Salário para o cargo de Professor de francês
CBO 2346-12 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de francês - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de francês

Um Professor de francês trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.525,44 e R$ 8.197,27, com a média salarial de R$ 3.485,83 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de francês

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.485,83 41.829,98 871,46 24,46
1º Quartil 1.525,44 18.305,25 381,36 10,70
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 21,05
3º Quartil 6.251,59 75.019,04 1.562,90 43,87
Teto Salarial 8.197,27 98.367,21 2.049,32 57,52


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Brasília - DF 1.290 - 8.459 2.708,34 1.289,75 1.534,74 6.984,00 8.459,23
Belém - PA 1.945 - 4.711 2.944,68 1.944,60 2.778,00 3.889,20 4.710,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.637 - 8.263 4.257,02 2.636,94 3.000,00 6.822,25 8.263,31
Distrito Federal 1.290 - 8.459 2.708,34 1.289,75 1.534,74 6.984,00 8.459,23
Rio de Janeiro 1.507 - 8.992 3.025,81 1.506,60 2.251,80 7.424,05 8.992,23
Minas Gerais 3.190 - 6.118 4.257,88 3.190,00 4.807,00 5.051,20 6.118,16
Pará 1.945 - 4.711 2.944,68 1.944,60 2.778,00 3.889,20 4.710,72


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de francês

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos científicos;

  • Atividades

    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • discutir propostas curriculares;
    • programar atividades de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • orientar teses de doutorado;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • elaborar tese de doutorado;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • participar de colegiados;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • realizar autoavaliação;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • organizar concursos literários;
    • traduzir textos;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • publicar traduções de textos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • publicar trabalhos;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar antologias;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • elaborar críticas literárias;
    • discutir resultados da produção discente;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • organizar edições críticas;
    • indicar bibliografia;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar projetos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • planejar orçamento;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • organizar edições diplomáticas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • divulgar a produção discente;
    • preparar programas de cursos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • supervisionar estágios;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • escrever verbetes;
    • promover o estudo de textos;
    • relacionar teoria e prática;
    • elaborar glossários;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • selecionar textos para estudo;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • distribuir disciplinas;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • participar da correção de exames;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • definir conteúdos programáticos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar dicionários;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar exames de proficiência em línguas;


    Setores que mais contratam Professor de francês no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Treinamento em informática
    • Ensino médio
    • Administração pública em geral
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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