Salário para o cargo de Professor de filologia portuguesa
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia portuguesa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia portuguesa

Um Professor de filologia portuguesa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,67 e R$ 25.655,09, com a média salarial de R$ 7.510,43 e o salário mediana em R$ 4.677,90 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia portuguesa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.510,43 90.125,21 1.877,61 49,11
1º Quartil 1.738,67 20.864,04 434,67 11,37
Salário Mediana 4.677,90 56.134,80 1.169,48 30,59
3º Quartil 19.565,67 234.788,00 4.891,42 127,95
Teto Salarial 25.655,09 307.861,07 6.413,77 167,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.339 - 40.890 10.123,08 3.338,50 4.856,00 33.759,00 40.889,91


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia portuguesa

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;

  • Atividades

    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • realizar autoavaliação;
    • definir conteúdos programáticos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • supervisionar estágios;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • publicar trabalhos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • participar de colegiados;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • elaborar glossários;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • organizar antologias;
    • discutir resultados da produção discente;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • traduzir textos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • elaborar projetos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • distribuir disciplinas;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • elaborar críticas literárias;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • divulgar a produção discente;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • promover o estudo de textos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • montar equipe de pesquisa;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • escrever verbetes;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar dicionários;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • indicar bibliografia;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • preparar programas de cursos;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • relacionar teoria e prática;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • orientar teses de doutorado;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • planejar orçamento;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • publicar traduções de textos;
    • selecionar textos para estudo;
    • organizar edições críticas;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • programar atividades de pesquisa;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar tese de doutorado;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • realizar atividades de editoração;
    • organizar concursos literários;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • discutir propostas curriculares;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • participar da correção de exames;
    • avaliar grade curricular;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;


    Setores que mais contratam Professor de filologia portuguesa no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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