Professor de semiótica · CBO 2346-80

Professor de semiótica · CBO 2346-80

CBO 234680 · O ofício, o caminho e o mercado em uma só leitura

Planeja e executa processo de ensino de semiótica em curso de nível superior. elabora plano de ensino. ministra aulas sobre aspectos teóricos da semiótica, para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não verbais.

O ofício do Professor de semiótica em uma frase CBO 234680

Síntese

O Professor de semiótica (CBO 2346-80) planeja e executa processo de ensino de semiótica em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre aspectos teóricos da semiótica, para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não verbais. Promove atividades de ensino para apresentar fundamentos teóricos da semiótica tensiva. Apresenta metodologia em semiótica discursiva para análise dos enredos narrativos. Supervisiona o desenvolvimento de estudo, por grupos de alunos, sobre aplicações da semiótica. Faz avaliação de aprendizagem de alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais dos alunos. Pode colaborar em atividades institucionais. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Como o CBO 2346-80 se traduz na rotina

Realiza planejamento de ensino de semiótica e semiótica aplicada, estabelecendo objetivos, metodologias de ensino e sequência dos conteúdos formativos a serem ministrados. Elabora plano de ensino e cria planos de aulas. Prepara infraestrutura, incluindo laboratório de som e imagem, salas com acesso à rede de informática, entre outras instalações. Define bibliografia para indicar aos alunos. Seleciona materiais didáticos e paradidáticos, disponibilizando-os em plataforma virtual. Define sistema de acompanhamento da aprendizagem de alunos e estabelece critérios, instrumentos e procedimentos de avaliação. Elabora cronograma de atividades.

Ministra aulas sobre aspectos teóricos da semiótica – representação dos signos (palavra, gesto, imagem, som, entre outros) e sua capacidade de transmitir significados, levando em consideração a lógica e a percepção - para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não verbais.

Promove atividades de ensino para apresentar fundamentos teóricos da semiótica tensiva, em que o aspecto sensível da significação se sobrepõe ao inteligível. Ensina que a semiótica tensiva emerge como uma perspectiva teórica para dar conta de fenômenos textuais e discursivos caracterizados pela instabilidade e pela afetividade, estabelecendo como os impactos emocionais podem ser integrados na concepção de sentido. Explica que, no âmbito da semântica narrativa, a teoria semiótica examina as “paixões”, concernentes às relações entre sujeito e objeto e entre sujeitos.

Apresenta metodologia em semiótica discursiva para análise dos enredos narrativos, que auxiliará o sujeito a compreender os efeitos produzidos por um texto.

Supervisiona o desenvolvimento de estudo, por grupos de alunos, sobre aplicações da semiótica, tais como em linguagens verbais (especialmente na análise literária), em linguagens não verbais (como nas artes plásticas), e em sistemas sincréticos (como nas histórias em quadrinhos). Promove reunião, após conclusão dos trabalhos em grupo, para análise dos resultados das três pesquisas. Estimula o desenvolvimento de atitude crítica, atitude colaborativa, criatividade, e conduta ética, durante a execução do trabalho em equipe.

Presta orientações aos alunos sobre a aplicação da semiótica na análise e no desenho de sistemas de informação de interação humano-computador e de linguagem de programação.

Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em semiótica e semiótica aplicada.

Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.

Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso dos alunos e ajusta estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.

Supervisiona estágios curriculares. Colabora na execução de programas de cooperação internacional.

Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.

Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.

Pode prestar apoio a organizações, realizando trabalhos relacionados à semiótica - sobre intolerância e preconceito na linguagem, sobre discursos mentirosos, sobre a exclusão social, sobre processos de ensino-aprendizagem, entre outros – para melhoria da comunicação e do relacionamento entre pessoas na sociedade.

Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos na educação, conhecendo e testando novos recursos didáticos digitais.

Planeja e desenvolve pesquisas em temas relacionados aos aspectos teóricos da semiótica e às suas aplicações. Publica resultados das pesquisas em revistas especializadas, livros e mídia eletrônica.

Por onde se entra na profissão

Formação · Trajetória

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Saberes que sustentam o CBO 2346-80

Tabela CBO · posição 7 de 8

Os indicadores abaixo representam Domínio (profundidade do conhecimento), Recorrência (com que frequência é usado) e Peso (importância para o exercício).

