Salário para o cargo de Professor de literatura brasileira
CBO 2346-28 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura brasileira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura brasileira

Um Professor de literatura brasileira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.405,41 e R$ 22.051,70, com a média salarial de R$ 6.340,05 e o salário mediana em R$ 3.885,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura brasileira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.340,05 76.080,59 1.585,01 46,05
1º Quartil 1.405,41 16.864,94 351,35 10,21
Salário Mediana 3.885,20 46.622,40 971,30 28,22
3º Quartil 16.817,57 201.810,80 4.204,39 122,16
Teto Salarial 22.051,70 264.620,38 5.512,92 160,18


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberlândia - MG 1.301 - 6.049 3.374,88 1.300,70 3.885,20 4.994,00 6.048,88
Recife - PE 3.867 - 11.531 6.461,11 3.867,10 5.038,00 9.519,68 11.530,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.659 - 8.151 4.287,35 1.658,55 4.439,60 6.729,38 8.150,83
São Paulo 1.166 - 77.187 14.579,80 1.165,97 2.056,50 63.726,18 77.187,07
Pernambuco 2.536 - 11.531 6.268,65 2.535,90 5.038,00 9.519,68 11.530,52


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura brasileira

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de avaliação;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • realizar atividades de editoração;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • orientar teses de doutorado;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • participar da correção de exames;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • elaborar tese de doutorado;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • programar atividades de pesquisa;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar dicionários;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • trabalhar em equipe;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar edições diplomáticas;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • organizar concursos literários;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • organizar atlas linguísticos;
    • distribuir disciplinas;
    • elaborar projetos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • elaborar críticas literárias;
    • planejar orçamento;
    • relacionar teoria e prática;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • avaliar grade curricular;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • organizar antologias;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • supervisionar estágios;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • realizar atualização bibliográfica;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • participar de colegiados;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • organizar edições críticas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • discutir propostas curriculares;
    • divulgar a produção discente;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • publicar traduções de textos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • indicar bibliografia;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • promover o estudo de textos;
    • selecionar textos para estudo;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • traduzir textos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • definir conteúdos programáticos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • discutir resultados da produção discente;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • preparar programas de cursos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • escrever verbetes;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • elaborar glossários;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • realizar autoavaliação;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • publicar trabalhos;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;


    Setores que mais contratam Professor de literatura brasileira no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação superior - graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação profissional de nível técnico
    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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