Salário para o cargo de Professor de filologia românica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia românica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia românica

Um Professor de filologia românica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,67 e R$ 25.655,09, com a média salarial de R$ 7.510,43 e o salário mediana em R$ 4.677,90 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia românica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.510,43 90.125,21 1.877,61 49,11
1º Quartil 1.738,67 20.864,04 434,67 11,37
Salário Mediana 4.677,90 56.134,80 1.169,48 30,59
3º Quartil 19.565,67 234.788,00 4.891,42 127,95
Teto Salarial 25.655,09 307.861,07 6.413,77 167,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.339 - 40.890 10.123,08 3.338,50 4.856,00 33.759,00 40.889,91


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia românica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • preparar programas de cursos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • supervisionar estágios;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • selecionar textos para estudo;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • organizar concursos literários;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • indicar bibliografia;
    • realizar atividades de editoração;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • avaliar grade curricular;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • participar da correção de exames;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • organizar antologias;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar projetos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • escrever verbetes;
    • participar de colegiados;
    • elaborar tese de doutorado;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • traduzir textos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • realizar autoavaliação;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • trabalhar em equipe;
    • discutir propostas curriculares;
    • elaborar glossários;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • discutir resultados da produção discente;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar dicionários;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • distribuir disciplinas;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • publicar traduções de textos;
    • organizar edições críticas;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • relacionar teoria e prática;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • organizar atlas linguísticos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • elaborar críticas literárias;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • orientar teses de doutorado;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • divulgar a produção discente;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • programar atividades de pesquisa;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • promover o estudo de textos;
    • planejar orçamento;


    Setores que mais contratam Professor de filologia românica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: