Salário para o cargo de Inspetor de terminal
CBO 2151-30 > Oficiais de convés

Inspetor de terminal - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Inspetor de terminal

Um Inspetor de terminal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.267,08 e R$ 5.713,57, com a média salarial de R$ 2.409,36 e o salário mediana em R$ 1.984,32 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Inspetor de terminal

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.409,36 28.912,28 602,34 11,25
1º Quartil 1.267,08 15.204,94 316,77 5,92
Salário Mediana 1.984,32 23.811,84 496,08 9,27
3º Quartil 4.357,41 52.288,98 1.089,35 20,35
Teto Salarial 5.713,57 68.562,88 1.428,39 26,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santos - SP 1.258 - 2.731 1.760,07 1.258,02 1.852,30 2.254,98 2.731,30
Serra - ES 1.300 - 1.622 1.328,36 1.300,00 1.339,00 1.339,00 1.621,84
Porto Alegre - RS 2.356 - 6.056 3.129,89 2.355,75 2.435,00 5.000,00 6.056,15
Indaiatuba - SP 1.664 - 4.468 2.245,48 1.664,44 1.664,44 3.688,45 4.467,56
Recife - PE 2.500 - 4.300 2.961,28 2.499,69 2.897,57 3.550,29 4.300,21
Embu - SP 2.280 - 2.841 2.312,16 2.279,62 2.312,07 2.345,29 2.840,68
São Paulo - SP 1.045 - 3.453 1.716,49 1.045,00 1.100,00 2.850,67 3.452,82
Fortaleza - CE 1.750 - 4.239 2.821,43 1.750,00 3.500,00 3.500,00 4.239,31
Belo Horizonte - MG 1.072 - 4.288 1.957,99 1.072,06 1.716,00 3.539,82 4.287,54
Juazeiro - BA 1.628 - 2.226 1.802,76 1.627,93 1.837,73 1.837,73 2.225,91
Barueri - SP 1.984 - 2.764 2.162,98 1.984,32 2.282,08 2.282,08 2.764,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.315 - 3.310 2.007,96 1.314,89 1.951,00 2.732,64 3.309,85
Espírito Santo 1.300 - 1.707 1.346,83 1.300,00 1.339,00 1.409,33 1.707,03
Rio Grande do Sul 1.958 - 6.056 2.932,04 1.957,55 2.435,00 5.000,00 6.056,15
Pernambuco 2.500 - 4.300 2.961,28 2.499,69 2.897,57 3.550,29 4.300,21
Bahia 1.628 - 6.958 2.365,83 1.627,93 1.837,73 5.744,20 6.957,55
Minas Gerais 1.072 - 4.288 1.957,99 1.072,06 1.716,00 3.539,82 4.287,54
Ceará 1.750 - 4.239 2.821,43 1.750,00 3.500,00 3.500,00 4.239,31
Rio de Janeiro 2.095 - 34.551 9.414,77 2.094,75 4.836,15 28.525,96 34.551,50


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Inspetor de terminal

Oficiais de convés devem:

  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • administrar pessoal;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar operações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;

  • Atividades

    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • controlar medicamento de bordo;
    • controlar certificação da tripulação;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • manobrar a embarcação;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • controlar epi e epc;
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • coordenar operações de resgate;
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • coordenar equipe de amarração;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • efetuar auditorias internas;
    • consultar legislação;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • discriminar sons e ruídos;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • inspecionar as condições de segurança;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • verificar peação da carga;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • demonstrar percepção espacial;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • demonstrar criatividade;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • conferir certificação da tripulação;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar rancho;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • transportar passageiros;
    • definir área segura para trabalho;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • realizar o plano de viagem;
    • realizar comunicação de bordo;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • operar rampas de acesso;
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • proferir palestras;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • coordenar equipe de resgate;
    • controlar material de diques e comportas;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • verificar marcação das cargas;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar material de passadiço;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • coordenar postos de emergência;
    • coordenar operações de reboque;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • manusear cargas a bordo;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • supervisionar o sms;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • testar equipamentos de segurança;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • operar cobertas de cargas;
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • emitir permissão para trabalho;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • acionar plano de emergência;
    • operar o sistema de lastro;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • supervisionar equipe de convés;
    • discriminar cores;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • acionar plano de contingência;
    • operar equipamentos de navegação;
    • orientar a navegação;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • ministrar treinamento em terra;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • elaborar o plano para reboque;
    • demonstrar raciocínio matemático;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • elaborar apresentações;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • elaborar conteúdo programático;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • operar tampas de escotilha;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • conferir certificação da embarcação;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • controlar material de custeio;
    • controlar planos de bordo;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • avaliar as condições para amarração;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • operar rampas de cargas;
    • operar guincho de reboque;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • preparar a unidade para reboque;
    • controlar material de combate à poluição;
    • demonstrar liderança;
    • supervisionar seção de câmara;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • supervisionar equipe de lastro;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • avaliar as condições de calado;
    • tomar decisões;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • avaliar as condições de atracação;
    • aplicar legislação;
    • elaborar material didático;
    • trabalhar sob pressão;
    • conferir certificação de equipamentos;


    Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho

    • Testes e análises técnicas
    • Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Administração da infra-estrutura portuária
    • Transporte ferroviário de carga
    • Operações de terminais
    • Cultivo de manga
    • Criação de bovinos, exceto para corte e leite




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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