Saberes avançados 184 tópicos
Campo Tópico Saber Domínio Recorrência Peso
Ciências biológicas Ecologia Outros elementos do campo ecologia 3 3 3
Outros elementos (ecologia) educação, meio ambiente e sociedade 3 3 3
Ciências exatas e da terra Matemática Matemática aplicada 3 3 3
Outros elementos (matemática aplicada) matemática básica aplicada 3 3 3
Matemática aplicada 3 3 3
Outros elementos (matemática aplicada) semiótica matemática 3 3 3
Probabilidade e estatística Probabilidade e estatística aplicadas 3 3 3
Estatística aplicada 3 3 3
Tecnologia da informação e comunicação Informática 4 4 4
Informática 4 4 4
Internet 3 3 3
Internet 3 3 3
Software específico 4 4 5
Outros elementos (software específico) softwares educacionais 4 4 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 2 2 3
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) inteligência artificial 2 2 3
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 3 3 4
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) realidade virtual 3 3 4
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 3 4 5
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) sistemas, programas e aplicativos da área das ciências da computação aplicados nos estudos da semiótica 3 4 5
Outros elementos do campo tecnologia da informação e comunicação 4 4 5
Outros elementos (tecnologia da informação e comunicação) tecnologias digitais aplicadas ao ensino da semiótica 4 4 5
Ciências humanas Educação Fundamentos da educação 4 4 4
Filosofia da educação 4 4 4
Fundamentos da educação 4 4 4
História da educação 4 4 4
Fundamentos da educação 4 4 4
Sociologia da educação 4 4 4
Fundamentos da educação 5 5 5
Outros elementos (fundamentos da educação) diversidades educacionais, culturais e linguísticas 5 5 5
Planejamento e avaliação educacional 5 5 5
Outros elementos (planejamento e avaliação educacional) elaboração de planos de ensino e planos de aula 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Avaliação da aprendizagem 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Métodos e técnicas de ensino 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) aprendizagem baseada em projetos 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) didática para o ensino superior 5 5 5
Ensino-aprendizagem 5 5 5
Outros elementos (ensino-aprendizagem) interdisciplinaridade - semiótica e as relações e inter-relações com outras áreas do conheciemnto 5 5 5
Currículo 4 4 5
Teoria geral de planejamento e desenvolvimento curricular 4 4 5
Currículo 5 5 5
Outros elementos (currículo) currículo no ensino superior de semiótica 5 5 5
Tópicos específicos de educação 4 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) educação inclusiva 4 4 5
Tópicos específicos de educação 3 4 5
Outros elementos (tópicos específicos de educação) ensino superior 3 4 5
Outros elementos do campo educação 5 4 5
Outros elementos (educação) extensionismo em semiótica 5 4 5
Outros elementos do campo educação 4 3 4
Outros elementos (educação) internacionalização do ensino superior 4 3 4
Filosofia Ética 5 5 5
Ética 5 5 5
Psicologia Psicologia do ensino e da aprendizagem 4 5 5
Aprendizagem e desempenho acadêmicos 4 5 5
Psicologia do ensino e da aprendizagem 5 5 5
Ensino e aprendizagem na sala de aula 5 5 5
Ciências sociais aplicadas Comunicação Teoria da comunicação 4 5 5
Teoria da comunicação 4 5 5
Outros elementos do campo comunicação 5 5 5
Outros elementos (comunicação) funções da linguagem 5 5 5
Outros elementos do campo comunicação 5 5 5
Outros elementos (comunicação) níveis de fala 5 5 5
Outros elementos do campo comunicação 4 5 5
Outros elementos (comunicação) relações dos princípios da teoria da comunicação com a semiótica 4 5 5
Outros elementos do campo comunicação 4 4 4
Outros elementos (comunicação) semiótica de propaganda e marketing (ou semiótica comercial) 4 4 4
Outros elementos do campo comunicação 4 4 4
Outros elementos (comunicação) semiótica e mídias sociais 4 4 4
Direito Outros elementos do campo direito 3 4 4
Outros elementos (direito) propriedade intelectual, direito autoral e ética profissional 3 4 4
Engenharias Engenharia de produção Gerência de produção 3 3 3
Higiene e segurança do trabalho 3 3 3
Linguística, letras e artes Letras Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 5 5 5
Língua portuguesa 4 4 4
Outros elementos (língua portuguesa) estrutura e unidade internas do texto 4 4 4
Língua portuguesa 4 4 4
Outros elementos (língua portuguesa) estudo da organização do parágrafo - relações internas e inter-relações 4 4 4
Língua portuguesa 4 4 4
Outros elementos (língua portuguesa) fundamentos de fonética, morfologia, sintaxe e semântica 4 4 4
Língua portuguesa 4 4 4
Outros elementos (língua portuguesa) gêneros textuais e tipos de texto 4 4 4
Língua portuguesa 4 4 4
Outros elementos (língua portuguesa) intertextualidade, coesão e coerência 4 4 4
