Salário para o cargo de Chefe de portaria (edifício)
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria (edifício) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria (edifício)

Um Chefe de portaria (edifício) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria (edifício)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Teresina - PI 1.090 - 1.387 1.120,03 1.090,25 1.127,58 1.145,00 1.386,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria (edifício)

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • motivar funcionários;
    • orientar execução dos serviços;
    • participar de programas de treinamento;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • demonstrar senso de organização;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • recepcionar clientes;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • verificar estado das instalações;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • distribuir funcionários em setores;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • encaminhar clientes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • manter boa postura pessoal;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • pesquisar preços de produtos;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • manter-se atualizado;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • supervisionar horários de portaria;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • registrar pedido do cliente;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • orientar pedido do cliente;
    • aplicar normas do condomínio;
    • atender reclamações;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • liderar equipe;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • programar abastecimento dos setores;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • controlar emissão de comandas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • planejar operações para datas especiais;
    • executar preparação de bebidas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • acomodar clientes;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • escolher matéria-prima;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • demonstrar agilidade;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • implementar sanções disciplinares;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • controlar venda de bilhetes;

    Setores que mais contratam Chefe de portaria (edifício) no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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