Salário para o cargo de Professor de crítica textual
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de crítica textual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de crítica textual

Um Professor de crítica textual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,67 e R$ 25.655,09, com a média salarial de R$ 7.510,43 e o salário mediana em R$ 4.677,90 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de crítica textual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.510,43 90.125,21 1.877,61 49,11
1º Quartil 1.738,67 20.864,04 434,67 11,37
Salário Mediana 4.677,90 56.134,80 1.169,48 30,59
3º Quartil 19.565,67 234.788,00 4.891,42 127,95
Teto Salarial 25.655,09 307.861,07 6.413,77 167,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.339 - 40.890 10.123,08 3.338,50 4.856,00 33.759,00 40.889,91


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de crítica textual

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • divulgar conhecimentos científicos;

  • Atividades

    • divulgar a produção discente;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • participar da correção de exames;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • indicar bibliografia;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • montar equipe de pesquisa;
    • programar atividades de pesquisa;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • realizar atividades de editoração;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar edições diplomáticas;
    • planejar orçamento;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • realizar autoavaliação;
    • discutir resultados da produção discente;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar grade curricular;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • organizar edições críticas;
    • elaborar tese de doutorado;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • definir conteúdos programáticos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar glossários;
    • discutir propostas curriculares;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • publicar traduções de textos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • traduzir textos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • trabalhar em equipe;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • preparar programas de cursos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • participar de colegiados;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • publicar trabalhos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • distribuir disciplinas;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • supervisionar estágios;
    • relacionar teoria e prática;
    • organizar concursos literários;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • organizar antologias;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • promover o estudo de textos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • selecionar textos para estudo;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar dicionários;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • elaborar projetos;
    • escrever verbetes;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • orientar teses de doutorado;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar críticas literárias;


    Setores que mais contratam Professor de crítica textual no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
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    Técnico petroquímico