Salário para o cargo de Chefe de portaria (edifício)
CBO 5101-10 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de portaria (edifício) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de portaria (edifício)

Um Chefe de portaria (edifício) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.347,93 e R$ 5.854,90, com a média salarial de R$ 2.456,24 e o salário mediana em R$ 1.966,99 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de portaria (edifício)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.456,24 29.474,86 614,06 11,41
1º Quartil 1.347,93 16.175,22 336,98 6,26
Salário Mediana 1.966,99 23.603,88 491,75 9,14
3º Quartil 4.465,19 53.582,33 1.116,30 20,75
Teto Salarial 5.854,90 70.258,77 1.463,72 27,20


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.564 - 7.548 3.493,94 1.564,15 3.072,00 6.231,91 7.548,27
Salvador - BA 1.591 - 4.540 2.391,47 1.590,98 2.100,00 3.748,67 4.540,50
Curitiba - PR 1.330 - 2.470 1.597,16 1.329,54 1.506,64 2.039,21 2.469,95
Fortaleza - CE 1.356 - 3.135 1.851,10 1.355,85 1.763,58 2.588,56 3.135,34
Rio de Janeiro - RJ 1.474 - 6.894 2.918,32 1.473,81 2.143,64 5.691,43 6.893,62
Porto Alegre - RS 1.399 - 9.415 3.426,10 1.399,43 2.471,73 7.772,99 9.414,88
Brasília - DF 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Recife - PE 1.442 - 3.345 1.958,64 1.442,49 1.782,51 2.761,59 3.344,92
São Bernardo do Campo - SP 1.059 - 3.435 1.562,96 1.058,57 1.078,14 2.836,34 3.435,46
Belo Horizonte - MG 1.483 - 5.578 2.536,21 1.483,01 1.925,45 4.605,32 5.578,10
Belém - PA 1.635 - 3.780 2.103,90 1.634,63 1.745,25 3.120,61 3.779,78
Lauro de Freitas - BA 1.271 - 2.913 1.828,50 1.271,25 1.800,00 2.404,79 2.912,75
Cuiabá - MT 2.105 - 6.318 2.907,32 2.104,50 2.265,00 5.215,94 6.317,70
Aracaju - SE 1.387 - 2.733 1.817,60 1.386,82 1.816,30 2.256,34 2.732,94
Barueri - SP 1.641 - 6.636 2.946,12 1.641,00 2.058,40 5.478,87 6.636,18
Natal - RN 1.297 - 2.376 1.524,66 1.296,80 1.405,66 1.961,45 2.375,76
Niterói - RJ 1.443 - 2.316 1.612,51 1.442,74 1.547,53 1.912,34 2.316,28
Eusébio - CE 1.451 - 2.369 1.609,43 1.451,29 1.500,00 1.955,99 2.369,15
Goiânia - GO 1.321 - 4.190 2.072,05 1.321,06 1.831,95 3.459,14 4.189,81
Teresina - PI 1.090 - 1.387 1.120,03 1.090,25 1.127,58 1.145,00 1.386,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.430 - 6.801 3.114,25 1.429,76 2.699,00 5.615,20 6.801,30
Bahia 1.535 - 4.359 2.330,49 1.534,90 2.087,33 3.599,06 4.359,29
Paraná 1.284 - 2.559 1.600,66 1.284,39 1.506,64 2.112,52 2.558,75
Rio de Janeiro 1.463 - 6.177 2.674,75 1.463,39 1.966,99 5.099,46 6.176,62
Ceará 1.328 - 3.035 1.807,12 1.328,16 1.700,00 2.505,55 3.034,79
Rio Grande do Sul 1.315 - 7.168 2.882,85 1.314,50 2.200,00 5.918,26 7.168,38
Pernambuco 1.390 - 3.591 1.983,63 1.390,10 1.800,00 2.964,45 3.590,63
Minas Gerais 1.247 - 4.310 2.171,31 1.247,23 1.833,77 3.558,05 4.309,62
Distrito Federal 1.420 - 5.060 2.542,82 1.419,77 2.474,46 4.177,72 5.060,17
Santa Catarina 1.350 - 4.308 2.056,70 1.349,67 1.800,00 3.557,06 4.308,42
Pará 1.651 - 3.408 1.978,79 1.651,04 1.745,25 2.813,44 3.407,73
Rio Grande do Norte 1.293 - 2.889 1.641,03 1.293,16 1.405,66 2.384,89 2.888,65
Espírito Santo 1.369 - 3.386 1.893,65 1.369,30 1.688,12 2.795,56 3.386,07
Goiás 1.355 - 3.649 2.012,88 1.355,34 1.840,35 3.012,61 3.648,97
Sergipe 1.198 - 2.650 1.716,36 1.197,62 1.742,28 2.188,00 2.650,18
Mato Grosso 2.032 - 6.149 2.890,88 2.031,71 2.265,00 5.076,76 6.149,12
Piauí 1.090 - 1.448 1.133,21 1.090,25 1.145,00 1.195,13 1.447,57
Maranhão 1.297 - 2.901 1.690,92 1.297,33 1.432,36 2.395,45 2.901,44
Amazonas 1.533 - 7.428 2.909,68 1.532,59 2.377,30 6.132,66 7.428,06
Paraíba 1.075 - 4.179 1.860,56 1.074,64 1.498,00 3.450,00 4.178,74
Alagoas 1.050 - 2.062 1.266,32 1.050,00 1.100,00 1.702,50 2.062,12
Tocantins 1.496 - 3.772 2.467,37 1.496,38 2.579,50 3.114,36 3.772,21


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de portaria (edifício)

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • registrar pedido do cliente;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • recepcionar clientes;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • supervisionar horários de portaria;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • acompanhar visitações;
    • manter-se atualizado;
    • escolher matéria-prima;
    • planejar operações para datas especiais;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • programar abastecimento dos setores;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • verificar estado das instalações;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • participar de programas de treinamento;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • atender reclamações;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar senso de organização;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • executar preparação de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • manter boa postura pessoal;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • acomodar clientes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • liderar equipe;
    • demonstrar agilidade;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • motivar funcionários;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • orientar pedido do cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • orientar execução dos serviços;
    • aplicar normas do condomínio;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • supervisionar guarda de valores;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar venda de bilhetes;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • controlar emissão de comandas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • encaminhar clientes;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;


    Setores que mais contratam Chefe de portaria (edifício) no mercado de trabalho

    • Condomínios prediais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de limpeza




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão