Professor de literatura espanhola · CBO 2346-44

Professor de literatura espanhola · CBO 2346-44

CBO 234644 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja e executa processo de ensino de literatura espanhola em curso de nível superior. elabora plano de ensino. ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários.

O ofício do Professor de literatura espanhola em uma frase CBO 234644

Síntese

O Professor de literatura espanhola (CBO 2346-44) planeja e executa processo de ensino de literatura espanhola em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre história da literatura espanhola e sua integração nos contextos cultural, social e político. Organiza alunos para desenvolvimento de análise da literatura hispano-americana. Supervisiona estágios. Faz avaliação de aprendizagem dos alunos. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2346-44 se traduz na rotina

Planeja o ensino de literatura espanhola, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo salas com recursos de informática para acesso à biblioteca digital, ambientes para práticas culturais, entre outras instalações. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas, abordando tópicos – como conceito da literatura, formas e gêneros literários, entre outros – relacionados aos fundamentos teóricos dos estudos literários.

Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários em espanhol. Na leitura, estimula aluno a apresentar sua análise de obra literária, para posteriormente orientá-lo no aprimoramento da lógica interpretativa. Presta apoio ao aluno na redação de textos literários, orientando o uso da linguagem acadêmica e das normas técnicas de citação e de organização de bibliografia.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo, para seguir acompanhando e analisando a literatura espanhola.

Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre a história da literatura espanhola, abordando a produção literária na idade média, na “idade de ouro” (séculos XVI e XVII) – em que se destacam obras como “Dom Quixote de La Mancha” de Miguel de Cervantes e “Amarilis” de Lope de Vega -, e no período que se estende até o século XXI. Presta orientações aos alunos na execução de pesquisas - tais como levantamento das principais obras, das biobibliografias de autores, dos gêneros predominantes, e das questões significativas – referentes à produção literária em cada período. Promove reunião, após conclusão dos trabalhos em grupo, para discutir a evolução histórico-cultural espanhola, identificando as diversas manifestações artísticas e culturais, inter-relacionando tais manifestações ao contexto de estudos literários, e integrando o universo cultural no processo histórico-político, social e econômico espanhol. Estimula o desenvolvimento de criatividade, atitude crítica, atitude colaborativa, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Organiza grupos de alunos para desenvolvimento de análise da literatura hispano-americana, considerando perspectivas historiográficas, especificidades da literatura de cada país, principais obras, e biobibliografias de autores. Faz comentários, ao final dos trabalhos, sobre as análises realizadas.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programa universitário de cooperação internacional.

Pode estruturar cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos no ensino, testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e executa pesquisas sobre diversos temas, como pontos de contato e diferenças entre as literaturas hispano-americanas e a literatura brasileira. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Saberes que sustentam o CBO 2346-44

