Salário para o cargo de Professor de língua alemã
CBO 2346-04 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de língua alemã - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de língua alemã

Um Professor de língua alemã trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.797,10 e R$ 95.312,25, com a média salarial de R$ 20.709,43 e o salário mediana em R$ 5.154,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de língua alemã

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 20.709,43 248.513,21 5.177,36 144,85
1º Quartil 1.797,10 21.565,24 449,28 12,57
Salário Mediana 5.154,60 61.855,20 1.288,65 36,05
3º Quartil 72.689,19 872.270,29 18.172,30 508,40
Teto Salarial 95.312,25 1.143.746,97 23.828,06 666,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 5.404 - 13.703 8.910,57 5.403,71 9.198,00 11.313,00 13.702,64
Porto Alegre - RS 2.123 - 4.998 3.199,88 2.122,50 3.316,38 4.126,50 4.998,14
São Paulo - SP 1.125 - 16.661 8.173,63 1.125,00 8.138,90 13.755,58 16.661,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.404 - 13.703 8.910,57 5.403,71 9.198,00 11.313,00 13.702,64
São Paulo 1.913 - 23.013 8.434,58 1.912,50 5.627,60 18.999,79 23.013,12
Rio Grande do Sul 2.318 - 6.159 3.444,96 2.317,83 3.248,40 5.085,15 6.159,29
Minas Gerais 1.137 - 7.472 2.487,39 1.136,52 2.030,00 6.168,80 7.471,84


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de língua alemã

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;
  • orientar alunos;
  • prestar assessoria e consultoria;

  • Atividades

    • elaborar relatórios e monografias;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • programar atividades de pesquisa;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar críticas literárias;
    • traduzir textos;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • distribuir disciplinas;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • divulgar a produção discente;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • elaborar glossários;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • participar da correção de exames;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • escrever verbetes;
    • organizar antologias;
    • discutir resultados da produção discente;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • publicar traduções de textos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • organizar atlas linguísticos;
    • organizar edições críticas;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • avaliar grade curricular;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • indicar bibliografia;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • realizar atividades de editoração;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • selecionar textos para estudo;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • definir conteúdos programáticos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • orientar teses de doutorado;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar tese de doutorado;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • realizar autoavaliação;
    • promover o estudo de textos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • relacionar teoria e prática;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • discutir propostas curriculares;
    • elaborar projetos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar dicionários;
    • preparar programas de cursos;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • organizar concursos literários;
    • participar de colegiados;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • publicar trabalhos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • planejar orçamento;
    • estimular senso crítico dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de língua alemã no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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