Salário para o cargo de Inspetor de terminal
CBO 2151-30 > Oficiais de convés

Inspetor de terminal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Inspetor de terminal

Um Inspetor de terminal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.524,13 e R$ 5.037,57, com a média salarial de R$ 2.409,36 e o salário mediana em R$ 1.984,32 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Inspetor de terminal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.409,36 28.912,28 602,34 11,25
1º Quartil 1.524,13 18.289,53 381,03 7,12
Salário Mediana 1.984,32 23.811,84 496,08 9,27
3º Quartil 3.841,87 46.102,40 960,47 17,94
Teto Salarial 5.037,57 60.450,86 1.259,39 23,53


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santos - SP 1.258 - 2.731 1.760,07 1.258,02 1.852,30 2.254,98 2.731,30
Serra - ES 1.300 - 1.622 1.328,36 1.300,00 1.339,00 1.339,00 1.621,84
Porto Alegre - RS 2.356 - 6.056 3.129,89 2.355,75 2.435,00 5.000,00 6.056,15
Indaiatuba - SP 1.664 - 4.468 2.245,48 1.664,44 1.664,44 3.688,45 4.467,56
Recife - PE 2.500 - 4.300 2.961,28 2.499,69 2.897,57 3.550,29 4.300,21
Embu - SP 2.280 - 2.841 2.312,16 2.279,62 2.312,07 2.345,29 2.840,68
São Paulo - SP 1.045 - 3.453 1.716,49 1.045,00 1.100,00 2.850,67 3.452,82
Belo Horizonte - MG 1.072 - 4.288 1.957,99 1.072,06 1.716,00 3.539,82 4.287,54
Fortaleza - CE 1.750 - 4.239 2.821,43 1.750,00 3.500,00 3.500,00 4.239,31
Juazeiro - BA 1.628 - 2.226 1.802,76 1.627,93 1.837,73 1.837,73 2.225,91
Barueri - SP 1.984 - 2.764 2.162,98 1.984,32 2.282,08 2.282,08 2.764,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.315 - 3.310 2.007,96 1.314,89 1.951,00 2.732,64 3.309,85
Espírito Santo 1.300 - 1.707 1.346,83 1.300,00 1.339,00 1.409,33 1.707,03
Rio Grande do Sul 1.958 - 6.056 2.932,04 1.957,55 2.435,00 5.000,00 6.056,15
Pernambuco 2.500 - 4.300 2.961,28 2.499,69 2.897,57 3.550,29 4.300,21
Minas Gerais 1.072 - 4.288 1.957,99 1.072,06 1.716,00 3.539,82 4.287,54
Ceará 1.750 - 4.239 2.821,43 1.750,00 3.500,00 3.500,00 4.239,31
Bahia 1.628 - 6.958 2.365,83 1.627,93 1.837,73 5.744,20 6.957,55
Rio de Janeiro 2.095 - 34.551 9.414,77 2.094,75 4.836,15 28.525,96 34.551,50


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Inspetor de terminal

Oficiais de convés devem:

  • coordenar manutenção de bordo;
  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;
  • administrar pessoal;
  • operar cargas;

  • Atividades

    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • avaliar as condições de calado;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • verificar peação da carga;
    • emitir permissão para trabalho;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • operar guincho de reboque;
    • discriminar sons e ruídos;
    • conferir certificação da embarcação;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • controlar medicamento de bordo;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • controlar temperatura dos tanques;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • proferir palestras;
    • demonstrar criatividade;
    • transportar passageiros;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • elaborar apresentações;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • avaliar as condições para amarração;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar certificação da tripulação;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • supervisionar o sms;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • supervisionar equipe de convés;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • ministrar treinamento em terra;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • aplicar legislação;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • demonstrar liderança;
    • elaborar material didático;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • operar o sistema de lastro;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • operar equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • demonstrar percepção espacial;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • coordenar operações de resgate;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • operar cobertas de cargas;
    • testar equipamentos de segurança;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • operar tampas de escotilha;
    • manusear cargas a bordo;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • efetuar auditorias internas;
    • verificar marcação das cargas;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • coordenar postos de emergência;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • definir área segura para trabalho;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • preparar a unidade para reboque;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • coordenar operações de reboque;
    • coordenar equipe de amarração;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • realizar o plano de viagem;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • controlar epi e epc;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar material de combate à poluição;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • supervisionar seção de câmara;
    • elaborar o plano para reboque;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • elaborar conteúdo programático;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • controlar material de custeio;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • trabalhar em equipe;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • orientar a navegação;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar planos de bordo;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • operar rampas de acesso;
    • coordenar equipe de resgate;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • controlar material de diques e comportas;
    • operar rampas de cargas;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • realizar comunicação de bordo;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • acionar plano de contingência;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar rancho;
    • trabalhar sob pressão;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • consultar legislação;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • conferir certificação da tripulação;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • controlar material de passadiço;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • manobrar a embarcação;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • discriminar cores;
    • acionar plano de emergência;


    Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho

    • Testes e análises técnicas
    • Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Administração da infra-estrutura portuária
    • Transporte ferroviário de carga
    • Operações de terminais
    • Cultivo de manga
    • Criação de bovinos, exceto para corte e leite




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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