Língua portuguesa 4 4 4
Outros elementos (língua portuguesa) leitura, intelecção e produção de textos 4 4 4
Língua portuguesa 4 4 5
Outros elementos (língua portuguesa) semântica estilística 4 4 5
Línguas clássicas 3 3 3
Outros elementos (línguas clássicas) introdução ao latim 3 3 3
Linguística Teoria e análise linguística 4 4 5
Teoria e análise linguística 4 4 5
Fisiologia da linguagem 3 3 4
Fisiologia da linguagem 3 3 4
Sociolinguística e dialetologia 3 4 4
Sociolinguística e dialetologia 3 4 4
Linguística aplicada 4 4 5
Linguística aplicada 4 4 5
Linguística aplicada 4 4 5
Outros elementos (linguística aplicada) estruturalismo e funcionalismo 4 4 5
Linguística aplicada 5 4 5
Outros elementos (linguística aplicada) linguagem em contexto 5 4 5
Linguística aplicada 5 5 5
Outros elementos (linguística aplicada) sincronia x diacronia 5 5 5
Linguística aplicada 5 5 5
Outros elementos (linguística aplicada) sintagma x paradigma 5 5 5
Linguística aplicada 5 4 5
Outros elementos (linguística aplicada) teorias e estudo do discurso 5 4 5
Linguística aplicada 4 4 5
Outros elementos (linguística aplicada) variações linguísticas 4 4 5
Outros elementos do campo linguística 4 4 4
Outros elementos (linguística) antropologia semiótica e semântica antropológica 4 4 4
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) dimensões antropológicas e sociológicas da semiótica 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) equipamentos, instrumentos e materiais para atividades de ensino e pesquisa de semiótica 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) figuras de linguagem e de construção 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) laboratórios e outros cenários de atividades práticas de ensino e pesquisa de semiótica 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) linguagem literária e não literária 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) origem da semiótica 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 4 4 4
Outros elementos (linguística) semiologia musical 4 4 4
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica aplicada 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 4 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica cognitiva 4 5 5
Outros elementos do campo linguística 4 4 5
Outros elementos (linguística) semiótica computacional 4 4 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica cultural e literária 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 4 5
Outros elementos (linguística) semiótica discursiva: fundamentos, metodologias 5 4 5
Outros elementos do campo linguística 3 3 4
Outros elementos (linguística) semiótica do design ou semiótica do produto 3 3 4
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica e semântica 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 4 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica estruturalista ou semiologia 4 5 5
Outros elementos do campo linguística 4 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica peirceana 4 5 5
Outros elementos do campo linguística 4 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica russa ou semiótica da cultura 4 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 4 5
Outros elementos (linguística) semiótica tensiva: fundamentos, metodologias 5 4 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica visual 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) semiótica: estruturalismo e pós-estruturalismo 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 4 4 4
Outros elementos (linguística) semioticistas expoentes 4 4 4
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) significante e significado 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) signos linguístícos 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) sintaxe, semântica e pragmática dos signos 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) teoria e análise de textos verbais e não verbais 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) tipos de signos – ícones, índices e símbolos 5 5 5
Outros elementos do campo linguística 5 5 5
Outros elementos (linguística) umberto eco e teoria semiótica 5 5 5
Tecnologias estratégicas Métodos e procedimentos científicos Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 5 5
Metodologia científica 4 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 5 5
Metodologia de pesquisa 4 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 5 5 5
Técnicas de pesquisa 5 5 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) 4 3 5
Outros elementos (métodos e procedimentos de pesquisa) pesquisa aplicada em semiótica 4 3 5
Metodologia de projetos 4 4 4
Avaliação de projeto 4 4 4
Metodologia de projetos 5 4 4
Desenvolvimento de projetos 5 4 4
Metodologia de projetos 5 4 4
Elaboração de projeto 5 4 4

