Quanto ganha um Professor de língua espanhola
Um Professor de língua espanhola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.142,20 e R$ 17.236,19, com a média salarial de R$ 4.738,67 e o salário mediana em R$ 2.207,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.738,67 | 56.864,05 | 1.184,67 | 36,41 |
1º Quartil | 1.142,20 | 13.706,37 | 285,55 | 8,78 |
Salário Mediana | 2.207,40 | 26.488,80 | 551,85 | 16,96 |
3º Quartil | 13.145,06 | 157.740,70 | 3.286,26 | 101,00 |
Teto Salarial | 17.236,19 | 206.834,33 | 4.309,05 | 132,44 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de língua portuguesa
- Professor de literatura espanhola
- Professor de francês
- Professor de língua inglesa
- Professor de literatura portuguesa
- Professor de língua alemã
- Professor de filologia
- Professor de lingüística românica
- Professor de italiano
- Professor de alemão
- Professor de teoria da literatura
- Professor de filologia germânica
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.209 - 12.610 | 4.178,10 | 1.209,13 | 2.328,48 | 10.410,52 | 12.609,53 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.136 - 5.953 | 2.292,34 | 1.135,61 | 1.275,47 | 4.914,65 | 5.952,78 |
Brasília - DF | 1.590 - 7.991 | 3.967,59 | 1.590,00 | 4.226,00 | 6.597,60 | 7.991,21 |
Fortaleza - CE | 3.300 - 5.657 | 4.175,60 | 3.300,00 | 4.448,40 | 4.670,60 | 5.657,17 |
Jundiaí - SP | 1.086 - 5.108 | 2.329,58 | 1.086,40 | 2.403,45 | 4.217,40 | 5.108,24 |
Belo Horizonte - MG | 1.647 - 6.118 | 3.850,44 | 1.647,20 | 3.906,00 | 5.051,20 | 6.118,16 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.203 - 12.404 | 4.030,63 | 1.202,51 | 2.055,75 | 10.240,67 | 12.403,81 |
Rio de Janeiro | 1.127 - 17.148 | 4.534,55 | 1.126,52 | 1.493,00 | 14.157,64 | 17.148,15 |
Rio Grande do Sul | 1.176 - 5.434 | 2.249,08 | 1.176,04 | 1.574,48 | 4.486,08 | 5.433,67 |
Minas Gerais | 1.221 - 6.562 | 3.098,03 | 1.220,92 | 3.190,00 | 5.417,60 | 6.561,96 |
Paraná | 1.081 - 5.437 | 2.532,42 | 1.081,30 | 1.783,70 | 4.489,05 | 5.437,27 |
Distrito Federal | 1.590 - 7.991 | 3.967,59 | 1.590,00 | 4.226,00 | 6.597,60 | 7.991,21 |
Ceará | 3.094 - 5.567 | 4.051,09 | 3.093,83 | 4.448,40 | 4.596,53 | 5.567,46 |
Pará | 1.064 - 8.580 | 3.320,59 | 1.063,80 | 2.446,16 | 7.084,00 | 8.580,35 |
Santa Catarina | 1.173 - 5.043 | 2.564,96 | 1.172,94 | 2.528,63 | 4.163,50 | 5.042,96 |
Espírito Santo | 1.146 - 21.611 | 8.931,19 | 1.145,88 | 6.162,75 | 17.842,00 | 21.610,77 |
Maranhão | 764 - 2.907 | 1.631,80 | 763,68 | 1.536,25 | 2.400,00 | 2.906,95 |
Bahia | 1.569 - 6.192 | 2.471,30 | 1.569,00 | 2.111,70 | 5.112,00 | 6.191,81 |
Sergipe | 1.238 - 5.744 | 2.855,03 | 1.237,86 | 2.202,20 | 4.742,55 | 5.744,32 |
Pernambuco | 1.085 - 5.962 | 1.936,74 | 1.084,86 | 1.088,43 | 4.922,00 | 5.961,67 |
Principais locais de trabalho
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.
