Quanto ganha um Inspetor de terminal
Um Inspetor de terminal trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.650,71 e R$ 6.658,37, com a média salarial de R$ 3.022,33 e o salário mediana em R$ 1.949,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.022,33 | 36.267,96 | 755,58 | 14,39 |
1º Quartil | 1.650,71 | 19.808,52 | 412,68 | 7,86 |
Salário Mediana | 1.949,00 | 23.388,00 | 487,25 | 9,28 |
3º Quartil | 5.497,20 | 65.966,40 | 1.374,30 | 26,18 |
Teto Salarial | 6.658,37 | 79.900,44 | 1.664,59 | 31,71 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Capitão de longo curso
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Prático de portos da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica
- Inspetor naval
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Vistoriador naval
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Inspetor de terminal
Oficiais de convés devem:
- gerenciar operações;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- navegar com segurança;
- qualificar pessoal;
- administrar pessoal;
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar material de bordo;
Atividades
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar percepção cinemática;
- acionar plano de contingência;
- controlar material de combate à poluição;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- trabalhar sob pressão;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- discriminar cores;
- conferir certificação da embarcação;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar material didático;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- trabalhar em equipe;
- inspecionar equipamentos de convés;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- controlar atmosfera do tanque;
- coordenar operações de resgate;
- tomar decisões;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- demonstrar raciocínio sintético;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- acionar plano de emergência;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar criatividade;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- efetuar os registros pertinentes;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- avaliar as condições meteorológicas;
- avaliar as condições de calado;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- demonstrar raciocínio matemático;
- inspecionar as condições de segurança;
- fiscalizar o uso de epi;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- avaliar as condições de atracação;
- conferir certificação de equipamentos;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- consultar legislação;
- demonstrar liderança;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- aplicar legislação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- demonstrar comportamento proativo;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- demonstrar raciocínio analítico;
- elaborar apresentações;
- discriminar sons e ruídos;
- elaborar conteúdo programático;
- efetuar auditorias internas;
- avaliar o preparo da tripulação;
- proferir palestras;
- coordenar operação de controle à poluição;
- avaliar as condições para desatracação;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- demonstrar percepção espacial;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
Setores que mais contratam Inspetor de terminal no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Testes e análises técnicas
- Operações de terminais