Salário para o cargo de Modelo fotográfico de workshop
CBO 3764-15 > Modelos

Modelo fotográfico de workshop - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo fotográfico de workshop

Um Modelo fotográfico de workshop trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.167,95 e R$ 4.359,80, com a média salarial de R$ 1.923,85 e o salário mediana em R$ 1.388,35 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo fotográfico de workshop

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.923,85 23.086,19 480,96 9,05
1º Quartil 1.167,95 14.015,35 291,99 5,49
Salário Mediana 1.388,35 16.660,20 347,09 6,53
3º Quartil 3.324,97 39.899,66 831,24 15,63
Teto Salarial 4.359,80 52.317,63 1.089,95 20,50


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.500 - 6.056 3.565,27 1.500,00 5.000,00 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.495 - 6.056 3.157,29 1.494,67 2.359,00 5.000,00 6.056,15
Minas Gerais 1.104 - 2.486 1.455,72 1.103,50 1.300,00 2.052,05 2.485,50
Pernambuco 1.112 - 1.575 1.175,43 1.112,00 1.112,00 1.300,00 1.574,60
Santa Catarina 1.375 - 1.682 1.385,65 1.374,86 1.388,35 1.388,35 1.681,61


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo fotográfico de workshop

Modelos devem:

  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;
  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • desfilar coleções de moda;
  • preparar-se para o trabalho;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;

  • Atividades

    • avaliar propostas recebidas;
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • cultivar a paciência;
    • desenvolver resistência muscular;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • definir um plano de carreira;
    • transmitir imagem idônea;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • demonstrar disciplina;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • testar produtos;
    • improvisar quando necessário;
    • provocar empatia;
    • buscar vínculo com uma agência;
    • condicionar forma física;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • testar maquiagem e penteado;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • demonstrar desinibição;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • analisar contratos de trabalho;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • testar iluminação;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • realizar o teste;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • agir com naturalidade;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • atuar como dublê de corpo;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • demonstrar carisma;
    • negociar preços de trabalho;
    • demonstrar fotogenia;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • permanecer disponível para o teste;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • executar a ação proposta;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • cultivar ética profissional;
    • montar curriculum vitae;
    • parar em pose estudada;
    • participar de ´show de moda´;
    • contratar assessoria de marketing;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • manter-se atualizado;
    • gerenciar o tempo;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • atualizar material de apresentação;


    Setores que mais contratam Modelo fotográfico de workshop no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de tecidos
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem
    • Condomínios prediais
    • Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
    • Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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