Funções e atividades do Professor de língua espanhola
Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:
Atividades
- discutir propostas curriculares;
- orientar trabalhos de especialização;
- analisar princípios metodológicos da área;
- organizar edições didáticas de obras literárias;
- selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
- trabalhar em equipe;
- realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
- realizar levantamento bibliográfico;
- disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- participar de júri de premiação acadêmica e científica;
- distribuir disciplinas;
- prever recursos financeiros para pesquisa;
- proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
- preparar programas de cursos;
- elaborar livros didáticos de língua e literatura;
- realizar discussões teórico-metodológicas;
- realizar autoavaliação;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
- analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
- demonstrar capacidade de reflexão;
- realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
- supervisionar estágios;
- dar atendimento individual aos alunos;
- elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
- organizar e editar publicações científicas;
- organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
- organizar concursos literários;
- apresentar trabalhos em congressos científicos;
- elaborar pareceres para editoras;
- participar da correção de exames;
- programar atividades de laboratório de língua e informática;
- participar da organização de bancas examinadoras;
- elaborar notas e resenhas sobre livros;
- atualizar-se na carreira acadêmica;
- avaliar grade curricular;
- atualizar conteúdos programáticos;
- relacionar teoria e prática;
- organizar horários, cronogramas, etc;
- escrever verbetes;
- escrever textos relacionados à pesquisa;
- orientar trabalhos de monitoria;
- participar de colegiados;
- discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
- elaborar e implementar projetos de extensão;
- organizar atlas linguísticos;
- discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
- participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
- elaborar projetos;
- avaliar exame nacional de cursos;
- promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
- elaborar dissertação de mestrado;
- elaborar pareceres para publicações científicas;
- discutir questões sociais e culturais, em classe;
- participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
- elaborar material didático e paradidático;
- escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
- organizar edições críticas;
- avaliar as necessidades dos alunos;
- preparar instrumentos de avaliação;
- prestar assessoria a instituições de ensino;
- publicar traduções de textos;
- demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
- organizar antologias;
- participar da elaboração de propostas curriculares;
- elaborar exames de proficiência em línguas;
- elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
- desenvolver metodologias científicas de trabalho;
- demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
- discutir resultados da produção discente;
- promover o estudo de textos;
- realizar revisão de textos e traduções;
- disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
- avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
- elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
- analisar processos de comunicação em instituições;
- orientar teses de doutorado;
- estabelecer critérios de avaliação;
- demonstrar capacidade de liderança;
- orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
- participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
- sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
- elaborar críticas literárias;
- realizar estudos interdisciplinares;
- definir conteúdos programáticos;
- selecionar textos para estudo;
- elaborar relatórios e monografias;
- promover intercâmbios científicos e culturais;
- avaliar a produção escrita de alunos;
- estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
- participar de júri de premiação cultural;
- representar os pares em comissões externas à instituição;
- programar o uso de equipamentos de apoio;
- planejar orçamento;
- prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
- participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
- promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
- orientar dissertações de mestrado;
- exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
- estimular senso crítico dos alunos;
- participar de discussões sobre a área, pela internet;
- publicar trabalhos;
- atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
- estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
- articular conhecimento de diferentes áreas;
- ministrar cursos de ensino à distância;
- orientar trabalhos de iniciação científica;
- traduzir textos;
- estruturar projetos pedagógicos na área;
- dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
- realizar palestras, conferências, etc;
- promover estudos inter e transdisciplinares;
- elaborar dicionários;
- elaborar glossários;
- demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
- promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- organizar eventos científicos e culturais;
- elaborar tese de doutorado;
- avaliar o projeto pedagógico do curso;
- indicar bibliografia;
- realizar atualização bibliográfica;
- planejar e implementar grades curriculares;
- programar atividades de pesquisa;
- orientar alunos na apresentação de trabalhos;
- pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
- organizar edições diplomáticas;
- relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
- montar equipe de pesquisa;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- desenvolver atividades de pós-doutorado;
- sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
- divulgar a produção discente;
- participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
- realizar atividades de editoração;
Setores que mais contratam Professor de língua espanhola no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Ensino de idiomas
- Educação infantil - creche
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - graduação
- Treinamento em informática
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br