Salário para o cargo de Professor de italiano
CBO 2346-08 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de italiano - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de italiano

Um Professor de italiano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.046,47 e R$ 12.477,11, com a média salarial de R$ 5.797,11 e o salário mediana em R$ 4.541,26 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de italiano

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.797,11 69.565,37 1.449,28 40,80
1º Quartil 3.046,47 36.557,60 761,62 21,44
Salário Mediana 4.541,26 54.495,06 1.135,31 31,96
3º Quartil 9.515,57 114.186,88 2.378,89 66,97
Teto Salarial 12.477,11 149.725,26 3.119,28 87,82


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.503 - 14.550 7.504,33 4.503,00 7.396,74 12.012,84 14.550,31


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de italiano

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de avaliação;

  • Atividades

    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • relacionar teoria e prática;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • elaborar projetos;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • planejar orçamento;
    • realizar atividades de editoração;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • divulgar a produção discente;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • programar atividades de pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • elaborar glossários;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • selecionar textos para estudo;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • elaborar críticas literárias;
    • organizar edições diplomáticas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • publicar trabalhos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • indicar bibliografia;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • elaborar dicionários;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • distribuir disciplinas;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • elaborar tese de doutorado;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • organizar antologias;
    • orientar teses de doutorado;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • definir conteúdos programáticos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • discutir propostas curriculares;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • organizar atlas linguísticos;
    • participar da correção de exames;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • realizar autoavaliação;
    • montar equipe de pesquisa;
    • supervisionar estágios;
    • traduzir textos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • organizar concursos literários;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • avaliar grade curricular;
    • organizar edições críticas;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • participar de colegiados;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • promover o estudo de textos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • discutir resultados da produção discente;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • preparar programas de cursos;
    • trabalhar em equipe;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • escrever verbetes;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • avaliar exame nacional de cursos;

    Setores que mais contratam Professor de italiano no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino de idiomas
    • Educação superior - graduação
    • Ensino médio
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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