Salário para o cargo de Maître de boate
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de boate - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de boate

Um Maître de boate trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.252,86 e R$ 3.678,32, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de boate

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.252,86 15.034,27 313,21 5,78
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.805,25 33.662,96 701,31 12,93
Teto Salarial 3.678,32 44.139,89 919,58 16,96


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
João Pessoa - PB 1.062 - 2.869 1.570,90 1.061,88 1.402,18 2.368,42 2.868,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de boate

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;

  • Atividades

    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • atender reclamações;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • programar abastecimento dos setores;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • acomodar clientes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • orientar pedido do cliente;
    • demonstrar senso de organização;
    • controlar emissão de comandas;
    • acompanhar visitações;
    • escolher matéria-prima;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • liderar equipe;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • verificar estado das instalações;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • executar preparação de bebidas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • recepcionar clientes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • manter-se atualizado;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • pesquisar preços de produtos;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • demonstrar bom senso;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • demonstrar agilidade;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • registrar pedido do cliente;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • distribuir funcionários em setores;
    • orientar execução dos serviços;
    • participar de programas de treinamento;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • implementar sanções disciplinares;
    • supervisionar horários de portaria;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • motivar funcionários;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • manter boa postura pessoal;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;


    Setores que mais contratam Maître de boate no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua