Salário para o cargo de Chefe de portaria (edifício)
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria (edifício) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria (edifício)

Um Chefe de portaria (edifício) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria (edifício)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Teresina - PI 1.090 - 1.387 1.120,03 1.090,25 1.127,58 1.145,00 1.386,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria (edifício)

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

  • Atividades

    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • pesquisar preços de produtos;
    • motivar funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • planejar operações para datas especiais;
    • demonstrar senso de organização;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • distribuir funcionários em setores;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • participar de programas de treinamento;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • executar preparação de bebidas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • programar abastecimento dos setores;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • supervisionar horários de portaria;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • orientar execução dos serviços;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • manter-se atualizado;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • demonstrar agilidade;
    • encaminhar clientes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • orientar pedido do cliente;
    • demonstrar bom senso;
    • controlar venda de bilhetes;
    • acompanhar visitações;
    • atender reclamações;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • aplicar normas do condomínio;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • acomodar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • liderar equipe;
    • supervisionar guarda de valores;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • recepcionar clientes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar emissão de comandas;
    • verificar estado das instalações;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • manter boa postura pessoal;
    • escolher matéria-prima;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Chefe de portaria (edifício) no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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