Salário para o cargo de Professor de filologia portuguesa
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia portuguesa - Descrição, atividades e funções do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia portuguesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;

Atividades

  • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
  • participar da organização de bancas examinadoras;
  • organizar edições diplomáticas;
  • organizar eventos científicos e culturais;
  • estabelecer critérios de avaliação;
  • planejar orçamento;
  • atualizar-se na carreira acadêmica;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • elaborar dicionários;
  • preparar instrumentos de avaliação;
  • orientar trabalhos de especialização;
  • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
  • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • divulgar a produção discente;
  • avaliar o projeto pedagógico do curso;
  • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
  • organizar atlas linguísticos;
  • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
  • organizar antologias;
  • realizar autoavaliação;
  • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
  • articular conhecimento de diferentes áreas;
  • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
  • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
  • elaborar críticas literárias;
  • avaliar grade curricular;
  • participar de colegiados;
  • realizar atividades de editoração;
  • trabalhar em equipe;
  • traduzir textos;
  • promover estudos inter e transdisciplinares;
  • avaliar as necessidades dos alunos;
  • orientar teses de doutorado;
  • orientar dissertações de mestrado;
  • demonstrar capacidade de reflexão;
  • supervisionar estágios;
  • dar atendimento individual aos alunos;
  • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
  • analisar princípios metodológicos da área;
  • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
  • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
  • elaborar e implementar projetos de extensão;
  • realizar palestras, conferências, etc;
  • preparar programas de cursos;
  • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • promover intercâmbios científicos e culturais;
  • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
  • planejar e implementar grades curriculares;
  • publicar traduções de textos;
  • organizar edições didáticas de obras literárias;
  • participar da elaboração de propostas curriculares;
  • orientar trabalhos de monitoria;
  • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
  • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
  • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
  • distribuir disciplinas;
  • indicar bibliografia;
  • organizar e editar publicações científicas;
  • discutir resultados da produção discente;
  • avaliar a produção escrita de alunos;
  • estimular senso crítico dos alunos;
  • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
  • participar de júri de premiação cultural;
  • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
  • elaborar glossários;
  • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
  • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
  • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
  • orientar trabalhos de iniciação científica;
  • discutir propostas curriculares;
  • estruturar projetos pedagógicos na área;
  • representar os pares em comissões externas à instituição;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • organizar horários, cronogramas, etc;
  • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
  • elaborar notas e resenhas sobre livros;
  • escrever verbetes;
  • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
  • relacionar teoria e prática;


Setores que mais contratam Professor de filologia portuguesa no mercado de trabalho

  • Ensino fundamental




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