Salário para o cargo de Professor de filologia germânica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia germânica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia germânica

Um Professor de filologia germânica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,67 e R$ 25.655,09, com a média salarial de R$ 7.510,43 e o salário mediana em R$ 4.677,90 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia germânica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.510,43 90.125,21 1.877,61 49,11
1º Quartil 1.738,67 20.864,04 434,67 11,37
Salário Mediana 4.677,90 56.134,80 1.169,48 30,59
3º Quartil 19.565,67 234.788,00 4.891,42 127,95
Teto Salarial 25.655,09 307.861,07 6.413,77 167,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.339 - 40.890 10.123,08 3.338,50 4.856,00 33.759,00 40.889,91


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia germânica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de avaliação;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;

  • Atividades

    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • indicar bibliografia;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • organizar edições críticas;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • orientar teses de doutorado;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar de colegiados;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar dicionários;
    • organizar antologias;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • planejar orçamento;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • elaborar projetos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • preparar programas de cursos;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • organizar edições diplomáticas;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • selecionar textos para estudo;
    • organizar concursos literários;
    • divulgar a produção discente;
    • relacionar teoria e prática;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • avaliar grade curricular;
    • montar equipe de pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • elaborar críticas literárias;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • publicar traduções de textos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • traduzir textos;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar tese de doutorado;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • promover o estudo de textos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar glossários;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • participar da correção de exames;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • supervisionar estágios;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • discutir resultados da produção discente;
    • programar atividades de pesquisa;
    • organizar atlas linguísticos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • publicar trabalhos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • realizar autoavaliação;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar atividades de editoração;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • escrever verbetes;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • distribuir disciplinas;
    • discutir propostas curriculares;
    • definir conteúdos programáticos;


    Setores que mais contratam Professor de filologia germânica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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