Salário para o cargo de Professor de italiano
CBO 2346-08 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de italiano - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de italiano

Um Professor de italiano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.046,47 e R$ 12.477,11, com a média salarial de R$ 5.797,11 e o salário mediana em R$ 4.541,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de italiano

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.797,11 69.565,37 1.449,28 40,80
1º Quartil 3.046,47 36.557,60 761,62 21,44
Salário Mediana 4.541,26 54.495,06 1.135,31 31,96
3º Quartil 9.515,57 114.186,88 2.378,89 66,97
Teto Salarial 12.477,11 149.725,26 3.119,28 87,82


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de italiano

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • programar atividades de pesquisa;
    • supervisionar estágios;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • organizar antologias;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar críticas literárias;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar atividades de editoração;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar glossários;
    • traduzir textos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • divulgar a produção discente;
    • organizar edições críticas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar de colegiados;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • promover o estudo de textos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • indicar bibliografia;
    • preparar programas de cursos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • elaborar dicionários;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar tese de doutorado;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • realizar autoavaliação;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • publicar trabalhos;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • trabalhar em equipe;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • organizar concursos literários;
    • escrever verbetes;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • relacionar teoria e prática;
    • planejar orçamento;
    • avaliar grade curricular;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar projetos;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • participar da correção de exames;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • publicar traduções de textos;
    • montar equipe de pesquisa;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • definir conteúdos programáticos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • distribuir disciplinas;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • discutir resultados da produção discente;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • discutir propostas curriculares;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • orientar teses de doutorado;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • selecionar textos para estudo;


    Setores que mais contratam Professor de italiano no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino de idiomas
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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