Salário para o cargo de Professor de filologia germânica
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia germânica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia germânica

Um Professor de filologia germânica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.095,17 e R$ 6.071,74, com a média salarial de R$ 3.419,00 e o salário mediana em R$ 3.202,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia germânica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.419,00 41.028,00 854,75 25,33
1º Quartil 2.095,17 25.142,04 523,79 15,52
Salário Mediana 3.202,50 38.430,00 800,63 23,72
3º Quartil 5.012,88 60.154,56 1.253,22 37,13
Teto Salarial 6.071,74 72.860,88 1.517,94 44,98


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia germânica

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • orientar alunos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

Atividades

  • publicar traduções de textos;
  • preparar programas de cursos;
  • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
  • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • distribuir disciplinas;
  • planejar orçamento;
  • dar atendimento individual aos alunos;
  • organizar antologias;
  • organizar edições diplomáticas;
  • promover estudos inter e transdisciplinares;
  • participar de colegiados;
  • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
  • organizar horários, cronogramas, etc;
  • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
  • avaliar a produção escrita de alunos;
  • atualizar-se na carreira acadêmica;
  • orientar trabalhos de iniciação científica;
  • relacionar teoria e prática;
  • organizar edições didáticas de obras literárias;
  • indicar bibliografia;
  • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
  • supervisionar estágios;
  • discutir resultados da produção discente;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • demonstrar capacidade de reflexão;
  • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
  • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
  • articular conhecimento de diferentes áreas;
  • elaborar e implementar projetos de extensão;
  • realizar atividades de editoração;
  • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
  • organizar atlas linguísticos;
  • participar da organização de bancas examinadoras;
  • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
  • discutir propostas curriculares;
  • realizar palestras, conferências, etc;
  • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
  • elaborar dicionários;
  • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
  • analisar princípios metodológicos da área;
  • avaliar as necessidades dos alunos;
  • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
  • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
  • divulgar a produção discente;
  • estimular senso crítico dos alunos;
  • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
  • orientar teses de doutorado;
  • elaborar críticas literárias;
  • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
  • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
  • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
  • participar de júri de premiação cultural;
  • representar os pares em comissões externas à instituição;
  • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
  • orientar trabalhos de especialização;
  • realizar autoavaliação;
  • planejar e implementar grades curriculares;
  • elaborar notas e resenhas sobre livros;
  • organizar e editar publicações científicas;
  • avaliar grade curricular;
  • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
  • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • avaliar o projeto pedagógico do curso;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • traduzir textos;
  • promover intercâmbios científicos e culturais;
  • organizar eventos científicos e culturais;
  • elaborar glossários;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • participar da elaboração de propostas curriculares;
  • trabalhar em equipe;
  • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
  • estruturar projetos pedagógicos na área;
  • orientar dissertações de mestrado;
  • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
  • escrever verbetes;
  • preparar instrumentos de avaliação;
  • orientar trabalhos de monitoria;


Setores que mais contratam Professor de filologia germânica no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental




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