Salário para o cargo de Professor de lingüística românica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de lingüística românica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de lingüística românica

Um Professor de lingüística românica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,67 e R$ 25.655,09, com a média salarial de R$ 7.510,43 e o salário mediana em R$ 4.677,90 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de lingüística românica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.510,43 90.125,21 1.877,61 49,11
1º Quartil 1.738,67 20.864,04 434,67 11,37
Salário Mediana 4.677,90 56.134,80 1.169,48 30,59
3º Quartil 19.565,67 234.788,00 4.891,42 127,95
Teto Salarial 25.655,09 307.861,07 6.413,77 167,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.339 - 40.890 10.123,08 3.338,50 4.856,00 33.759,00 40.889,91


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de lingüística românica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos científicos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • orientar alunos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • programar atividades de pesquisa;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • distribuir disciplinas;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • divulgar a produção discente;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • organizar antologias;
    • relacionar teoria e prática;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • organizar edições críticas;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • promover o estudo de textos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • selecionar textos para estudo;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • organizar concursos literários;
    • escrever verbetes;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar críticas literárias;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • definir conteúdos programáticos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • traduzir textos;
    • realizar autoavaliação;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • montar equipe de pesquisa;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • discutir resultados da produção discente;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • avaliar grade curricular;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • organizar atlas linguísticos;
    • preparar programas de cursos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • supervisionar estágios;
    • discutir propostas curriculares;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • elaborar dicionários;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • publicar traduções de textos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar tese de doutorado;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • indicar bibliografia;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • elaborar projetos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar glossários;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • participar da correção de exames;
    • participar de colegiados;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • orientar teses de doutorado;
    • planejar orçamento;


    Setores que mais contratam Professor de lingüística românica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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