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 180 tópicos
CampoTópicoSaberDomínioRecorrênciaPeso
Ciências biológicasEcologiaOutros elementos do campo ecologia333
Outros elementos (ecologia) educação, meio ambiente e sociedade333
Ciências exatas e da terraMatemáticaMatemática aplicada333
Outros elementos (matemática aplicada) matemática básica aplicada333
Probabilidade e estatísticaProbabilidade e estatística aplicadas333
Estatística aplicada333
Tecnologia da informação e comunicaçãoInformática444
Informática444
Internet333
Internet333
Software específico345
Outros elementos (software específico) softwares educacionais345
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação445
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) recursos e tecnologias digitais para o ensino de literatura espanhola445
Ciências humanasEducaçãoFundamentos da educação344
Filosofia da educação344
Fundamentos da educação344
História da educação344
Fundamentos da educação344
Sociologia da educação344
Fundamentos da educação444
Outros elementos (fundamentos da educação) diversidades culturais e linguísticas da língua espanhola444
Planejamento e avaliação educacional555
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) elaboração de planos de ensino e planos de aula555
Ensino-aprendizagem555
Avaliação da aprendizagem555
Ensino-aprendizagem555
Métodos e técnicas de ensino555
Ensino-aprendizagem444
Tecnologia educacional444
Ensino-aprendizagem333
Teorias da instrução333
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática para o ensino superior555
Ensino-aprendizagem445
Outros elementos (ensino-aprendizagem) estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem de espanhol na modalidade de ensino híbrido445
Ensino-aprendizagem455
Outros elementos (ensino-aprendizagem) fundamentos de prática de ensino455
Ensino-aprendizagem555
Outros elementos (ensino-aprendizagem) interdisciplinaridade555
Currículo445
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular445
Currículo555
Outros elementos (currículo) currículo no ensino superior de literatura espanhola555
Tópicos específicos de educação345
Outros elementos (tópicos específicos de educação) base nacional comum curricular - bncc345
Tópicos específicos de educação345
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação a distância345
Tópicos específicos de educação455
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação inclusiva455
Tópicos específicos de educação345
Outros elementos (tópicos específicos de educação) ensino superior345
Tópicos específicos de educação345
Outros elementos (tópicos específicos de educação) parâmetros curriculares nacionais - pcn345
Outros elementos do campo educação545
Outros elementos (educação) extensionismo em literatura espanhola545
Outros elementos do campo educação434
Outros elementos (educação) internacionalização do ensino superior434
FilosofiaÉtica555
Ética555
PsicologiaPsicologia do ensino e da aprendizagem355
Aprendizagem e desempenho acadêmicos355
Psicologia do ensino e da aprendizagem455
Ensino e aprendizagem na sala de aula455
Psicologia do ensino e da aprendizagem334
Outros elementos (psicologia do ensino e da aprendizagem) neurociência e educação334
Ciências sociais aplicadasCiência da informaçãoTeoria da informação335
Processos da comunicação335
ComunicaçãoTeoria da comunicação345
Teoria da comunicação345
DireitoOutros elementos do campo direito344
Outros elementos (direito) propriedade intelectual, direito autoral e ética profissional344
EngenhariasEngenharia de produçãoGerência de produção333
Higiene e segurança do trabalho333
Linguística, letras e artesLetrasLíngua portuguesa555
Língua portuguesa555
Língua portuguesa445
Outros elementos (língua portuguesa) estruturas textuais - unidade e estrutura internas445
Língua portuguesa445
Outros elementos (língua portuguesa) fundamentos de gramática da língua portuguesa445
Língua portuguesa445
Outros elementos (língua portuguesa) gêneros textuais e tipos de texto445
Língua portuguesa445
Outros elementos (língua portuguesa) leitura, intelecção e produção de textos445
Língua portuguesa445
Outros elementos (língua portuguesa) neologismo e estrangeirismo445
Língua portuguesa445
Outros elementos (língua portuguesa) semântica estilística - figuras de linguagem445
Língua portuguesa445
Outros elementos (língua portuguesa) textos verbais e não verbais445
Línguas clássicas445
Outros elementos (línguas clássicas) introdução ao latim445
Teoria literária555
Teoria literária555
Teoria literária555
Outros elementos (teoria literária) teorias do texto: enunciado, discurso e texto555
Literaturas clássicas334
Literaturas clássicas334
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) discurso literário e intertextualidade temática555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades de ensino e pesquisa de literatura espanhola555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) espanhol como língua estrangeira: problemas de uso para falantes d0 português555
Literaturas clássicas444
Outros elementos (literaturas clássicas) estudos comparados de literatura de língua espanhola444
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) estudos de autores expoentes da literatura espanhola555
Literaturas clássicas445
Outros elementos (literaturas clássicas) filologia da língua espanhola445
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) gêneros literários555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) gramática da língua espanhola555
Literaturas clássicas444
Outros elementos (literaturas clássicas) introdução aos estudos clássicos444
Literaturas clássicas455
Outros elementos (literaturas clássicas) introdução aos estudos tradutológicos455
Literaturas clássicas344
Outros elementos (literaturas clássicas) italo calvino e outros narradores do século xx344
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) laboratórios e outros cenários de atividades práticas de ensino e pesquisa de literatura espanhola555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) língua espanhola - gramática da frase simples e da frase composta555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura e cultura: a literatura espanhola do pós-guerra até a atualidade555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura e cultura: literatura hispano-americana contemporânea555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura espanhola555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura espanhola do renascimento e do barroco (poesia, teatro e prosa)555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura espanhola medieval555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura espanhola moderna e contemporânea555
Literaturas clássicas445
Outros elementos (literaturas clássicas) literatura hispano-americana: conquista e colônia445
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) movimentos literários555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) narrativa literária e seus elementos - espaço, tempo, personagens555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) princípios da literatura: discurso, linguagem, espaço, estrutura, literariedade, narrador, obra literária, polissemia, tempo e verossimilhança555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) prosa, poesia e ensaio na literatura espanhola contemporânea555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) rima, ritmo e métrica555
Literaturas clássicas555
Outros elementos (literaturas clássicas) tradução: análise contrastiva espanhol-português555
Literatura comparada344
Literatura comparada344
LinguísticaTeoria e análise linguística455
Teoria e análise linguística455
Fisiologia da linguagem455
Fisiologia da linguagem455
Sociolinguística e dialetologia555
Sociolinguística e dialetologia555
Linguística aplicada444
Linguística aplicada444
Linguística aplicada555
Outros elementos (linguística aplicada) análise linguística no ensino de língua e literatura espanhola555
Linguística aplicada455
Outros elementos (linguística aplicada) elementos de linguística455
Linguística aplicada455
Outros elementos (linguística aplicada) língua espanhola em contextos comunicativos: análise do discurso455
Tecnologias estratégicasMétodos e procedimentos científicosOutros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)455
Metodologia científica455
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)455
Metodologia de pesquisa455
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)555
Técnicas de pesquisa555
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa)334
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) pesquisa aplicada334
Metodologia de projetos444
Avaliação de projeto444
Metodologia de projetos544
Desenvolvimento de projetos544
Metodologia de projetos544
Elaboração de projeto544

