Salário para o cargo de Maître de boate
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Maître de boate - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Maître de boate

Um Maître de boate trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.408,41 e R$ 3.413,23, com a média salarial de R$ 1.869,83 e o salário mediana em R$ 1.679,75 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Maître de boate

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.869,83 22.438,00 467,46 8,62
1º Quartil 1.408,41 16.900,96 352,10 6,49
Salário Mediana 1.679,75 20.157,00 419,94 7,74
3º Quartil 2.603,07 31.236,87 650,77 12,00
Teto Salarial 3.413,23 40.958,72 853,31 15,73


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.355 - 3.993 2.059,43 1.355,41 1.800,00 3.296,98 3.993,40
Rio de Janeiro - RJ 1.533 - 3.423 1.957,86 1.533,23 1.679,24 2.826,38 3.423,40
Brasília - DF 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Salvador - BA 1.120 - 2.818 1.612,51 1.120,42 1.473,59 2.326,21 2.817,58
Recife - PE 1.102 - 3.149 1.739,73 1.102,23 1.557,00 2.599,60 3.148,72
Fortaleza - CE 1.079 - 2.858 1.483,31 1.078,91 1.210,88 2.359,77 2.858,22
Florianópolis - SC 1.362 - 2.949 1.791,06 1.361,77 1.652,00 2.434,96 2.949,29
Campinas - SP 1.359 - 3.705 1.946,36 1.358,68 1.600,00 3.059,01 3.705,17
Goiânia - GO 1.293 - 3.890 2.117,65 1.293,48 2.000,00 3.211,68 3.890,08
Porto Seguro - BA 1.292 - 3.337 1.868,67 1.292,20 1.642,00 2.754,68 3.336,55
Ipojuca - PE 1.402 - 3.752 2.060,21 1.402,11 1.806,00 3.097,63 3.751,94
Curitiba - PR 1.395 - 3.000 1.818,17 1.394,56 1.726,39 2.477,09 3.000,32
Porto Alegre - RS 1.313 - 3.730 2.030,60 1.313,13 1.903,00 3.079,88 3.730,44
Natal - RN 1.078 - 2.505 1.455,12 1.078,26 1.278,93 2.068,37 2.505,27
Belo Horizonte - MG 1.121 - 2.889 1.629,31 1.120,83 1.500,00 2.384,79 2.888,53
Gramado - RS 1.283 - 3.290 1.852,91 1.282,53 1.708,69 2.716,52 3.290,33
Foz do Iguaçu - PR 1.558 - 3.487 2.153,19 1.557,94 2.120,00 2.878,94 3.487,05
Maceió - AL 1.137 - 2.784 1.582,54 1.136,83 1.465,31 2.298,89 2.784,48
São Luís - MA 1.099 - 2.209 1.388,38 1.099,16 1.300,00 1.823,81 2.209,05
Balneário Camboriú - SC 1.509 - 3.288 1.986,88 1.509,29 1.800,00 2.714,84 3.288,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 3.764 2.004,65 1.350,48 1.785,00 3.107,46 3.763,85
Rio de Janeiro 1.465 - 3.305 1.905,60 1.465,42 1.679,24 2.728,61 3.304,98
Bahia 1.162 - 3.191 1.749,33 1.161,50 1.554,27 2.634,44 3.190,91
Santa Catarina 1.379 - 3.102 1.869,80 1.379,20 1.750,00 2.561,34 3.102,38
Pernambuco 1.176 - 3.360 1.831,09 1.176,34 1.650,48 2.773,73 3.359,63
Paraná 1.375 - 3.151 1.863,23 1.375,22 1.713,90 2.601,51 3.151,03
Minas Gerais 1.165 - 3.044 1.702,06 1.164,92 1.546,68 2.512,88 3.043,67
Rio Grande do Sul 1.291 - 3.458 1.922,07 1.291,08 1.799,99 2.854,85 3.457,88
Distrito Federal 1.199 - 2.974 1.807,26 1.199,35 1.897,22 2.455,72 2.974,44
Ceará 1.077 - 2.970 1.549,81 1.076,54 1.300,00 2.452,28 2.970,28
Goiás 1.322 - 3.817 2.105,04 1.322,35 2.000,00 3.151,37 3.817,03
Rio Grande do Norte 1.081 - 2.426 1.437,57 1.080,85 1.264,47 2.002,51 2.425,50
Alagoas 1.172 - 2.934 1.652,98 1.171,75 1.512,39 2.422,50 2.934,20
Paraíba 1.056 - 2.753 1.489,62 1.056,08 1.300,00 2.273,31 2.753,50
Maranhão 1.099 - 2.248 1.401,55 1.099,16 1.300,00 1.855,74 2.247,73
Mato Grosso 1.067 - 3.225 1.707,14 1.066,80 1.624,00 2.662,18 3.224,51
Espírito Santo 1.143 - 3.547 1.740,94 1.143,08 1.499,85 2.928,56 3.547,16
Amazonas 1.073 - 2.444 1.540,81 1.072,85 1.608,34 2.018,02 2.444,29
Sergipe 1.177 - 2.767 1.633,77 1.176,84 1.500,00 2.284,81 2.767,43
Mato Grosso do Sul 1.215 - 2.928 1.732,43 1.214,93 1.600,00 2.417,15 2.927,72
Piauí 1.056 - 2.191 1.406,60 1.056,00 1.500,00 1.808,94 2.191,04
Pará 1.215 - 3.280 1.722,82 1.214,58 1.516,03 2.708,28 3.280,35
Tocantins 1.066 - 3.144 1.446,50 1.066,01 1.204,33 2.595,70 3.143,99


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Maître de boate

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • avaliar execução de serviços;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • encaminhar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • aplicar normas do condomínio;
    • supervisionar guarda de valores;
    • motivar funcionários;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • providenciar atividades de capacitação;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • programar abastecimento dos setores;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar horários de portaria;
    • participar de programas de treinamento;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • liderar equipe;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • manter boa postura pessoal;
    • verificar estado das instalações;
    • demonstrar agilidade;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • escolher matéria-prima;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • orientar pedido do cliente;
    • registrar pedido do cliente;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • atender reclamações;
    • manter-se atualizado;
    • pesquisar preços de produtos;
    • executar preparação de bebidas;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • orientar execução dos serviços;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • controlar emissão de comandas;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • acompanhar visitações;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • executar trabalho de subordinados;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • acomodar clientes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • distribuir funcionários em setores;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • recepcionar clientes;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • implementar sanções disciplinares;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • planejar operações para datas especiais;


    Setores que mais contratam Maître de boate no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Condomínios prediais
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
    • Clubes sociais, esportivos e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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