Salário para o cargo de Maître de boate
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de boate - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de boate

Um Maître de boate trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de boate

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de boate

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • avaliar execução de serviços;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • orientar execução dos serviços;
    • recepcionar clientes;
    • motivar funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • liderar equipe;
    • acompanhar visitações;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • acomodar clientes;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • supervisionar guarda de valores;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • orientar pedido do cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • registrar pedido do cliente;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • executar trabalho de subordinados;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • escolher matéria-prima;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • manter-se atualizado;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • supervisionar horários de portaria;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • aplicar normas do condomínio;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • demonstrar senso de organização;
    • programar abastecimento dos setores;
    • planejar operações para datas especiais;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • implementar sanções disciplinares;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • controlar emissão de comandas;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • demonstrar bom senso;
    • distribuir funcionários em setores;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • atender reclamações;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • executar preparação de bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • demonstrar agilidade;
    • manter boa postura pessoal;
    • pesquisar preços de produtos;
    • verificar estado das instalações;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • criar receitas de preparo de bebidas;


    Setores que mais contratam Maître de boate no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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