Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários
O que é preciso para trabalhar na área dos Terapeutas ocupacionais e ortoptistas
Para o exercício desse cargo é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.
Funções e atividades do Terapeuta ocupacional
Terapeutas ocupacionais e ortoptistas devem:
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- realizar diagnósticos;
- demonstrar competências pessoais;
- executar atividades técnico-científicas e administrativas;
- avaliar funções e atividades;
- realizar intervenções/tratamento;
- analisar condições dos pacientes, clientes, ambientes e comunidades;
- comunicar-se;
Atividades
- confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- estimular percepção espacial e viso-motora;
- aplicar tecnologias de medição sócio ocupacional;
- identificar redes de suporte social;
- sugerir exames complementares;
- eleger procedimentos de intervenções/tratamento;
- analisar resultados das avaliações;
- realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação;
- efetuar anamnese;
- realizar avaliação ergonômica;
- avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização;
- demonstrar liderança;
- acompanhar evolução terapêutica;
- avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas;
- avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas;
- demonstrar empatia;
- realizar perícia;
- analisar critérios de elegibilidade;
- registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes;
- lidar com enlutamento;
- demonstrar capacidade de observação;
- avaliar habilidades e padrões motores;
- estabelecer capacidade de atendimento;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- adaptar atividades;
- desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- avaliar funções manuais;
- participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação;
- estabelecer plano terapêutico ocupacional;
- trabalhar em equipe;
- aplicar testes e protocolos;
- coordenar serviços de saúde e educação;
- encaminhar cliente a profissionais e entidades;
- avaliar motricidade geral (postura, marcha, equilíbrio);
- transmitir instruções à equipe multidisciplinar;
- demonstrar capacidade de escuta e interlocução;
- supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio;
- elaborar processo de alta;
- demonstrar acuidade auditiva;
- estimular habilidades sociais;
- avaliar ambientes físicos;
- participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida;
- reeducar postura;
- explicar procedimentos e rotinas;
- adaptar postura;
- demonstrar objetividade;
- avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais;
- transmitir segurança;
- avaliar funções psíquicas;
- realizar diagnóstico sócio ocupacional;
- avaliar funções psicossociais;
- estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo;
- aplicar estratégias para reabilitação psicossocial;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- prescrever atividades;
- elaborar manuais técnico-administrativos e projetos;
- avaliar integração sensorial;
- tomar decisões;
- preparar ambiente terapêutico;
- organizar cotidiano de clientes;
- estabelecer parâmetros de alta;
- adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos;
- divulgar trabalhos;
- avaliar sensibilidade;
- elaborar trabalhos científicos;
- analisar ambientes;
- interagir com outros profissionais;
- realizar pesquisas;
- lidar com público;
- realizar escuta qualificada (acolhimento);
- promover campanhas educativas;
- criar métodos de trabalho;
- implementar ações para prevenção e promoção da saúde;
- demonstrar criatividade;
- avaliar coordenação óculo manual e pedal;
- analisar laudos e pareceres;
- treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- mediar reuniões;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- auditorar programas e serviços;
- ensinar procedimentos de orientação/mobilidade (dependente/semi-independente/independente);
- analisar condições socioeconômicas, etno-culturais e educacionais;
- ensinar formas alternativas de comunicação;
- capacitar profissionais;
- participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos;
- operar instrumentos e equipamentos de trabalho;
- avaliar condições para o desempenho ocupacional(trabalho, laser, brincar, escola e ócio);
- estimular percepção táctil-cinestésica e musculoesquelético;
- avaliar distúrbios da aprendizagem da linguagem oral, leitura e escrita;
- aplicar terapias assistidas por animais;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d.;
- prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- demonstrar capacidade motora fina;
- demonstrar perseverança;
- analisar atividades humanas;
- elaborar protocolo de avaliação de tratamento;
- esclarecer dúvidas;
- mapear território;
- elaborar relatórios;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- demonstrar iniciativa;
- avaliar funcionalidade da visão residual;
- acompanhar clientes em atividades do cotidiano;
- avaliar funções do corpo;
- contornar situações adversas;
- analisar avaliações de profissionais;
- organizar eventos técnico-científicos;
- demonstrar acuidade visual e estereoscópica;
- elaborar laudos e pareceres;
- visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades;
- avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora;
- estabelecer metodologia de trabalho;
- avaliar atividades de vida diária (a.v.d.);
- dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica;
- avaliar atividades sócio ocupacionais;
- ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária (a.v.d.) e atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- avaliar atividades instrumentais de vida diária (a.i.v.d.);
- adaptar órteses;
- coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo;
- avaliar aspectos cinéticofuncionais;
- orientar técnicas ergonômicas;
- avaliar condições dolorosas;
- lidar com estresse;
- realizar consultoria e assessoria;
- avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos;
- ministrar cursos e palestras;
- demonstrar dinamismo;
- administrar recursos humanos, materiais e financeiros;
- analisar exames complementares;
- verificar compreensão da orientação;
Setores que mais contratam Terapeuta ocupacional no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Atividades de terapia ocupacional
- Atividades de fisioterapia
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de fonoaudiologia
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
- Planos de saúde
- Atividades de atenção ambulatorial
- Atividades de apoio à educação
- Instituições de longa permanência para idosos
- Atividades de centros de assistência psicossocial
- Administração pública em geral
- Outras atividades de atenção à saúde humana
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial