Salário para o cargo de Ortoptista
CBO 2239-10 > Terapeutas ocupacionais e ortoptistas

Ortoptista - Descrição, atividades e funções do cargo

Realiza intervenções e tratamento de pacientes e clientes utilizando procedimentos específicos de terapia ocupacional e ortóptica. Avaliam funções e atividades, analisam condições dos pacientes e clientes, Realizam diagnósticos. Atuam na orientação de pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis. Desenvolvem, ainda, programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Terapeutas ocupacionais e ortoptistas

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Principais locais de trabalho

Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários


O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas

Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.


Funções e atividades do Ortoptista

Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:

  • analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
  • realizar intervenções/tratamento;
  • realizar diagnósticos;
  • avaliar funções e atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
  • comunicar-se;
  • executar atividades técnico-científicas e administrativas;

Atividades

  • transmitir segurança;
  • avaliar sensibilidade visual ao contraste;
  • ensinar técnicas para uso funcional da visão;
  • preparar ambiente terapêutico;
  • supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
  • orientar técnicas ergonômicas;
  • orientar terapia oclusiva;
  • elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
  • elaborar relatórios;
  • promover campanhas educativas;
  • avaliar acuidade de leitura;
  • demonstrar perseverança;
  • avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
  • visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
  • eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
  • realizar medidas pré-cirúrgicas dos desvios oculares;
  • explicar procedimentos e rotinas;
  • auditorar programas e serviços;
  • estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • estabelecer metodologia de trabalho;
  • registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
  • realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
  • estimular percepção espacial e viso-motora;
  • adaptar atividades;
  • reeducar postura;
  • sugerir exames complementares;
  • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
  • organizar eventos técnico-científicos;
  • avaliar amplitude dos movimentos oculares;
  • participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
  • elaborar laudos e pareceres;
  • lidar com estresse;
  • estimular percepção espacial e visão binocular;
  • treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
  • operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
  • tomar decisões;
  • capacitar profissionais;
  • avaliar funções óculo-motoras;
  • adaptar órteses;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • interagir com outros profissionais;
  • analisar resultados das avaliações;
  • prescrever exercícios ortópticos;
  • encaminhar cliente a profissionais e entidades;
  • avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
  • elaborar processo de alta;
  • mediar reuniões;
  • dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
  • demonstrar acuidade auditiva;
  • realizar consultoria e assessoria;
  • demonstrar capacidade motora fina;
  • analisar exames complementares;
  • participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
  • lidar com público;
  • avaliar ambientes físicos;
  • transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • avaliar funcionalidade da visão residual;
  • demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
  • ministrar cursos e palestras;
  • estabelecer critérios de elegibilidade;
  • avaliar acuidade visual;
  • esclarecer dúvidas;
  • avaliar habilidades e padrões motores;
  • quantificar visão binocular;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
  • demonstrar empatia;
  • estabelecer plano terapêutico ortóptico;
  • avaliar sistema e percepção sensorial-motor-ocular;
  • analisar avaliações de profissionais;
  • implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
  • avaliar desvios oculares;
  • prescrever atividades;
  • realizar pesquisas;
  • coordenar serviços de saúde e educação;
  • instrumentar cirurgia oftálmica;
  • avaliar condições dolorosas;
  • divulgar trabalhos;
  • trabalhar em equipe;
  • aplicar testes e protocolos;
  • avaliar percepção visuo-espacial;
  • avaliar campo visual;
  • estabelecer capacidade de atendimento;
  • estimular percepção visual precoce;
  • demonstrar iniciativa;
  • verificar compreensão da orientação;
  • elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
  • efetuar anamnese;
  • elaborar trabalhos científicos;
  • efetuar testes ortópticos e exames oftalmológicos complementares;
  • analisar critérios de elegibilidade;
  • estabelecer parâmetros de alta;
  • acompanhar evolução terapêutica;
  • criar métodos de trabalho;
  • lidar com enlutamento;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar procedimentos e técnicas;
  • treinar auxílios de visão subnormal (lupa, telelupa, óculos esferoprismático, etc);
  • aplicar exercícios ortópticos;
  • avaliar coordenação óculo manual e pedal;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar criatividade;
  • realizar perícia;
  • analisar laudos e pareceres;
  • avaliar captor ocular;
  • demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
  • demonstrar objetividade;
  • administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
  • contornar situações adversas;


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