Salário para o cargo de Professor de alemão
CBO 2346-04 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de alemão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de alemão

Um Professor de alemão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.797,10 e R$ 95.312,25, com a média salarial de R$ 20.709,43 e o salário mediana em R$ 5.154,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alemão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 20.709,43 248.513,21 5.177,36 144,85
1º Quartil 1.797,10 21.565,24 449,28 12,57
Salário Mediana 5.154,60 61.855,20 1.288,65 36,05
3º Quartil 72.689,19 872.270,29 18.172,30 508,40
Teto Salarial 95.312,25 1.143.746,97 23.828,06 666,63


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 5.404 - 13.703 8.910,57 5.403,71 9.198,00 11.313,00 13.702,64
Porto Alegre - RS 2.123 - 4.998 3.199,88 2.122,50 3.316,38 4.126,50 4.998,14
São Paulo - SP 1.125 - 16.661 8.173,63 1.125,00 8.138,90 13.755,58 16.661,17


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.404 - 13.703 8.910,57 5.403,71 9.198,00 11.313,00 13.702,64
São Paulo 1.913 - 23.013 8.434,58 1.912,50 5.627,60 18.999,79 23.013,12
Rio Grande do Sul 2.318 - 6.159 3.444,96 2.317,83 3.248,40 5.085,15 6.159,29
Minas Gerais 1.137 - 7.472 2.487,39 1.136,52 2.030,00 6.168,80 7.471,84


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de alemão

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • indicar bibliografia;
    • realizar autoavaliação;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • participar da correção de exames;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • organizar concursos literários;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • elaborar projetos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • realizar atividades de editoração;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • planejar orçamento;
    • distribuir disciplinas;
    • organizar edições diplomáticas;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • elaborar dicionários;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • divulgar a produção discente;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • discutir propostas curriculares;
    • montar equipe de pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • definir conteúdos programáticos;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • relacionar teoria e prática;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar material didático e paradidático;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • elaborar críticas literárias;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • programar atividades de pesquisa;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • organizar antologias;
    • selecionar textos para estudo;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • preparar programas de cursos;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • promover o estudo de textos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • supervisionar estágios;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • elaborar glossários;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • elaborar tese de doutorado;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • publicar traduções de textos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • discutir resultados da produção discente;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • organizar edições críticas;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • participar de colegiados;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • traduzir textos;
    • orientar teses de doutorado;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • organizar atlas linguísticos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • escrever verbetes;
    • publicar trabalhos;
    • trabalhar em equipe;


    Setores que mais contratam Professor de alemão no mercado de trabalho

    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Ensino fundamental
    • Administração pública em geral
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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