softwares educacionais 3 4 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 4 4 5
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) tecnologias digitais aplicadas ao ensino de literatura comparada 4 4 5
Ciências humanas Educação Fundamentos da educação 3 4 5
Filosofia da educação 3 4 5
Fundamentos da educação 3 4 5
História da educação 3 4 5
Fundamentos da educação 3 4 5
Sociologia da educação 3 4 5
Fundamentos da educação 4 4 5
Outros elementos (fundamentos da educação) diversidades culturais e linguísticas 4 4 5
Planejamento e avaliação educacional 5 5 5
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) elaboração de planos de ensino e planos de aula 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Avaliação da aprendizagem 4 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Métodos e técnicas de ensino 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 4 5
Tecnologia educacional 4 4 5
Ensino-aprendizagem 4 4 5
Teorias da instrução 4 4 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática para o ensino superior 5 5 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de línguas e literatura na modalidade de ensino híbrido 4 5 5
Ensino-aprendizagem 4 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) fundamentos da prática de ensino 4 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) interdisciplinaridade - língua e literatura e as inter-relações com outras áreas do conhecimento 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) metodologia dos estudos literários 5 5 5
Currículo 4 4 5
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular 4 4 5
Currículo 5 5 5
Outros elementos (currículo) currículo no ensino superior de literatura comparada 5 5 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) base nacional comum curricular - bncc 3 4 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação a distância 3 4 5
Tópicos específicos de educação 4 5 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação inclusiva 4 5 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) ensino superior 3 4 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) parâmetros curriculares nacionais - pcn 3 4 5
Outros elementos do campo educação 5 4 5
Outros elementos (educação) extensionismo em literatura comparada 5 4 5
Outros elementos do campo educação 4 3 4
Outros elementos (educação) internacionalização do ensino superior 4 3 4
Filosofia Ética 5 5 5
Ética 5 5 5
Psicologia Psicologia do ensino e da aprendizagem 3 5 5
Aprendizagem e desempenho acadêmicos 3 5 5
Psicologia do ensino e da aprendizagem 4 5 5
Ensino e aprendizagem na sala de aula 4 5 5
Psicologia do ensino e da aprendizagem 3 3 4
Outros elementos (psicologia do ensino e da aprendizagem) neurociência e educação 3 3 4
Ciências sociais aplicadas Ciência da informação Teoria da informação 3 3 5
Processos da comunicação 3 3 5
Comunicação Teoria da comunicação 3 4 5
Teoria da comunicação 3 4 5
Direito Outros elementos do campo direito 3 4 5
Outros elementos (direito) propriedade intelectual, direito autoral e ética profissional 3 4 5
Engenharias Engenharia de produção Gerência de produção 3 3 3
Higiene e segurança do trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) estruturas textuais - unidade e estrutura internas 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) fundamentos de fonética, morfologia, sintaxe e semântica 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) gêneros textuais e tipos de textos 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) leitura, intelecção e produção de textos 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) neologismo e estrangeirismo 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) semântica estilística - figuras de linguagem 4 4 5
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) textos verbais e não verbais 4 4 5
Línguas clássicas 4 4 4
Outros elementos (línguas clássicas) latim 4 4 4
Teoria literária 5 5 5
Teoria literária 5 5 5
Teoria literária 5 5 5
Outros elementos (teoria literária) fundamentos de crítica literária 5 5 5
Teoria literária 4 5 5
Outros elementos (teoria literária) teoria do conto: introdução e pragmática 4 5 5
Literaturas clássicas 4 4 4
Literaturas clássicas 4 4 4
Literatura comparada 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) análise, comentário e interpretação da narrativa 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) conceitos de originalidade, genialidade e autoria nos diversos períodos literários 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) conto, crônica e romance 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) discurso literário e intertextualidade temática 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) elementos da narrativa: enredo, foco narrativo, tempo, espaço, personagens 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades de ensino e pesquisa de literatura comparada 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) estilismo 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) estrutura da obra literária 5 5 5
Literatura comparada 5 4 5
Outros elementos (literatura comparada) ficção latino-americana 5 4 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) gêneros e formas da ficção 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) gêneros literários 5 5 5
Literatura comparada 5 4 5
