Salário para o cargo de Maître de boate
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de boate - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de boate

Um Maître de boate trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de boate

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de boate

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;

  • Atividades

    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • verificar estado das instalações;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • orientar execução dos serviços;
    • atender reclamações;
    • pesquisar preços de produtos;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • participar de programas de treinamento;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • demonstrar agilidade;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • motivar funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • executar trabalho de subordinados;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • recepcionar clientes;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • orientar pedido do cliente;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • manter-se atualizado;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • escolher matéria-prima;
    • implementar sanções disciplinares;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • registrar pedido do cliente;
    • distribuir funcionários em setores;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar emissão de comandas;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • supervisionar guarda de valores;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • liderar equipe;
    • demonstrar senso de organização;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • planejar operações para datas especiais;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • manter boa postura pessoal;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • acomodar clientes;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • demonstrar bom senso;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • executar preparação de bebidas;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • acompanhar visitações;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • encaminhar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • controlar guarda de bilhetes;


    Setores que mais contratam Maître de boate no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing