Quanto ganha um Inspetor de terminal
Um Inspetor de terminal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.630,58 e R$ 8.640,07, com a média salarial de R$ 3.374,83 e o salário mediana em R$ 1.917,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.374,83 | 40.498,02 | 843,71 | 16,09 |
1º Quartil | 1.630,58 | 19.566,98 | 407,65 | 7,77 |
Salário Mediana | 1.917,00 | 23.004,00 | 479,25 | 9,14 |
3º Quartil | 6.589,29 | 79.071,45 | 1.647,32 | 31,42 |
Teto Salarial | 8.640,07 | 103.680,86 | 2.160,02 | 41,19 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Inspetor naval
- Capitão de longo curso
- Capitão de cabotagem
- Vistoriador naval
- Primeiro oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Imediato da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Capitão de longo curso (imediato)
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 1.644 - 18.735 | 5.878,68 | 1.644,00 | 3.000,00 | 15.467,78 | 18.735,04 |
Macaubal - SP | 1.550 - 1.877 | 1.550,00 | 1.550,00 | 1.550,00 | 1.550,00 | 1.877,41 |
Santos - SP | 1.611 - 4.508 | 2.442,96 | 1.611,29 | 2.341,00 | 3.722,00 | 4.508,20 |
São Paulo - SP | 1.850 - 3.596 | 2.598,36 | 1.850,00 | 2.898,66 | 2.969,00 | 3.596,14 |
Manaus - AM | 1.669 - 5.981 | 2.699,57 | 1.669,00 | 1.838,00 | 4.938,00 | 5.981,05 |
Paranaguá - PR | 1.784 - 2.422 | 1.844,67 | 1.784,00 | 1.791,50 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Fortaleza - CE | 2.463 - 2.983 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.983,26 |
Porto Alegre - RS | 3.001 - 3.635 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.634,90 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.528 - 4.053 | 2.138,58 | 1.528,40 | 1.837,00 | 3.345,95 | 4.052,72 |
Rio de Janeiro | 1.644 - 20.585 | 6.236,36 | 1.644,00 | 3.000,00 | 16.994,89 | 20.584,72 |
Amazonas | 1.669 - 5.981 | 2.699,57 | 1.669,00 | 1.838,00 | 4.938,00 | 5.981,05 |
Rio Grande do Sul | 1.732 - 3.635 | 2.789,50 | 1.732,00 | 3.001,00 | 3.001,00 | 3.634,90 |
Paraná | 1.784 - 2.422 | 1.844,67 | 1.784,00 | 1.791,50 | 2.000,00 | 2.422,46 |
Ceará | 2.463 - 2.983 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.463,00 | 2.983,26 |
Bahia | 1.635 - 4.601 | 2.877,86 | 1.635,00 | 3.522,52 | 3.798,80 | 4.601,22 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Inspetor de terminal
Oficiais de convés devem:
Atividades
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- operar rampas de acesso;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- supervisionar o sms;
- coordenar as embarcações de apoio;
- avaliar as condições para desatracação;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- conferir certificação da tripulação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- conferir certificação de equipamentos;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- operar o sistema de lastro;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar equipe de resgate;
- verificar peação da carga;
- acionar plano de emergência;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- elaborar conteúdo programático;
- tomar decisões;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- inspecionar equipamentos de convés;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar rancho;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- avaliar as condições meteorológicas;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- consultar legislação;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- controlar temperatura dos tanques;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar criatividade;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- efetuar auditorias internas;
- controlar material de diques e comportas;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar raciocínio analítico;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- supervisionar seção de câmara;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar material de custeio;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar epi e epc;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de reboque;
- emitir permissão para trabalho;
- verificar compatibilidade de cargas;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- fiscalizar o uso de epi;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- proferir palestras;
- supervisionar equipe de convés;
- operar guincho de reboque;
- discriminar cores;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- coordenar postos de emergência;
- demonstrar capacidade de negociação;
- operar tampas de escotilha;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar as condições para desamarração;
- demonstrar raciocínio sintético;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- avaliar as condições de atracação;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- avaliar o preparo da tripulação;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar comportamento proativo;
- orientar a navegação;
- definir área segura para trabalho;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar manuais técnicos de bordo;
- controlar material de passadiço;
- elaborar o plano para reboque;
- elaborar apresentações;
- coordenar reuniões de segurança;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- inspecionar as condições de segurança;
- aplicar legislação;
- realizar comunicação de bordo;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- realizar o plano de viagem;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- trabalhar em equipe;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- verificar marcação das cargas;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- acionar plano de contingência;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar percepção espacial;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- testar equipamentos de segurança;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- demonstrar raciocínio matemático;
- conferir certificação da embarcação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar treinamento em terra;
- supervisionar equipe de lastro;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- operar equipamentos de navegação;
- discriminar sons e ruídos;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- controlar atmosfera do tanque;
- elaborar material didático;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- trabalhar sob pressão;
- testar equipamentos de salvatagem;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- manobrar a embarcação;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar liderança;
- controlar certificação da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- transportar passageiros;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar material de combate à poluição;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- manusear cargas a bordo;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- avaliar as condições para amarração;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- operar rampas de cargas;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- ministrar aulas de formação profissional;
- ministrar treinamento a bordo;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar operações de resgate;
- controlar planos de bordo;
- coordenar operação de controle à poluição;
- efetuar os registros pertinentes;
- controlar medicamento de bordo;
- conduzir embarcação de salvamento;
- coordenar equipe de amarração;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- operar cobertas de cargas;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Testes e análises técnicas
- Operações de terminais
- Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
- Serviços de engenharia
- Fabricação de produtos do refino de petróleo
- Terminais rodoviários e ferroviários
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br