Outros elementos (literatura comparada) gramática da poesia 5 4 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) laboratórios e outros cenários de atividades práticas de ensino e pesquisa de literatura comparada 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) literatura comparada e tradução literária 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) literatura e sociedade 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) literatura moderna e contemporânea 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) métodos de investigação literária 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) movimentos literários 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) obras e autores expoentes da literatura 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) princípios da literatura: discurso, linguagem, espaço, estrutura, literariedade, narrador, obra literária, polissemia, tempo e verossimilhança 5 5 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) prosa e verso 5 5 5
Literatura comparada 5 4 5
Outros elementos (literatura comparada) semiótica literária e teoria do discurso 5 4 5
Literatura comparada 4 5 5
Outros elementos (literatura comparada) temáticas literárias 4 5 5
Literatura comparada 5 4 5
Outros elementos (literatura comparada) teoria do texto teatral 5 4 5
Literatura comparada 5 4 5
Outros elementos (literatura comparada) teorias comparatistas clássicas e contemporâneas 5 4 5
Literatura comparada 5 5 5
Outros elementos (literatura comparada) teorias do romance e do conto 5 5 5
Literatura comparada 4 4 5
Outros elementos (literatura comparada) texto literário e as narrativas visuais 4 4 5
Linguística Teoria e análise linguística 4 4 4
Teoria e análise linguística 4 4 4
Fisiologia da linguagem 3 3 3
Fisiologia da linguagem 3 3 3
Sociolinguística e dialetologia 4 4 4
Sociolinguística e dialetologia 4 4 4
Linguística aplicada 4 4 4
Linguística aplicada 4 4 4
Linguística aplicada 4 4 5
Outros elementos (linguística aplicada) semântica e pragmática 4 4 5
Linguística aplicada 5 5 5
Outros elementos (linguística aplicada) teoria e análise linguística no ensino de língua e literatura 5 5 5
Linguística aplicada 5 5 5
Outros elementos (linguística aplicada) teorias do discurso 5 5 5
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 5 5
Metodologia científica 4 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 4 5
Metodologia de pesquisa 4 4 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Técnicas de pesquisa 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 3 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) campos de pesquisa e das abordagens da literatura comparada 3 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 3 3 4
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) pesquisa aplicada em língua e literatura 3 3 4
Metodologia de projetos 4 4 4
Avaliação de projeto 4 4 4
Metodologia de projetos 4 4 4
Desenvolvimento de projetos 4 4 4
Metodologia de projetos 4 4 4
Elaboração de projeto 4 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 15 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 5 5
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 5 5
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 5 5
Estratégias de aprendizagem 5 5
Aprendizado ativo 4 4
Habilidade de orientar serviços 3 3
Habilidade de ensinar 5 5
Raciocínio Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 5 5
Raciocíonio científico 3 4
Trabalho com números Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 10 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 5 5
Reconhecimento de fala 5 5
Clareza de fala 5 5
Sensibilidade auditiva 4 4
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Habilidades práticas 12 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 4
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Facilitação e mediação de aprendizagem 5 5
Supervisão 3 3
Percepção da realidade social 4 5
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 5 5
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 5 5
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade 3 4
Habilidades organizacionais Análise sistêmica 4 5

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 5
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 234640

O que se faz na prática
Participar de colegiados
Realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos
Estimular senso crítico dos alunos
Orientar teses de doutorado
Sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc
Avaliar exame nacional de cursos
Escrever verbetes
Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional
Participar de intercâmbios científicos e culturais
Preparar programas de cursos
Participar de júri de premiação cultural
Elaborar material didático e paradidático

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de literatura comparada (CBO 2346-40) pertence à família dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
234 Professores do ensino superior
2346 Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
234640 Professor de literatura comparada

Profissões irmãs na família CBO 2346

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de literatura comparada

CBO 234640

Qual é o CBO do Professor de literatura comparada?

O código é CBO 2346-40 (ou CBO 234640 sem o hífen), dentro da família 2346 (Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de literatura comparada?

Planeja e executa processo de ensino de literatura comparada em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos da teoria literária e da literatura comparada. Promove atividades de ensino para estabelecer relações entre literaturas de países. Supervisiona reuniões de alunos para estabelecimento das inter-relações da literatura com outros campos do saber. Org…

Que formação é necessária para o CBO 2346-40?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Cargos próximos ao CBO 2346-40

Mesmo subgrupo · CBO 234