Salário para o cargo de Âncora de rádio e televisão
CBO 2617-05 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Âncora de rádio e televisão - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Âncora de rádio e televisão

Um Âncora de rádio e televisão trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.613,08 e R$ 13.593,57, com a média salarial de R$ 4.662,62 e o salário mediana em R$ 2.038,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Âncora de rádio e televisão

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.662,62 55.951,43 1.165,65 25,88
1º Quartil 1.613,08 19.356,92 403,27 8,95
Salário Mediana 2.038,00 24.456,00 509,50 11,31
3º Quartil 10.367,04 124.404,46 2.591,76 57,53
Teto Salarial 13.593,57 163.122,86 3.398,39 75,44


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.620 - 62.894 24.067,17 1.620,00 19.654,00 51.926,00 62.894,33
Franca - SP 1.671 - 2.116 1.696,33 1.671,00 1.671,00 1.747,00 2.116,02
Belo Horizonte - MG 1.760 - 5.332 2.952,50 1.760,00 2.695,50 4.402,00 5.331,83
Teresina - PI 1.513 - 7.267 2.797,99 1.513,00 1.513,95 6.000,00 7.267,38
Osasco - SP 4.710 - 9.888 5.438,40 4.710,00 4.710,00 8.164,00 9.888,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.654 - 31.134 8.245,74 1.654,00 3.118,48 25.704,17 31.133,66
Rondônia 1.443 - 2.086 1.530,21 1.443,00 1.474,00 1.722,00 2.085,74
Minas Gerais 1.456 - 5.332 2.603,10 1.456,00 1.760,00 4.402,00 5.331,83
Mato Grosso 1.412 - 8.479 2.431,83 1.412,00 1.518,50 7.000,00 8.478,61
Rio Grande do Sul 1.659 - 5.765 2.366,67 1.659,00 1.943,50 4.760,00 5.765,45
Piauí 1.513 - 7.267 2.797,99 1.513,00 1.513,95 6.000,00 7.267,38


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Âncora de rádio e televisão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • gravar voz para mídias;
  • preparar conteúdo para apresentação;
  • anunciar produtos e serviços;
  • narrar transmissão de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • entrevistar pessoas;
  • comentar os fatos;
  • apresentar programas e noticiários;
  • apresentar eventos;

  • Atividades

    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • locutar audiodescrição;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • ensaiar a apresentação;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • interromper o entrevistado;
    • seguir o roteiro do evento;
    • opinar a respeito do evento;
    • selecionar material;
    • ajustar a narração ao evento;
    • rebater o entrevistado;
    • participar da definição da pauta;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • demonstrar flexibilidade;
    • passar o texto;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • gravar reportagens;
    • administrar tempo para o evento;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • editar material gravado;
    • ancorar programas;
    • posicionar os participantes do evento;
    • organizar as informações;
    • instruir o entrevistado;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • ler os comerciais no ar;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • checar as informações;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • envolver o entrevistado;
    • chamar os comerciais;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar credibilidade;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • delimitar o conteúdo;
    • formular perguntas;
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • mediar debates;
    • anunciar programação;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • demonstrar cordialidade;
    • noticiar fatos;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • ler o texto no ar;
    • animar o programa;
    • construir a cena;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • chamar reportagem;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • apresentar os participantes do evento;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • descrever o evento;
    • redigir a notícia;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • provocar o entrevistado;
    • locutar documentários;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • demonstrar dinamismo;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • anunciar chamadas;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • fazer enquete;
    • editar textos;


    Setores que mais contratam Âncora de rádio e televisão no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Marketing direto
    • Promoção de vendas
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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