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 15 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
comunicaçãoCompreensão oral55
Escuta ativa44
Expressão oral55
Compreensão escrita55
Expressão escrita55
Estratégias de aprendizagem55
Aprendizado ativo44
Habilidade de orientar serviços33
Habilidade de ensinar55
RaciocínioRaciocínio analítico55
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting)55
Raciocínio crítico55
Raciocíonio científico22
Trabalho com númerosAnálise de dados44
Sintetização de dados44
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 10 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades físicasCoordenação corporal bruta33
Flexibilidade de extensão33
Habilidades psicomotorasDestreza dos dedos (ou digital)33
Destreza manual33
Habilidades sensoriaisAtenção auditiva55
Reconhecimento de fala55
Clareza de fala55
Sensibilidade auditiva44
Visão a distância44
Visão de perto (ou a curta distância)44
Habilidades práticas 12 capacidades
TipoCapacidadeRecorrênciaPeso
Habilidades interpessoaisTrabalho em equipe55
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas...44
Troca de informações44
Fornecimento de informações44
Cooperação55
Facilitação e mediação de aprendizagem55
Supervisão33
Percepção da realidade social44
Habilidades operacionaisAplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas55
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico55
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade23
Habilidades organizacionaisAnálise sistêmica44

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
TipoPosturaPeso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalhoAutonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.5
Avaliação de trabalho ou atividadeAvaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles3
Supervisão do trabalho de outrosSupervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas.4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 234644

O que se faz na prática
Disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais
Elaborar dicionários e/ou sinalários
Desenvolver metodologias científicas de trabalho
Elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos
Atualizar conteúdos programáticos
Orientar teses de doutorado
Promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.
Distribuir disciplinas
Trabalhar em equipe
Promover estudos inter e transdisciplinares
Participar da elaboração de propostas curriculares
Demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de literatura espanhola (CBO 2346-44) pertence à família dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
234 Professores do ensino superior
2346 Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
234644 Professor de literatura espanhola

Profissões irmãs na família CBO 2346

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de literatura espanhola

CBO 234644

Qual é o CBO do Professor de literatura espanhola?

O código é CBO 2346-44 (ou CBO 234644 sem o hífen), dentro da família 2346 (Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de literatura espanhola?

Planeja e executa processo de ensino de literatura espanhola em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas, abordando fundamentos teóricos dos estudos literários. Promove atividades de ensino sobre leitura e redação de textos literários. Supervisiona a realização de estudos, por grupos de alunos, sobre história da literatura espanhola e sua integração nos contextos cultural,…

Que formação é necessária para o CBO 2346-44?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Cargos próximos ao CBO 2346-44

Mesmo subgrupo · CBO 234