Salário para o cargo de Professor de lingüística
CBO 2346-72 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de lingüística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de lingüística

Um Professor de lingüística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.218,35 e R$ 11.073,48, com a média salarial de R$ 3.431,66 e o salário mediana em R$ 1.900,20 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de lingüística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.431,66 41.179,92 857,91 21,28
1º Quartil 1.218,35 14.620,25 304,59 7,56
Salário Mediana 1.900,20 22.802,40 475,05 11,79
3º Quartil 8.445,11 101.341,29 2.111,28 52,38
Teto Salarial 11.073,48 132.881,74 2.768,37 68,68


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.284 - 6.954 2.794,04 1.284,42 1.896,50 5.741,28 6.954,01


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.314 - 6.222 2.549,14 1.314,40 1.866,90 5.136,87 6.221,94
Minas Gerais 1.308 - 15.529 7.986,15 1.308,00 12.249,30 12.820,51 15.528,59


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de lingüística

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • elaborar críticas literárias;
    • distribuir disciplinas;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • selecionar textos para estudo;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • indicar bibliografia;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • organizar edições diplomáticas;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • elaborar tese de doutorado;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • elaborar glossários;
    • promover o estudo de textos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • organizar concursos literários;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar projetos;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • supervisionar estágios;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • publicar trabalhos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • divulgar a produção discente;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • preparar programas de cursos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar da correção de exames;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • realizar autoavaliação;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • participar de colegiados;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • organizar antologias;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • realizar atividades de editoração;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • programar atividades de pesquisa;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • planejar orçamento;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • orientar teses de doutorado;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar pareceres para editoras;
    • organizar edições críticas;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • montar equipe de pesquisa;
    • publicar traduções de textos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar dicionários;
    • discutir resultados da produção discente;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar atlas linguísticos;
    • relacionar teoria e prática;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • traduzir textos;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • escrever verbetes;
    • discutir propostas curriculares;
    • avaliar grade curricular;


    Setores que mais contratam Professor de lingüística no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Edição de livros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: