Salário para o cargo de Modelo de modas
CBO 3764-10 > Modelos

Modelo de modas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo de modas

Um Modelo de modas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.729,23 e R$ 4.866,95, com a média salarial de R$ 2.469,42 e o salário mediana em R$ 2.016,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo de modas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.469,42 29.633,01 617,35 11,92
1º Quartil 1.729,23 20.750,80 432,31 8,35
Salário Mediana 2.016,00 24.192,00 504,00 9,73
3º Quartil 3.711,74 44.540,90 927,94 17,92
Teto Salarial 4.866,95 58.403,36 1.216,74 23,49


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.756 - 4.845 2.649,73 1.756,00 2.258,00 4.000,00 4.844,92
Rio de Janeiro - RJ 1.718 - 5.639 2.595,81 1.718,33 2.000,00 4.655,33 5.638,68
Ribeirão Preto - SP 1.412 - 3.028 1.629,60 1.412,00 1.412,00 2.500,00 3.028,08
Belo Horizonte - MG 2.246 - 4.451 2.450,21 2.246,00 2.246,00 3.675,00 4.451,27
Porto Alegre - RS 1.500 - 2.422 1.916,67 1.500,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.436 - 4.522 2.397,77 1.436,00 2.096,00 3.733,18 4.521,74
Rio de Janeiro 1.657 - 5.198 2.519,21 1.656,50 1.912,00 4.291,50 5.197,99
Paraná 1.635 - 8.800 3.259,44 1.635,33 2.017,00 7.265,55 8.800,26
Rio Grande do Sul 1.500 - 2.422 1.857,14 1.500,00 2.000,00 2.000,00 2.422,46
Minas Gerais 2.246 - 4.451 2.450,21 2.246,00 2.246,00 3.675,00 4.451,27
Santa Catarina 1.754 - 4.373 2.352,67 1.754,00 2.100,00 3.610,00 4.372,54


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo de modas

Modelos devem:

  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • desfilar coleções de moda;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • comunicar-se;
  • preparar-se para o trabalho;

  • Atividades

    • atualizar material de apresentação;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • transmitir imagem idônea;
    • demonstrar carisma;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • definir um plano de carreira;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • demonstrar fotogenia;
    • montar curriculum vitae;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • negociar preços de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • provocar empatia;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • testar maquiagem e penteado;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • desenvolver resistência muscular;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • demonstrar disciplina;
    • permanecer disponível para o teste;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • testar iluminação;
    • parar em pose estudada;
    • cultivar a paciência;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • avaliar propostas recebidas;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • gerenciar o tempo;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • participar de ´show de moda´;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • executar a ação proposta;
    • atuar como dublê de corpo;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • improvisar quando necessário;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • realizar o teste;
    • agir com naturalidade;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • demonstrar desinibição;
    • analisar contratos de trabalho;
    • cultivar ética profissional;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • contratar assessoria de marketing;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • condicionar forma física;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • testar produtos;


    Setores que mais contratam Modelo de modas no mercado de trabalho

    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Fabricação de tecidos de malha




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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