Salário para o cargo de Professor de filologia e crítica textual
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia e crítica textual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia e crítica textual

Um Professor de filologia e crítica textual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,67 e R$ 25.655,09, com a média salarial de R$ 7.510,43 e o salário mediana em R$ 4.677,90 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia e crítica textual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.510,43 90.125,21 1.877,61 49,11
1º Quartil 1.738,67 20.864,04 434,67 11,37
Salário Mediana 4.677,90 56.134,80 1.169,48 30,59
3º Quartil 19.565,67 234.788,00 4.891,42 127,95
Teto Salarial 25.655,09 307.861,07 6.413,77 167,77


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.339 - 40.890 10.123,08 3.338,50 4.856,00 33.759,00 40.889,91


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia e crítica textual

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • orientar alunos;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;

  • Atividades

    • elaborar relatórios e monografias;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • preparar programas de cursos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • organizar edições diplomáticas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • orientar teses de doutorado;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • discutir propostas curriculares;
    • elaborar dicionários;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • elaborar projetos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • organizar concursos literários;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • selecionar textos para estudo;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • supervisionar estágios;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • avaliar grade curricular;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • realizar autoavaliação;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • organizar edições críticas;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • elaborar críticas literárias;
    • escrever verbetes;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • publicar trabalhos;
    • indicar bibliografia;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • divulgar a produção discente;
    • relacionar teoria e prática;
    • programar atividades de pesquisa;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • planejar orçamento;
    • elaborar tese de doutorado;
    • participar da correção de exames;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • participar de colegiados;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • realizar atividades de editoração;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • organizar atlas linguísticos;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • publicar traduções de textos;
    • elaborar glossários;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • discutir resultados da produção discente;
    • organizar antologias;
    • montar equipe de pesquisa;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • distribuir disciplinas;
    • trabalhar em equipe;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • traduzir textos;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • promover o estudo de textos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;


    Setores que mais contratam Professor de filologia e crítica textual no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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