Salário para o cargo de Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas
CBO 2346-60 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas

Um Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.520,11 e R$ 30.282,16, com a média salarial de R$ 7.286,47 e o salário mediana em R$ 2.598,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.286,47 87.437,61 1.821,62 41,10
1º Quartil 1.520,11 18.241,32 380,03 8,57
Salário Mediana 2.598,50 31.182,00 649,63 14,66
3º Quartil 23.094,47 277.133,60 5.773,62 130,25
Teto Salarial 30.282,16 363.385,89 7.570,54 170,79


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.599 - 3.147 2.598,50 2.598,50 2.598,50 2.598,50 3.147,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.681 - 24.104 6.822,84 1.680,80 4.032,60 19.900,10 24.103,60
São Paulo 1.528 - 49.893 10.868,19 1.528,13 2.598,50 41.191,75 49.892,68


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • realizar palestras, conferências, etc;
    • divulgar a produção discente;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • montar equipe de pesquisa;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • traduzir textos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • publicar traduções de textos;
    • realizar autoavaliação;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • planejar orçamento;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • discutir resultados da produção discente;
    • organizar edições críticas;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • organizar concursos literários;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • supervisionar estágios;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • promover o estudo de textos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • organizar atlas linguísticos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • participar de colegiados;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • publicar trabalhos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • selecionar textos para estudo;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • organizar edições diplomáticas;
    • indicar bibliografia;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • organizar antologias;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • elaborar projetos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • discutir propostas curriculares;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar tese de doutorado;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • realizar atividades de editoração;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • elaborar glossários;
    • programar atividades de pesquisa;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • definir conteúdos programáticos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • escrever verbetes;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar críticas literárias;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • distribuir disciplinas;
    • orientar teses de doutorado;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • preparar programas de cursos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • relacionar teoria e prática;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • participar da correção de exames;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • elaborar dicionários;
    • elaborar relatórios e monografias;


    Setores que mais contratam Professor de literatura de línguas estrangeiras modernas no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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