Salário para o cargo de Modelo vivo
CBO 3764-05 > Modelos

Modelo vivo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Posam para fotógrafos e artistas plásticos imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte e locações internas ou externas, mostram produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos) mobilizando habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida e que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto, desfilam em passarelas ou em espaços determinados, onde sincronizam movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal pré- estabelecida, para expor coleções de moda, detalhes do produto e acessórios, em show e show room de moda, cuidam da aparência e concentram-se na linguagem corporal.

Quanto ganha um Modelo vivo

Um Modelo vivo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.276,25 e R$ 3.282,40, com a média salarial de R$ 1.745,00 e o salário mediana em R$ 1.498,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Modelo vivo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.745,00 20.939,99 436,25 8,81
1º Quartil 1.276,25 15.315,00 319,06 6,44
Salário Mediana 1.498,50 17.982,00 374,63 7,57
3º Quartil 2.503,30 30.039,54 625,82 12,64
Teto Salarial 3.282,40 39.388,75 820,60 16,57


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Modelos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.500 - 3.165 2.302,20 1.500,00 2.400,00 2.613,18 3.165,16
São Paulo - SP 1.300 - 1.948 1.361,60 1.300,00 1.300,00 1.608,00 1.947,66


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.336 - 3.097 1.986,91 1.335,64 2.400,00 2.556,59 3.096,62
São Paulo 1.300 - 1.948 1.387,63 1.300,00 1.300,00 1.608,00 1.947,66


Principais locais de trabalho

Modelos atuam em atividades recreativas, culturais, de ensino e empresariais. Trabalham por conta própria. Os modelos de moda e publicitário vinculam-se a uma agência ou agente que lhes garante continuidade de trabalho, ascenção na carreira, orientação na montagem do composite e do book e outras exigências da profissão. Praticamente não existe possibilidade de inserir-se no mercado de trabalho como modelo sem esses vínculos e é muito comum se tornarem atores depois dos 25 anos de idade. Esse traço não se aplica aos modelos artísticos, que não necessitam adequar-se a padrões definidos de idade ou de medidas para manter-se no mercado das escolas de arte e ateliês.


O que é preciso para trabalhar na área dos Modelos

Para esses empregos/ocupações, é desejável que o trabalhador tenha o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência profissional. Os modelos de moda apresentam carreira curta, sendo substituídos constantemente por adolescentes e jovens de até vinte anos, poucos conseguem manter-se na profissão após os trinta anos de idade, daí a dificuldade de cumprir muitos anos de experiência. Não é necessário cursos de qualificação, mas é comum modelos cursarem teatro, dança etc. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Modelo vivo

Modelos devem:

  • posar para fotógrafos e artistas plásticos;
  • desfilar coleções de moda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar-se para o trabalho;
  • comunicar-se;
  • ensaiar a produção de comerciais, fotos, filmes e desfiles;
  • mostrar produto em fotos, filmes e eventos;
  • prestar seleção (testes) para trabalhos;
  • administrar aspectos comerciais da profissão;

  • Atividades

    • apresentar o produto em feiras e eventos;
    • andar na passarela ou espaço pré determinado;
    • atuar como dublê de corpo;
    • controlar movimentos e uso do espaço;
    • entregar o book e o composite ou curriculum ao cliente;
    • definir um plano de carreira;
    • expor detalhes do produto e acessórios;
    • cuidar da pele, unhas, dentes e cabelo;
    • providenciar book, composite e vídeo-book;
    • demonstrar carisma;
    • executar a ação proposta;
    • providenciar maquiagem e penteados;
    • interagir com o fotógrafo ou artista plástico;
    • improvisar quando necessário;
    • sincronizar movimentos conforme coreografia e música;
    • contratar assessoria de marketing;
    • permanecer disponível para o teste;
    • posicionar o corpo conforme ´layout´ ou ´briefing´;
    • interpretar a expressão facial sugerida;
    • imobilizar o corpo pelo tempo pré-acordado;
    • negociar preços de trabalho;
    • representar comportamentos e estilo de vida;
    • exercitar a concentração na linguagem corporal do trabalho;
    • provar as roupas e acessórios para o trabalho;
    • modificar atuação conforme orientação artística (diretor, fotógrafo, coreógrafo);
    • desenvolver resistência muscular;
    • demonstrar disciplina;
    • gerenciar o tempo;
    • manter-se atualizado;
    • analisar contratos de trabalho;
    • dar entrevistas em revistas e programas de tv;
    • selecionar dieta para manter o peso desejado;
    • acordar limites de tempo de mobilidade e de descanso entre as poses;
    • estabelecer limites de segurança e bem estar;
    • utilizar telefone celular para contatos;
    • testar maquiagem e penteado;
    • demonstrar charme (ter charme);
    • participar de editoriais de moda e capas de revistas;
    • expressar-se verbalmente com clareza;
    • caracterizar-se conforme perfil do teste;
    • divulgar material autopromocional e curriculum;
    • condicionar forma física;
    • cultivar a paciência;
    • adotar a expressão facial e corporal pré estabelecida;
    • ensaiar marcações e coreografias;
    • testar produtos;
    • seguir a ordem de entrada na passarela;
    • demonstrar originalidade de estilo;
    • compreender o objetivo do trabalho;
    • cultivar ética profissional;
    • agir com naturalidade;
    • divulgar trabalho em página da internet;
    • criar posições conforme cenários diferenciados;
    • transmitir imagem idônea;
    • provocar empatia;
    • interpretar estátua viva em eventos;
    • manter contato com agência, agente ou contratante;
    • sugerir alternativas para o desenvolvimento do trabalho;
    • disponibilizar-se para o trabalho;
    • providenciar habilitação profissional junto ao drt;
    • permanecer disponível para o início do trabalho, após teste;
    • posicionar o corpo conforme interpretação própria do trabalho;
    • atualizar material de apresentação;
    • prestar-se como referência para modelagem de roupas;
    • avaliar propostas recebidas;
    • montar curriculum vitae;
    • realizar o teste;
    • parar em pose estudada;
    • participar de ´show de moda´;
    • participar de ´show room´ de modas;
    • mobilizar habilidades expressivas que atraem o olhar;
    • representar o tipo sugerido pelo produto;
    • testar iluminação;
    • demonstrar fotogenia;
    • demonstrar desinibição;
    • aquecer o corpo para a sessão;
    • contabilizar custos e remunerações;
    • buscar vínculo com uma agência;


    Setores que mais contratam Modelo vivo no mercado de trabalho

    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Agenciamento de profissionais para atividades esportivas, culturais e artísticas
    • Comércio varejista de artigos de joalheria
    • Atividades de teleatendimento
    • Comércio varejista de artigos de colchoaria
    • Comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios, exceto profissionais e de segurança
    • Fabricação de artefatos de joalheria e ourivesaria
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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