O que precisa saber fazer

Capacidades · posição 7 de 8
Habilidades cognitivas 16 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
comunicação Compreensão oral 5 5
Escuta ativa 4 4
Expressão oral 5 5
Compreensão escrita 5 5
Expressão escrita 5 5
Estratégias de aprendizagem 5 5
Aprendizado ativo 4 4
Habilidade de orientar serviços 3 3
Habilidade de ensinar 5 5
Raciocínio Raciocínio analítico 5 5
Raciocínio sintético (capacidade de diagnóstico de problemas ou troubleshooting) 5 5
Raciocínio crítico 5 5
Raciocíonio científico 3 4
Trabalho com números Compreensão numérica 3 3
Análise de dados 4 4
Sintetização de dados 4 4
Habilidades físicas, psicomotoras e sensoriais 13 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades físicas Coordenação corporal bruta 3 3
Flexibilidade de extensão 3 3
Habilidades psicomotoras Destreza dos dedos (ou digital) 3 3
Destreza manual 3 3
Habilidades sensoriais Atenção auditiva 5 5
Localização de som 4 4
Reconhecimento de fala 5 5
Clareza de fala 5 5
Sensibilidade auditiva 4 4
Sensibilidade ao brilho 3 3
Visão a distância 4 4
Visão de perto (ou a curta distância) 4 4
Discriminação de cor visual 4 4
Habilidades práticas 13 capacidades
Tipo Capacidade Recorrência Peso
Habilidades interpessoais Trabalho em equipe 5 5
Atendimento a solicitações e pedidos das pessoas... 4 4
Troca de informações 4 4
Fornecimento de informações 4 4
Cooperação 5 5
Facilitação e mediação de aprendizagem 5 5
Supervisão 3 3
Percepção da realidade social 4 4
Habilidades operacionais Aplicação de técnicas que envolvem muitas variáveis concretas e específicas 5 5
Aplicação de habilidades artísticas 2 3
Aplicação de conhecimento de um campo de estudo científico 5 5
Aplicação de conhecimento científico de alta complexidade 2 3
Habilidades organizacionais Análise sistêmica 4 4

Postura no trabalho

Atitudes esperadas · posição 7 de 8
Tipo Postura Peso
Autonomia (ausência de supervisão direta) no próprio trabalho Autonomia em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 5
Avaliação de trabalho ou atividade Avaliação do próprio desempenho, assumindo autodesenvolvimento 5
Avaliação do desempenho dos outros trabalhadores, gerenciando o desenvolvimento profissional deles 3
Supervisão do trabalho de outros Supervisão de profissionais em contextos de trabalho complexos, que podem exigir novas abordagens estratégicas. 4

Ambiente e rotina

Como é o dia a dia

Os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Verbos do dia a dia do CBO 234680

O que se faz na prática
Demonstrar capacidade de liderança
Realizar palestras, conferências, etc
Planejar orçamento
Escrever textos relacionados a pesquisa
Sugerir traduções, publicações, etc, para editoras
Organizar edições críticas
Elaborar exames para concursos
Promover estudos inter e transdisciplinares
Demonstrar capacidade de observação
Planejar grades curriculares
Distribuir disciplinas
Discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional

Onde mora na Tabela CBO

Localização oficial

O Professor de semiótica (CBO 2346-80) pertence à família dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior, dentro do grande grupo dos profissionais das ciências e das artes .

2 Profissionais das ciências e das artes
23 Profissionais do ensino
234 Professores do ensino superior
2346 Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior
234680 Professor de semiótica

Profissões irmãs na família CBO 2346

Mesma família ocupacional

Dúvidas comuns sobre o Professor de semiótica

CBO 234680

Qual é o CBO do Professor de semiótica?

O código é CBO 2346-80 (ou CBO 234680 sem o hífen), dentro da família 2346 (Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior), no grande grupo 2 (Profissionais das ciências e das artes ).

O que faz um Professor de semiótica?

Planeja e executa processo de ensino de semiótica em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre aspectos teóricos da semiótica, para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não verbais. Promove atividades de ensino para apresentar fundamentos teóricos da semiótica tensiva. Apresenta metodologia em semiótica discursiva para análise dos enredos narrativos…

Que formação é necessária para o CBO 2346-80?

Depende do nível de qualificação da ocupação. Para a maioria dos cargos administrativos e operacionais, exige-se o ensino médio completo combinado com curso básico de qualificação profissional. Para ocupações de nível superior, exige-se diploma de graduação na área correspondente.

Cargos próximos ao CBO 2346-80

Mesmo subgrupo · CBO 234